segunda-feira, 15 de junho de 2009

ATUALIZAÇÃO: 14/06/09

(Notas também postadas nesta data no site do JORNAL CIDADE - http://www.jotacidade.com/, link AGENDA POLÍTICA)


“O armário é coletivo, mas a gaveta é individual.”


Frase interessante. O internauta-leitor que souber quem é o autor da mesma, favor informar ao periódico


Previdência
Após trâmite, análise e debate no plenário e em Comissões da Câmara Municipal de Uruaçu, o projeto de lei número 007/2009, enviado pelo Poder Executivo, foi aprovado. Trata-se do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), criando o Fundo de Previdência do Município de Uruaçu (Uruaçu-Prev). No calhamaço, 107 artigos distribuídos em 48 páginas.


2010
Para a deputada estadual Mara Naves (PMDB), líder do partido na Assembleia Legislativa, o nome de Iris Rezende, prefeito de Goiânia, aglutina mais, em se tratando de candidatura para 2010. Ela disse isso ao JC durante entrevista, quando das inaugurações de obras dia 5 em Santa Rita do Novo Destino, do prefeito peemedebista José Eustáquio.


Números
Homem forte de Lula (PT) no Estado e também presente em Santa Rita dia 5, o congressista petista Rubens Otoni informou ao JC e aos outros veículos de comunicação: Goiás já soma R$992 milhões do governo federal para todos os programas sociais.


‘Classificados’
O deputado estadual petista Luis César Bueno dá o recado de que Lula pisará na capital Goiânia dia 11 de agosto para inaugurar 5 mil casas, erguidas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Sopa
PT, PP, PMDB, PR, PC do B, PDT, PSB, PSC, PTN e PMN. Todos esses partidos têm tudo a ver com Lula, quando o negócio é 2010... Goiás... Tempo no horário eleitoral.


Cruz credo
Nesse negócio de defender nomes, nunca se viu tanta briga entre (des) aliados, como no quiproquó entre o congressista tucano Carlos Alberto Leréia e o secretário estadual da Fazenda, Jorcelino Braga.


Cargos
Nunca é demais voltar ao assunto: da montanha de tucanos que desce o sarrafo no governo Alcides Rodrigues, nenhum quer saber de devolver os cargos (empregos) quem mantêm no Estado. O osso é gostoso, afinal!


Candidatura
Leonardo Vilela, congressista e presidente regional do PSDB é taxativo ao dar o recado de que a candidatura do colega Marconi ao governo será irreversível.


Vitória
Ganhando o Governo de Goiás no pleito do próximo ano, Marconi não governaria com rancor e perseguição... Mas que tem marconista que iria atuar dessa forma - na base do rancor, da perseguição -, não resta a menor dúvida. Umas quatro-cinco figuras que ladeiam Marconi têm arrogância de sobra.


Embates
Não chamem para juntos traçarem tucunarés com salada lá pelas bandas da praia Generosa do lago Serra da Mesa, doutor Francisco, vice-prefeito local e presidente do PR de Uruaçu e, Professor Valmir Pedro, presidente do PSDB uruaçuense. Pré-candidatos a deputado estadual, ambos querem, mas porque querem ser apoiados pelo prefeito Lourencinho (PP).


Chiquinho
Lourencinho, que pode vir a apoiar outra pré-candidatura: a do presidente da Câmara Municipal, Chiquinho (PDT). Uma das armas poderosas dessa parceria: sólida dobradinha de Chiquinho com o pepista Ernesto Roller (secretário da Segurança Pública do Estado de Goiás), pré-candidato a deputado federal. Hoje, hoje, Roller sabe quem é Chiquinho. E não sabe, ao certo, quem são doutor Francisco e Valmir Pedro.


Mais
Também voltam pensamentos para uma candidatura a deputado estadual, com apoio de Lourencinho: Batista da Retífica (empresário, DEM), Professor Horbylon (presidente do PT do B em Uruaçu), Sil (vereador, PTB), Valdir Justino (radialista, PTB). Pensando bem: até Marisa dos Santos (PMDB), prefeita uruaçuense nos dois últimos mandatos e adversária política ferrenha de Lourencinho, gostaria de ter o apoio do prefeito pepista. Marisa, se adversidades na Justiça Eleitoral não atrapalharem, deverá sair candidata. Seria uma fortíssima candidata.


Área
Como em política tudo é possível, Sérgio Caiado (secretário estadual de Infraestrutura), que tão bem conhece Lourencinho e Uruaçu, pode sim, também sair candidato a deputado federal. Daí, Uruaçu dividiria votos pra ele e Roller. Tudo, sob a batuta do chefe Lourencinho.


Formosa
Sem sair de Uruaçu e, sobre Formosa, terra de Roller: uma das personalidades políticas locais que não deixa de acompanhar tudo nesta fase de pré-campanha (e na campanha), é Elias Ferreira da Silva, experiente articulador uruaçuense e de fortes laços com Formosa. Elião é amigo de décadas de Sebastião Caroço (conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, o TCM), hoje brigado com Roller. Caroço, que pode lançar a esposa como candidata a algum cargo.


Troncos
Num Brasil de brigões, que coisa o falatório entre Carlos Minc (ministro do Meio Ambiente, mais aliados) e Kátia Abreu (presidente da Confederação Nacional da Agricultura [CNA], mais aliados dela), hem? Ele, sem receios e, ela (que também é senadora pelo DEM do Tocantins), certamente brigarão mais. Anote!


Amunorte
Há anos, o JC chama atenção para o fato de a Associação dos Municípios do Norte (Amunorte) ter, entre as adversidades, o fator desunião no seio de seus membros. Na Reunião de 30 de maio, em Niquelândia, além do anfitrião Ronan Batista (PTB) apenas quatro prefeitos filiados marcaram presença: Nenzão (Campinaçu, do PR - ele preside a entidade), Orcino Braga (Estrela do Norte, PSDB), Wander Borges (Campinorte, PP) e Lourencinho. Outros dois, de distintas regiões (não filiados), prestigiaram e participaram da pauta de trabalho: Abelardo Vaz (Inhumas, PP - presidente da Associação Goiana de Municípios [AGM]) e Joaquim Santana Ramos Batista (Duquinha [PSDB], de Pilar de Goiás).


Incrível
Uruaçu, junho de 2009. Até hoje alguns ilustres não desceram dos palanques da campanha eleitoral do ano passado.


Secretariado
Qual é o melhor secretário do governo Lourencinho? Qual é o pior secretário do governo Lourencinho?


Balança
Quais seriam as cinco maiores virtudes de Lourencinho, nesses primeiros seis meses? Quais seriam as cinco piores atitudes de Lourencinho, nesses primeiros seis meses?

Fofocas
Tem gente fofoqueira, mentirosa que anda prejudicando o prefeito de Uruaçu. Pior: gente fofoqueira, mentirosa próxima do pepista.


Câmara
Quem será o próximo presidente da Câmara Municipal de Uruaçu?


Três
Que a cada dia, os deputados estaduais Betinha Tejota (PSB), Vanuza Valadares (PSC) e Júlio da Retífica (PSDB) possam atuar mais e mais em prol da região Norte de Goiás.

Betinha
Betinha tentará se reeleger ano que vem. Dificilmente terá apoio do prefeito Olímpio César (PSDB), de Crixás-GO, um de seus grandes redutos eleitorais. Os compromissos de Olimpio são com Daniel Messac (estadual) e Daniel Goulart (federal).


Goulart
Eleito deputado federal (e a chance dele é grande), ótimo! Do contrário, vira secretário estadual (em caso de vitória de Marconi) ou ganha função federal de destaque (em caso de vitória de Serra).


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ANDANÇAS


...Após anos residindo em diferentes partes do Brasil, Nilson Cleudes Rodrigues retorna a terra natal Uruaçu. Sem bem-vindo!


...Alô políticos e demais personalidades: o Consórcio Serra da Mesa (CIDISEM), que reúne 13 Municípios, que tem sede em Uruaçu e é presidido por Lourencinho desde 8 de maio, está montando biblioteca. Obras podem ser enviadas para a rua Pedro Ludovico 132, Centro, CEP 76400-000 - Telefone (62) 3357-5250. O alunado de todos os graus de ensino se dirige ao CIDISEM em busca de informações.


...Em tempos de Pecuária de Uruaçu (se aproximando), o que é ouvido de boatos não está escrito no gibi.


...Proprietários de panificadoras de Porangatu-GO se dirigiram ao gabinete do prefeito José Osvaldo (PSDB), dia 3, quando reunidos com o prefeito e outras autoridades conheceram o projeto que visa eliminar ou diminuir o uso de embalagens plásticas. A parceria, sob idealização de Wilson Alves (secretário municipal de Turismo), tem a determinação de que sejam utilizadas sacolas de tecidos de algodão para o transporte de pães e similares. Segundo resultados da rodada de diálogos, a novidade deve entrar em vigor dia 30 de junho.


...A Mineração Maracá (Alto Horizonte-GO) marcou presença bonitamente em mais uma Semana do Meio Ambiente.


...Algumas poucas críticas e muitos elogios receberam os prefeitos goianos Adelino Alves (Nova Iguaçu de Goiás), Cabo Borges (Alto Horizonte) e Carlinhos (São Luiz do Norte), pelas festas promovidas em seus Municípios na virada de maio para junho.


...Aviso: evite tomar medicamentos sem indicação médica.


...Repórter-fotográfico do JC, Marcello Jr. acaba de passar alguns dias em Palmas, capital do Tocantins.


...Disparando: para exercer a função de repórter-fotográfico, Marcello Jr. passa a atuar na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SecTec)/Governo de Goiás.


...Uruaçu completará 78 anos de emancipação político-administrativa dia 4 de julho.


...Mais questionamento: qual é a cantora mais bonita do Brasil? E o cantor?


...Frase de um autor desconhecido, sobre a sorte: ‘Quanto mais eu trabalho, com mais sorte eu fico.’

Nenhum comentário: