segunda-feira, 4 de maio de 2009

ATUALIZAÇÃO: 04/05/09

(Notas também postadas nesta data no site do JORNAL CIDADE - www.jotacidade.com, link AGENDA POLÍTICA )


“Se o PT cometer a imprudência de negar-lhe o direito adquirido no chão das praças públicas de refiliar-se, o nome da agremiação dos petistas deve ser mudado para Partido Travestido do seu ideal de lutas.”


Jornalista Batista Custódio, editor-geral do jornal Diário da Manhã (Goiânia-GO), no artigo A fome dos bolsos gordos, publicado no periódico em 27/04/09 e que enfoca a volta ou não volta de Delúbio Soares para o PT


TRÂNSITO

Robson Pimentel (PT do B) é vereador e proprietário de autoescola em Uruaçu. Ele viu ser aprovado na Câmara Municipal projeto dele que estabelece na cidade a implantação de estacionamento exclusivo para motos.


FUTEBOL

O vereador Joeli do Salão (PMDB) é taxativo em afirmar que quanto maior for o número de campos varzeanos espalhado pela cidade e pela zona rural, melhor é para a classe desportista.


ESTRUTURA

Outro vereador local, Sil (PTB) é um dos mais fervorosos entusiastas com as chegadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros (CB) ao Município de Uruaçu.


COMPANHEIRO

Campeão de votos em 2008 na corrida por uma cadeira na Câmara Municipal de Uruaçu e líder do prefeito Lourenço Filho (Lourencinho, do PP) na Casa de Leis, o vereador Rones Maia (PR) anda pedindo calma de todos os lados, quando o assunto é firmação de parcerias. Para Rones, o importante é que haja diálogo, com todas as partes saindo ganhando de forma coletiva.


IFG

Não foram poucas as emoções vistas na inauguração conjunta das escolas técnicas federais, dia 24 de abril. As Unidades de Itumbiara e Uruaçu (Goiás); e, Campo Novo do Parecis e, Pontes e Lacerda (Mato Grosso) ganharam inauguração simultânea, com o presidente Lula (PT) comandando tudo de Itumbiara. Matéria especial completa na edição impressa 91 de JC (que será postada neste site).


ENGENHARIA

Inaugurado o campus Uruaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), as atenções agora são voltadas para a questão da doação, por parte da Câmara Municipal, do seu imóvel, para o órgão educacional. O IFG pretende implantar em Uruaçu o curso de engenharia civil. Nesta segunda 4 de maio, tem audiência pública na sede do Poder Legislativo para debater o assunto. Está agendada a presença do reitor do IFG, Paulo César Pereira.


PASTAS

Dia 29 de abril, a Câmara Municipal de Uruaçu aprovou em votação única a criação de mais duas Pastas, conforme projeto recebido do Poder Executivo, enviado pelo prefeito: a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (que será ocupada por Jorge Edil, hoje atuando na base do improviso lá pelas bandas da Prefeitura); e, a Secretaria Municipal de Habitação (carinhosamente, da parte de Lourencinho, reservada para a aliada Rosa do Ouro).


JULHO

O dia - 4 de julho -, do aniversário de Uruaçu se aproxima. Lourencinho vai inaugurar alguma obra de grande proporção? Muita gente afirma que sim. No mínimo, uma será anunciada, mesmo que não sendo da gestão municipal em si: o Hospital Regional.


NÃO

Cinco Secretarias que Lourencinho havia comentado criar, mas que dificilmente surgirão por agora (e talvez nunca): Comunicação Social. Indústria e Comércio. Cultura. Juventude. E, da Mulher.


JÚLIO

O deputado estadual nortense e tucano Júlio da Retífica não afirmou publicamente se deixará o PSDB goiano ou não, tendo em vista a campanha eleitoral 2010. Uma certeza: ele é pré-candidato e quer ser eleito diretão.


VANUZA

Deputada estadual também nortense e com domicílio eleitoral em Porangatu (igualzinho Júlio), Vanuza Valadares (PSC) deixa claro: será candidata à reeleição em 2010. O recado tem endereço certo e serve aos que pregam que o marido dela, empresário Eronildo Valadares (PMDB), poderia sair candidato no próximo ano.


CÂNCER

O Brasil ficou surpreso com o anúncio da doença (linfoma) da ministra Dilma Rousseff, 61 anos. Ninguém, mais do que nunca neste momento, pode afirmar 100 cento se ela sairá candidata a presidente em 2010.


INTERCÂMBIO

O democrata Joel Braga Filho, secretário estadual de Ciência e Tecnologia em Goiás, participou ativamente das comemorações da abertura do Ano da França no Brasil, na Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro. A programação teve início dia 21 de abril último e se estende até 15 de novembro próximo.


FUNDO

Fundo Previdenciário: em meados de abril na capital Goiânia foi vista manifestação defendendo o servidor público. Entre as denúncias, dívida de R$60 milhões, além de calote em torno de R$300 milhões.


NORTE

O que tem de político (eleito e não eleito) da parte mais de cima de Goiás correndo atrás de dinheiro, devido dívidas contraídas dentro do pleito eleitoral 2008, é uma grandeza!


MULHER

E a Marisa dos Santos Pereira, hem!?! No decorrer de oito anos (1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2008), ajuntou uma montanha de homens para arrancar, via Justiça, a peemedebista da Prefeitura de Uruaçu, mas de fato ninguém deu conta do recado. Após administrar o Município 96 meses ela passou a atuar na saúde pública do Município de Goiânia, atendendo chamado do prefeito Iris Rezende (PMDB). A mulher anda a capital inteirinha, conferindo particularidades da saúde goianiense. Para quem deve, segundo consta nos planos da sigla da mesma, se lançar candidata a deputada estadual em 2010, não tem nada melhor.


MINAÇU

De todas as formas essa questão do amianto crisotila (Sama Minerações Associadas) chama atenção. Seja para o bem ou para o mal. Quer ganhar conhecimentos? Leia em http://www.jotacidade.com/ opiniões postadas no link ARTIGOS.



EXTERIOR

Querer viajar com o presidente Lula (PT) ao exterior no final de maio, o governador goiano Alcides Rodrigues (PP) quer. Mas as atividades no Estado são intensas. Quem recebeu a intimação da parte do governo federal (Ministério das Relações Exteriores) foi Oton Nascimento (secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento), que a repassou instantaneamente ao chefe.


VOAR

Apesar da crise (sempre ela!), Lourencinho tem em mente participar de provável futura comitiva de Alcides ao exterior. Talvez coisa para o início de 2010. Daí, o vice-prefeito Francisco Barroso (doutor Francisco, PP) assumiria a Prefeitura por uns dias. É aguardar.


FALA

Do pepista Alcides dia desses: “Prefeitos estão em verdadeira penúria”.


ESCLARECIMENTO

Antes que algum engraçadinho saia questionando: essa gente citada aqui só voaria com as despesas correndo por conta própria, inclusive as passagens. Certinho?


PESQUISA

Da mesma forma que outros prefeitos Goiás e Brasil adentro, para consumo (e reflexão) interno Lourencinho encomendou pesquisa para avaliar seus primeiros quatro meses de governo. Ele recebeu o levantamento completo do Instituto (de Goiânia) no final de abril. A Editoria de Política deste jornal teve acesso aos números, que por não ganhar registro na Justiça, não podem ser noticiados.


PMDB

Atendendo pedidos e cumprindo compromissos de agenda, o deputado federal Pedro Chaves (PMDB) está visitando dezenas e dezenas de Municípios goianos.


ATIVA

Jacob Ferreira, prefeito de São Luiz do Norte pelo PMDB entre 2001 e 2008 está com atenções voltadas para a família, para atividades profissionais e, claro, para o ano 2010. Ele acredita e quer que tudo dê certo: Iris Rezende se tornar governador de Goiás no próximo pleito.


CAMPINORTE

15º Jogos Abertos de Campinorte. O prefeito Vander Borges (PP); o secretário municipal do Desporto e Lazer, Marcelo José da Silva; e, toda a equipe da Prefeitura estão de parabéns. Uma edição inesquecível, que será retratada na edição 91 deste periódico.


ADEMIR

Vice-governador goiano, Ademir Menezes (PR) foi uma das autoridades presentes na abertura dos Jogos, dia 30 de abril.


BARROSO

Antes, Ademir passou em Uruaçu, onde participou de reunião com o presidente local do PR, doutor Francisco e, filiados, simpatizantes e amigos. Barroso está filiando novos nomes na sigla, com prestígio de Ademir... Que pode se tornar governador ao longo de nove meses de 2010.


SOCIAL

Inauguração da sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); reforma da sede da popular Vaca Mecânica; investimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); entrega de Carteira do Idoso... É o governo Lourencinho sintonizado com a área social, através da Secretaria Municipal de Promoção Social (SMPS).


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ANDANÇAS


...Estão bombando essas palavras do médico Drauzio Varella: “No mundo atual está se investindo 5 mil vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres do que a cura do Mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos teremos velhas de peito grande e velhos de pinto duro, mas que não se lembrarão para que serve”.


...Com sede estabelecida em Uruaçu (rua José Fernandes de Carvalho, 7, no Centro - 3357-2164), a EXATA Consultoria Contábil, que presta serviços de contabilidade, assessoria e processamentos de dados, conta com duas filiais: em Campinorte (3347-3242), na avenida Maranhão, 476, Centro; e, Minaçu (3379-6262), na também avenida Maranhão, 411, Centro.

...Uruaçu, lago Serra da Mesa: existem várias estâncias e pousadas.


...O Ministério Público (MP) da Comarca de Uruaçu realizou vital Audiência Pública dia 28 de abril, quando foram debatidas questões afetas ao meio ambiente local.


...Olemar Moura, que já residiu em Uruaçu, é diretor de marketing da Microship do Brasil, empresa com sede na capital federal Brasília.


...Um canto de amor ao Pago, de Miguel Cadaval e amigos, é o título de trabalho lançado com riquezas gaúchas. Vale a pena ouvir esse CD, que traz a marca do poeta regionalista Cadaval, que escreve desde 1975. Entre os apoiadores culturais da obra, constam Agropecuária Quero-quero, Loja Só Bebê, Magazine Styllu’s Moda e Komplementos Disco Show. Parceiros, lá do Município de Santiago-RS (a Terra dos Poetas) e região.

...Dia desses futuros, será que o uruaçuense verá o anúncio de alguma grande boa novidade envolvendo o mundo da mineração?


...Abriu suas portas em Uruaçu, a Luxus Noivas, na avenida Tocantins, 176-A, Centro, com o telefone (62) 8505-0063.


...Campeonato Goiano: o Atlético se tornou gatinho para o Goiás na hora do vamos ver. Parabéns Verdão!


...Valmir Pedro (professor Valmir Pedro), de Uruaçu, troca de idade neste 6 de maio (quarta-feira). Em trabalho cultural e social dele, a dupla humorística Nilton Pinto & Tom Carvalho animará na mesma data a denominada Festa do Dia das Mães. O Show de Humor será realizado às 21h, no setor Aeroporto. Ah! Parabéns pelo nat, Professor!


...Comunicar bem é preciso.


...Com o nome Grande Encontro e agendada para 6 de junho, no Clube Ferreira Pacheco, setor Santa Genoveva, na capital do Estado, a edição cinco da festa de confraternização dos porangatuenses residentes em Goiânia, promete. Durante todo o dia os porangatuenses residentes fora ou em Porangatu, bem como ex-moradores e amantes da cidade, vão contar com grande programação, inclusive torneio de futebol (das 8h às 10h), almoço e churrasco, e, show com o trio Os Caçulas. A criançada terá também grandes atividades recreativas.

Nenhum comentário: