sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Amma faz campanha por posse responsável

A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) começou ontem uma campanha de conscientização pela posse responsável de animais domésticos e cumprimento da Lei 8.566/07, que trata da criação, propriedade, posse, guarda e transporte de cães e gatos em Goiânia. Uma jornada esportiva, intitulada É o Bicho, para os caninos, realizada ontem de manhã no Parque Flamboyant, chamou a atenção da sociedade para o assunto.
Entre obstáculos e corrida contra o tempo, proprietários e animais de estimação deram exemplo de como deve ser a convivência entre eles e os demais frequentadores do parque e a fauna que o habita: harmoniosa. Todos ganharam, durante a jornada, que contou com a participação de policiais e cães do canil do Batalhão de Choque (Rocan).
Inicialmente, a Amma pretende fazer um trabalho de orientação à população, mostrando como deve ser a condução desses animais em vias e logradouros públicos. A fiscalização e aplicação de sanções a proprietários ou responsável pela condução dos animais deve ocorrer após um período de educação.
A Lei 8.566 determina que animais de pequeno e médio portes devem ser conduzidos com coleiras e guias; os de grande porte, da mesma forma, mas somente no período das 22 às 5 horas. A campanha está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Gerente de Programação Fiscal da Amma, Patrícia Alencar informa que o trabalho inicial será de orientação aos proprietários ou responsáveis pela condução dos animais. Num segundo momento, será feita a fiscalização do cumprimento da lei que disciplina a questão, que prevê aplicação de multas, que podem variar de R$ 21,33 a R$ 1.066,00 e, em último caso, apreensão do animal.

Uruaçu 18/02/11 - (Transcrito, sem adaptações, do jornal O Popular [Goiânia-GO] - Carla de Oliveira, de 16/02/11)

Nenhum comentário: