quarta-feira, 16 de junho de 2010

OPINIÃO - EDITORIAL (‘Jornal Cidade’/Uruaçu-GO - www.jotacidade.com, edição 101) - 1º a 15/06/10

Crack, a droga: oriente seu parente

Entre as muitas variedades de problemas existentes nos lares das famílias brasileiras existe a questão das drogas. Um olhar especial (sem esquecimento das outras substâncias que provocam ruínas) deve ser dispensado para o crack, visto como uma das mais terríveis drogas existentes no seio da humanidade.
‘A estimativa mais recente do Ministério da Saúde é de que há 600 mil usuários de crack espalhados por todos os centros urbanos do Brasil. A droga já teve uso restrito em São Paulo, mas está disseminada desde 2005. Ela é consumida principalmente por crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade e vivem nas ruas. Mas, já chegou nas camadas sociais mais elevadas, uma razão a mais para fazer o governo tomar a iniciativa de enfrentar esse grave problema’ - jornalista Mauro Sampaio (Brasília-DF), na coluna Brasília, do Portal Acessepiauí (Teresina-PI).
Dia 20 de maio último, o presidente Lula (PT) lançou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, deixando a promessa de que até o final do seu mandato o governo federal investirá R$400 milhões em três áreas essenciais: saúde, assistência ao dependente e repressão ao tráfico.
Informa o mesmo jornalista: ‘O plano foi dividido em ações de aplicação imediata e ações estruturantes. As ações imediatas cuidarão do combate ao tráfico em todo o território nacional. Serão ampliadas as operações especiais da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal destinadas ao “desmantelamento da rede de narcotráfico” nas regiões de fronteiras. As polícias estaduais e as Forças Armadas também serão convocadas para combater de forma articulada com a PF e PRF o tráfico de crack.’
Seja da parte dos governos federal, estaduais e municípios; das sociedades civis, não resta dúvida: iniciativas pra se combater o tráfico, consumo, vício do crack são válidas.
Notícia boa em Goiás: a Organização Jaime Câmara (OJC), complexo de comunicação com sede em Goiás, abraça a causa e apresentou ‘a representantes do Ministério Público estadual, Tribunal de Justiça de Goiás, secretarias estaduais de Educação, Saúde e Segurança Pública e Agência Goiana de Comunicação (Agecom) a proposta de uma campanha de prevenção ao uso do crack em Goiás. A intenção é conscientizar a sociedade sobre os males provocados pelo crack, droga que, segundo a titular da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), Renata Chein, já é a mais consumida no Estado.’
“O crack trás a morte em vida do seu usuário; arruína a vida dos seus familiares e vai deixando rastros de lágrimas, sangue e crimes de toda espécie na sua trajetória maligna”, comenta Archimedes Marques, delegado de Polícia no Estado de Sergipe, no artigo A trajetória e o horror do crack.
“O crack elevou ao patamar de catástrofe social o potencial de violência e criminalidade que acompanha o mundo das drogas, lícitas ou não. Nesta mesma órbita estão dramas pessoais e familiares que causam extrema dor. Seres humanos, tanto em tenra idade quanto adultos e mesmo famílias inteiras - especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social -, vêm sendo literalmente destruídas pelo simples contato com a pedra da desgraça”, alerta no artigo O crack e a catástrofe social, o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul, advogado Claudio Lamachia.

Postado em 16/06/10

Nenhum comentário: