segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ATUALIZAÇÃO: 08/12/08

(também postadas no site do JC, link AGENDA POLÍTICA - www.jotacidade. com)

“Senhoras e senhores, trago boas novas.”

Agenor de Miranda Araújo Neto, o poeta Cazuza (1958-1990), na bela Boas novas, do LP Ideologia (Polygram), lançado há exatos 20 anos... E com Arnaldo Brandão, disse: “O tempo não pára”

‘ADQPM’
Prefeito eleito de Uruaçu, Lourencinho (PP) nunca quis acreditar que setores do PMDB local vão instalar no Município uma espécie de Associação dos Defensores do Quanto Pior, Melhor.

ELEGÂNCIA
É elogiável o comportamento sereno e elegante do novo prefeito diante das informações ruins (verdadeiras ou não) que lhe chegam: prefeita Marisa dos Santos (PMDB) estaria convocando concursados sem real necessidade; burocratizando demais o intercâmbio das equipes de transição; dificultando o repasse de informações; transferindo a sede do Consórcio Intermunicipal Serra da Mesa (CIDISEM) para Niquelândia; terceirizando o Memorial Serra da Mesa; etc. Mas é natural a insatisfação perante os acontecimentos.

HOSPITAIS
Marisa não admite, mas sua torrencial parceria político-administrativa com Ademir Sandoval (secretário municipal da Saúde e presidente do PMDB) provocou absurdos erros na saúde pública. Sempre faltaram medicamentos, exames, cirurgias, médicos, transporte, maior humanização no atendimento, comunicação adequada (inclusive com a imprensa) da parte da Secretaria da Saúde (e da prefeita - também inclusive com a imprensa), fora outras deficiências. Essas e outras ruindades podem ser sanadas com os surgimentos do Hospital Regional e do Hospital Municipal. O governador Alcides Rodrigues (PP) garante que o Regional será realidade em Uruaçu, enquanto Lourencinho está determinado em implantar o Municipal. Secretário da Saúde escolhido por Lourencinho, doutor Waldecir é altamente capacitado para lidar com as questões da enorme Pasta.

CAMARADA
Doutor Waldecir consulta hoje filhos de mãe/pai, avó/avô que ele atendeu ainda crianças. O pediatra sabe lidar com as pessoas. Como secretário atuará da mesma forma, pois prioriza o respeito, presta atenção nos interlocutores. O JC acredita, E MUITO, que ele fará excelente trabalho no exercício da função. Sucesso, botafoguense!

APARTAMENTO
Dia 5 de maio de 2001, o empresário Sandro Mabel, no então PFL (atual DEM) e sem mandato (por vontade própria), visitou Uruaçu, onde desencadeou visitas. Ao conhecer as instalações do Hospital São Vicente, pertencente ao médico doutor Francisco (organizador da estada do amigo no Município e hoje eleito vice-prefeito, pelo PR), Mabel tomou conhecimento de que um dos pacientes da unidade internados naquela data era Lourencinho, que passara por cirurgia. Mabel adentrou o apartamento do agora eleito prefeito, desejou boa recuperação, afirmou que desejava bastante saúde para o enfermo e claro, falou de política: “Vamos lá rapaz! Você e o doutor Francisco, esse homem bom que nem você, precisam unir forças, fazer parcerias e colocar essa cidade para alcançar desenvolvimento rápido. O povo precisa dessa união!” Jota Marcelo, repórter-colunista do não mais existente Jornal Tribuna (Uruaçu) estava presente, anotou as falas e relembra o caso agora, com a observação de que dias atrás as anotações dessa visita foram folheadas por acaso nos arquivos da vida. Detalhe: o mesmo Hospital São Vicente que pode se transformar, em 2009, no Hospital Municipal de Uruaçu. A canetada final seria de Lourencinho, em parceria com doutor Francisco. Tomara, com emendas orçamentárias do hoje deputado federal Mabel (PR).

LIMPEZA
Antes do período eleitoral, a coluna questionou: quantos vereadores uruaçuenses serão reeleitos? Acertou quem respondeu dois - Sil (PTB) e Joeli do Salão (PMDB) permanecem no Legislativo. Xexéu (PTB) não tentou reeleição. João da Saúde (ex-PMDB) teve registro de candidatura seqüestrado pela própria sigla. Outros cinco que deixam a Câmara dia 31 de dezembro: Danurinha (PPS), Chapolin (PMDB), Sargento Bispo (PR), Varandão (PP) e Zico Pacífico (DEM).

ESTRATÉGIAS
O recado que alguns atuais edis receberam nas urnas foi curto e grosso. Tem vereador que opina: não compensa ser presidente da Câmara, uma vez que o desgaste é grande. Chamou atenção de forma negativa a baixa votação obtida por Danurinha, atual presidente. A coluna deixa conselho, já que acompanhou parte da luta de um vitorioso: aprendam pedir votos igualzinho faz o eleito Robson Pimentel (PT do B). O trabalho dele é perfeito quase 100 por cento. Já no sábado 4 de outubro, antes da votação, comentou firmemente com o autor destas linhas que seria eleito. Justificativa: trabalho bem feito.

1.065
Trabalho bem feito: com a língua (diálogo), as pernas (disposição) e um velho caminhão (suporte), Rones Maia (PR) deu show: 1.065 votos para vereador em Uruaçu. Palavras dele: “Enquanto alguns companheiros ficaram dormindo, sentados ou paparicando nosso ‘prefeitão’ Lourencinho [na campanha], eu trabalhei muito. Caminhei feito um louco, pedindo votos pra mim, pro Lourencinho e pro doutor Francisco, nosso vice-prefeito e presidente do meu partido. Só isso. Escreve aí [no bloco] e ‘bota’ no jornal: eu trabalhei, meu amigo!”

PEPISTA
Agora no PP do governador e de Lourencinho, João da Saúde não quer (de vez) saber de ouvir três nomes: Marisa, Ademir e PMDB. Por ter saído do partido, um amigo do João patrocinará para ele geladíssimas garrafas de Coca-Cola dois litros e bancará dezenas de salgadinhos. Onde será esse rega-bofe, hem Potência (outro apelido dele)?

TUCANO
Mesmo ficando com a terceira maior votação em Uruaçu (731 votos), Luciano Tucano (PRB) não foi eleito devido o efeito coligação. Poderia ele, visando daqui quatro anos, conversar com Lourencinho e, com Varandão (presidente do PP). Filiar, e logo, no PP seria boa alternativa. Luciano, que em 2004 recebeu 657 votos (também, terceira colocação) e, da mesma forma, não foi eleito. Uma pena, pois é boa pessoa, é cidadão de bem e sempre ajuda um monte de gente.

‘DEPUTADOS’
Batista da Retífica (DEM), Chiquinho (PDT), doutor Albert (PSDC), doutor Francisco (PR), doutor Juarez (PSDB), doutor Waldecir (PRB), Mauri Lemes (PSDB), Pastor Noraldino (PR), Professor Valmir Pedro (PSDB), Valdir Justino (PTB)... Em se tratando de base aliada municipal uruaçuense e governamental, será candidato local de peso a deputado estadual quem for apoiado por Lourencinho. Diante disso, o zunzunzum é grande nos corredores políticos da terra, em virtude da farta safra de pré-candidatos para 2010. Está todo mundo querendo mostrar serviço (para Lourencinho) e a verdade é que um só nome do Município será ungido. Esse nome terá em Lourencinho seu principal aliado, esteio maior. Já que a política é a arte do diálogo, o prefeito vai querer ver os pretendentes absolvidos do processo de escolha juntos e apoiando o nome definido. 2010 vai passar, sem dúvidas, pelas mãos da maior liderança política de Uruaçu, que é o novo prefeito. Analisando a relação do início da nota - que pode ser aumentada em breve -, é possível facilmente avaliar que cada nome tem suas qualidades e defeitos, que serão retratadas por este periódico.

GOIANÉSIA
Em 2007, o garoto Aurélio Sampaio venceu o concurso Soletrando, do Caldeirão do Huck (TV Globo). A família resolveu que o pai dele, Altemar Carrilho de Castro (Temal Carrilho, do DEM), fosse candidato a vereador neste 2008, em Goianésia-GO. Resultado: ganhou com a maior votação, recebendo 1.280 votos.

DIPLOMAÇÃO
Uma secretária de Marisa esteve na diplomação dos eleitos e suplentes, em Uruaçu, dia 5: a fina e educada Estela Galvão.

CAMPINAÇU
Prefeito eleito da nortense Campinaçu, Welington Rodrigues (Nenzão) compareceu aos bastidores que antecederam a diplomação, mas seguiu viagem antes do início da cerimônia. Ele apareceu para abarcar alguns amigos. É impressionante e elogiável o alto astral do novo administrador, que é do PR de Mabel.

PORANGATU
Ainda tem gente escrevendo ou falando besteiras sobre o prefeito reeleito José Osvaldo (PSDB).

VALADARES
E o peemedebista Eronildo Valdares, que ficou em segundo lugar no Município de Porangatu? Teve o registro de sua candidatura cassado pela Justiça Eleitoral daquela Comarca. Acusado de comprar votos, ele disse que vai recorrer.

TAVARES
Tavares, candidato a vereador não vitorioso na recente campanha, em Uruaçu, afirma ter aprendido muito e já anuncia que é pré-candidato a vereador para 2012. Ele informa que não cansa de agradecer a votação recebida: 324 votos.

ZATA
Outro que anda agradecendo os votos obtidos, mesmo sem ter arrebatado uma cadeira da Câmara uruaçuense é Zata, do PSDB.

HISTÓRIAS
A coluna repete esse ponto de vista: toda Ferrovia envolve personagens que provocam muitas passagens e histórias. O visto agora é apenas o começo de tudo nas regiões Norte e Vale do São Patrício. Viva a Norte-Sul, viva a Leste-Oeste, que brotarão nas terras, no chão de Goiás!

2010
Pela base do presidente Lula (PT), Dilma Rousseff, Ciro Gomes (PSB), Jaques Wagner (PT) ou Henrique Meirelles? Tucanos José Serra ou Aécio Neves? Quem será o próximo presidente da República?

ARRECADAÇÃO
O prefeito Ronan Batista (PTB) foi eleito em Niquelândia e de imediato ganhou boa notícia oficial: o Município apresentou crescimento na arrecadação de ICMS em 2008. Ele ocupa a nona posição entre as dez localidades que mais arrecadam no Estado de Goiás, com 1,97 por cento de participação. Criticado duramente pelo JC, que é totalmente contra quaisquer pessoas que praticam crimes de abuso sexual infanto-juvenil (ou em outras faixas etárias), o prefeito (que tem o sonho de ser deputado federal) tornou público que entre 2009 e 2012 espera administrar a Capital do Níquel com tranqüilidade maior. A população merece, sim, paz.

CENTRADO
Lourencinho disse ao JC que por agora não pretende exercer cargo na Associação Goiana dos Municípios (AGM), na Frente de Mobilização Municipalista (FMM) ou na Associação dos Municípios do Norte (Amunorte). Mas é pré-candidato a presidente do Consórcio Intermunicipal Serra da Mesa (CIDISEM), de onde Marisa renunciou como presidente, com o bastão ficando com o niquelandense Ronan. Alguém muito organizado e próximo do prefeito eleito, confidenciou para o escriba aqui: “Lourencinho não quer apenas ser prefeito de Uruaçu, mas o ‘governador do Norte do Estado’.” Sem esquecer das questões uruaçuenses, observa o confidente.

AGM

O atual presidente da AGM é Joaquim de Castro (PSDB), prefeito de Jussara em fim de segundo mandato. Nova eleição está agendada para 28 de fevereiro e um dos que anseiam presidir a entidade é o também tucano Luiz Antônio Stival Milhomens (Luizinho), prefeito de Nova Veneza. Marcio Cecílio Ceciliano, também do PSDB, gestor eleito de São Miguel do Passa Quatro (situada na região da Estrada de Ferro), é outro pretendente. Lineu Olímpio (PPS), prefeito de Jaraguá, é mais um que está no páreo.

FMM
Na FMM, presidida por Jacob Ferreira (PMDB), administrador de São Luiz do Norte e que se despede da Prefeitura dia 31 de dezembro, a eleição do novo presidente deve ser realizada no final de janeiro. Gilmar Alves (PMDB), gestor reeleito em Quirinópolis, manifestou desejo de ser o próximo comandante. Ele conta com o apoio de outros colegas que haviam demonstrado interesse pelo cargo, mas que mudaram de idéia.

AMUNORTE
Seguindo a tradição, a segunda quinzena de janeiro deve ser o período para a Amunorte eleger a sua nova diretoria. Hoje o presidente é Geraldo Nicolau (Curica, do PSDB), prefeito de Estrela do Norte.

PSDB
Maior sigla da base aliada estadual, o PSDB soma 53 prefeitos e 38 vice-prefeitos eleitos em 2008; dois senadores; quatro deputados federais; e, dez deputados estaduais. Em Uruaçu, o presidente é o Professor Valmir Pedro, gerente de Gabinete da Companhia de Distritos Industriais do Estado de Goiás (GOIASINDUSTRIAL); historiador pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Uruaçu; radialista; e, pós-graduando em Recursos Humanos, na Uni-ANHANGÜERA (Goiânia-GO).

INSISTO
Quem souber e provar, mostre: onde estão os votos do médico Oswaldo Barroso Filho (doutor Oswaldo), que foi pré-candidato a prefeito de Uruaçu pelo PSDB e, no fritar dos ovos, resolveu (junto com quase toda a sua sigla) apoiar Lourencinho? Andar muito, conversar muito é uma coisa... Ter votos é outra coisa. Eu sei que ele não gostará desta notinha, mas como Jota Marcelo não tem (e nem deve ter) compromisso político com ninguém, o assunto ganha divulgação.

GOIANA
O deputado federal Michel Temer (PMDB-SP) tem grande possibilidade de assumir a presidência da Câmara dos Deputados. Presidente nacional da sigla, ele passaria o cargo para a congressista goiana Iris Araújo (PMDB), hoje primeira-vice-presidente nacional.

RELIGIÃO

O segmento religioso falou alto dentro da campanha eleitoral uruaçuense 2008, de forma positiva e negativa. Importante: Manoel Ferreira ocupa a posição de Líder Nacional das Assembléias de Deus. Bispo doutor, preside a Convenção Nacional dos Ministros das Assembléias de Deus no Brasil (CONAMAD) e, é o nome central da Igreja Assembléia dentro do País. No pleito, através de uma carta, inclusive veiculada aqui, ele pediu votos para a chapa Lourencinho/doutor Francisco e vereadoriáveis aliados deles. Ao receber exemplares do JC contendo publicações sobre a pessoa dele (que é deputado federal pelo PTB-RJ), enviou para a Redação o ofício abaixo:


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANDANÇAS

...Em Uruaçu, o trabalhador casal Joveny/Batista da Retífica anuncia para fevereiro a inauguração da expansão do Centrios Hotel.

...Aos foliões uruaçuenses e de outros centros: o prefeito eleito de Uruaçu, Lourencinho, do PP, garante que o Carnaval/2009 será excelente.

...Alô Irmão, vereador eleito em Uruaçu!: Gilvane Felipe é o novo presidente regional do PPS em Goiás.

...Na noite de sexta, a rádio Globo (RJ - globo.com) apresenta o programa Espaço 80, revival do pop-rock oitentista.

...Este colunista reafirma: o governo Alcides Rodrigues (2007-2010) vai surpreender positivamente logo, logo.

...O Vasco de Roberto Dinamite deve se espelhar no Grêmio e no Palmeiras. Caíram para a 2ª Divisão do Brasileirão, mas hoje brilham na elite.

...Em tempo: rejeitos de níquel ainda estão sendo avaliados pela Embrapa Cerrados, em Niquelândia. Grande viva para a pesquisa.

...Campos Verdes, urgente!!! Mesmo sem ser eleito vereador, Natal Rodrigues Lima, do PPS, agradece a votação recebida.

...Na Redação começam chegar cartões de Natal e mensagens de afeto. A nossa recíproca é verdadeira.

...Uruaçu: primo do casal Betinha/Sebastião Tejota, Anilton Carlos (Cambão) foi candidato a vereador pelo PSB. Não ganhou, mas agradece a votação.

...Passa o tempo e vejo atriz Demi Moore, 45 anos, preocupada com a velhice. Pura besteira, pois a terceira idade é uma dádiva de Deus.

...Rogério Pacheco anuncia muita disposição para em 2009 promover transados eventos no Município de Uruaçu.

...Que em 2009, Uruaçu tenha menos ciclistas nas calçadas da avenida Tocantins.

...Que em 2009, a Saúde Pública de Uruaçu seja sinônimo de qualidade. Saúde é vida!

...Que em 2009, alguns membros da imprensa de Uruaçu parem de dar tanta bobeira diante das autoridades.

...Que em 2009, menos mulheres de Uruaçu se dirijam para a prostituição espanhola, portuguesa, irlandesa e outras mais.

...Que em 2009, a brilhante Polícia Federal (PF) não saia atrás de uruaçuenses.

Nenhum comentário: