quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

‘TeNpo 2016’ – Ponto de Cultura do GTLO proporciona nova etapa de arte e diversão em Porangatu

15ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu: parte do elenco e Bonecões do Ponto de Cultura do Grupo Teatral Limpando o Olho, de Uruaçu, durante o evento – Fotos: Divulgação

Do coordenador Antônio Eckert, também animador cultural e diretor do GTLO: “Atores puderam expressar todo o amor e carinho que têm pelo ‘CIRCO’”

Espetáculo do GTLO na sua lona, no TeNpo 2016: público prestigia com entusiasmo

Apresentação do Boca do Lixo, de Anápolis e parceiro do GTLO

Interação entre a direção/os artistas do Ponto de Cultura do Grupo Teatral Limpando o Olho com a criançada é reconhecida nacionalmente. A foto retrata essa realidade, uma vez mais praticada na 15ª Mostra de Teatro

Artistas circenses/teatrais em Porangatu: GTLO é uma das referências em Goiás

Antônio Eckert (2º - dir.) e uma parte dos artistas/comediantes do GTLO/e aliados: “O Grupo Teatral Limpando o Olho fortalece a carreira dos artistas, promove a diversidade cultural para a população das cidades que visitamos, através do circo e das artes cênicas”

Raquel Teixeira: “A interiorização da cultura é importante e, no caso da ‘Mostra de Teatro’, as apresentações são gratuitas e livre para todos os públicos” – Foto: Mônica Salvador/Seduce

Prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes: com inovações, novas estruturas e comandos, a área cultural da cidade nortense só tem a ganhar – Foto: Divulgação/Prefeitura

Nesta e nas duas próximas imagens [clique nelas para ampliar], a Seduce destaca parte da participação do Ponto de Cultura do GTLO na 15ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu...

...Transcorrida entre 8 e 11 de dezembro...

…Na cidade de Porangatu, Norte goiano

Nesta a Seduce enaltece apresentação do Boca do Lixo

Mais uma vez o Ponto de Cultura do Grupo Teatral Limpando o Olho (GTLO), sediado em Uruaçu, foi convidado para participar da 15ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo), realizada entre 8 a 11 de dezembro de 2016, uma realização do Governo de Goiás, via Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com programação gratuita e, em parceria com a Prefeitura de Porangatu e o parceiro cultural Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Idesa).
“Como já de tradição – o Ponto de Cultura Grupo Teatral Limpando o Olho participa há sete anos do ‘TeNpo’ –, instalamos nosso circo em um bairro de Porangatu e, as portas abertas para toda a comunidade poder participar das oficinas de circo livre, para todas as idades, ministradas pelos animadores Culturais do GTLO”, comenta o coordenador Antônio Eckert, também animador cultural e diretor da entidade, emendando todo satisfeito: “O público também assistiu os espetáculos do Projeto/Grupo Boca do Lixo, de Anápolis Goiás e, do nosso Grupo Teatral Limpando o Olho e, os cortejos pelas ruas de Porangatu. Aliás, os cortejos este ano tiveram uma atração que chamou muito a atenção: os Bonecões do GTLO e do Grupo Boca do Lixo”.
Na cidade nortense, dentro da programação intensa, recheada de artistas, muita música, luzes variadas, drama e comédia empolgantes, outro momento forte, marcante foi a data 10 de dezembro. “Nesse dia, celebramos o ‘Dia do Palhaço’ e, para comemorarmos em grande estilo, preparamos um grande espetáculo, o ‘Show da Alegria’, do GTLO, com duas horas de duração e sem intervalo”, explana Eckert, acrescentando: “Com a participação especial do Ponto de Cultura Cidade Livre, de Aparecida de Goiânia e, do Grupo Boca do Lixo. Foi realmente um momento mágico, onde público e atores puderam expressar todo o amor e carinho que têm pelo ‘CIRCO’”, ressalta, destacando: tal palavra é tão especial que merece ser grafada com letras maiúsculas.
Em um dos comunicados da Seduce, durante o acontecimento, consta: ‘Comemorando o Dia do Palhaço, o Show da Alegria, do Grupo Teatral Limpando o Olho, de Uruaçu, encheu o circo do TeNpo 2016 e empolgou os pais e as crianças com palhaços, bailarinas, malabaristas, equilibristas e toda a diversão que só um circo pode ter.’.
Raquel Teixeira, titular da Seduce, comenta: a interiorização da cultura é importante. “No caso da ‘Mostra de Teatro’, as apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos” e, frisa que Porangatu sempre recebeu de braços abertos as atividades, os espetáculos, artistas, formando grandes públicos”. Para a secretária, a garantia de manutenção dos Festivais culturais já consolidados no Estado são essenciais.

O espetáculo
O Show da Alegria é um espetáculo tradicional, mágico e emocionante, cheio de alegria e diversão para todas as idades, com diversas brincadeiras e, artistas qualificados: palhaços e malabaristas, equilibristas e acrobatas, bailarinas, bonecos.
“Temos também, neste ano de 2016, uma parceria com o Grupo Boca do Lixo, oportunidade para fazemos um trabalho de conscientização ambiental no meio do espetáculo Show da Alegria. Isso tudo faz com que este espetáculo tenha se destacado nos trabalhos que o Grupo Teatral Limpando o Olho vem apresentando e realizando nesses 19 anos de existência”, detalha emocionado, acrescentando: “Realizamos apresentações teatrais e espetáculos circenses. Assim, o Grupo Teatral Limpando o Olho fortalece a carreira dos artistas, promove a diversidade cultural para a população das cidades que visitamos, através do circo e das artes cênicas”.

‘Oficina de Arte Circense’
Iniciativa que recebe elogios públicos partidos de muitas localidades, a Oficina de Arte Circense da companhia – Um passeio nas linguagens do circo e das brincadeiras –, detém admiradores e apreciadores de todas as idades. “O objetivo dessa Oficina de Arte Circense é promover ações explicatórias a partir das diversas linguagens da arte circense”, diz, expondo que a imaginação, o corpo e os objetos, malabares e aparelhos circenses são instrumentos necessários para um mergulho repleto de fantasias.
Oficina se desenvolve com a alternativa entre a vivência e a reflexão, a prática e a teoria, o individual e o coletivo, a concentração e a expansão, o humor e o lirismo, a sala e o pátio, o sol e a sombra e o circo. “Ela, digamos, pretende, de maneira especial, promover um diálogo entre a pedagogia, a brincadeira e a arte circense, entre o aprender-ensinar e o experimentar-criar”, categoriza Eckert, para quem a cultura interiorana de Goiás tende crescer, especialmente se mais eventos, como a Mostra Teatral, se multiplicar.
“Exploramos, prioritariamente, a arte circense da cultura popular ou, da cultura universal – também identificados, como o ‘folclore’, a ‘cultura espontânea’, a de ‘domínio público’”. A Oficina funciona, ainda, como um verdadeiro “elixir alegórico”, algo tonificante para o diálogo e as suas abracadabrantes pedagogias, verbaliza informativo do Ponto de Cultura do GTLO.
Em outro comunicado da Seduce está: ‘Ainda de olho nas artes circenses, o grande circo montado para o TeNpo também vai oferecer a Oficina de Arte Circense, com o Grupo Teatral Limpando o Olho. A proposta é fazer um verdadeiro passeio nas linguagens do circo e das brincadeiras, por meio dos objetos e aparelhos circenses, do corpo e da imaginação. O Grupo Teatral, coordenado por Antônio Eckert, é formado por uma Associação e Ponto de Cultura responsável por pesquisas, montagens e apresentações de arte circense que, desde 1997, vem destacando a arte e a cultura como fonte de exercício à cidadania.’.
Agradecendo aos artistas, todo o público, os parceiros e incentivadores, Antônio Eckert avalia que o sucesso da cultura só é possível por meio da união de forças em favor do segmento, que, sem cessar, revela excelentes talentos para a cena cultural nacional e internacional. “Conversamos com o novo prefeito de Porangatu [Pedro Fernandes {PSDB}] e ele se posicionou disposto em valorizar a cultura, inclusive firmando parcerias com entidades de fora, como a nossa. Ele também garantiu que nos quatro anos do novo mandato a Mostra Teatral terá apoio da Prefeitura”, comenta.
Versando sobre o incentivo à cadeia produtiva cultural, algo constante no plano de governo de Pedro Fernandes, ele diz, que, com inovações, novas estruturas e comandos, o setor cultural da municipalidade só tem a ganhar. Entre outras prioridades da Administração 2017-2020, também está a reforma do Centro Cultural de Porangatu, que, observa, é um gestor, indutor, incentivador de atividades culturais e manifestações artísticas. Ele pretende ainda criar uma Escola Municipal de Teatro.

(Jota Marcelo. Com informações do Ponto de Cultura do GTLO e da Seduce)

Um comentário:

Ponto de Cultura Circulando disse...

Muito não essa matéria, o Jornal Cidade (Jota Marcelo) sempre foi um grande insentivadir do GTLO, da arte e da cultura em nossa Região e Estado. Nosso sucesso só é possível quando nosso trabalho é reconhecido e divulgado e o JC tem cido um grande parceiro do Ponto de Cultura do GTLO.