segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que acontecerá dia 7 de outubro de 2012?

Editorial da edição 113 do JC (1º a 15 de fevereiro de 2011), de nome Lourencinho concorre. E o vice?, foca conjecturas políticas para as Eleições/2012 de Uruaçu e destaca: 99,99 por cento Lourencinho e Valmir Pedro estarão unidos politicamente. Leia abaixo, esta postagem de 21/02/11:

Lourencinho concorre. E o vice? 

A campanha eleitoral 2010 já era. Acabou! Tancredo Neves disse que não existe cedo em política e em 2012, 99,99 por cento Lourencinho e Valmir Pedro estarão unidos politicamente. Alas distintas ou aliadas de ambos, mas contrárias a essa possibilidade até que tentam impedir a consolidação de tal aliança entre o prefeito de Uruaçu e o também uruaçuense, diretor administrativo financeiro da Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Goiasindustrial). Tem gente que ainda se ressente devido Lourencinho (PP) não ter apoiado no pleito passado a candidatura de Valmir Pedro (PMN) a deputado estadual, mas sim a do vereador Chiquinho (PDT). No que se refere ao “tentam impedir”, é devido interesses de se lançar candidato a prefeito do próprio grupo valmirista-pedronismo ou que esse ou aquele nome de aliados diferenciados seja lançado vice do pré-candidato Lourencinho.
Lourencinho e Valmir Pedro atuam hoje em nome de parcerias administrativas entre o Município de Uruaçu e o Governo de Goiás. Teve até reunião institucional no gabinete do prefeito, dia 9, quando o visitante levou consigo cerca de 30 aliados dele de baixo, médio e grande quilates. Como antes o prefeito havia visitado Valmir Pedro duas vezes na Goiasindustrial, tratou-se de retribuição. No conteúdo do encontro diplomático do gabinete, em que as duas estrelas falaram e também integrantes de seus grupos, muito foi visto em termos de defesa de Uruaçu, de elogios, de pedidos de desculpas, de vasta pregação de paz entre os interlocutores.
Ao mesmo tempo, os dois têm dialogado reservadamente sobre parceria política, atingindo em cheio a vontade do governador Marconi Perillo (PSDB) vê-los unidos nas Eleições/2012. Militantes avaliam ser erro duas candidaturas - deles -, contra a provável candidatura do grupo liderado por Marisa dos Santos (PMDB), gestora local nos dois últimos mandatos e, que tende coordenar lançamento de algum outro nome, talvez repetindo a dose de 2008, com Solange Bertulino, da mesma sigla. Atolada com problemas jurídicos perante a Justiça Eleitoral, como pré-candidata Marisa dos Santos hoje é carta fora do baralho. Como política é igual nuvem, cada dia está num lugar, sabe quem pode se juntar ao grupo das duas mulheres? Doutor Francisco (PR), atual vice-prefeito. Meio mundo de pessoas afirma isso nos corredores políticos de Uruaçu.
Qualquer criança já sabe que Lourencinho tentará a reeleição. Com doutor Francisco permanecendo na vice? É possível. Com alguém do grupo de Valmir Pedro na vice (por exemplo, o próprio Valmir Pedro ou Rosa do Ouro [sem partido], Pastor Vilson Guedes [PMN], Dania Solange [PSDB], doutor Wagner Camapum [PTC], Mauri Lemes [PSDB])? É possível.
Também é possível, com apoio de Valmir Pedro (que tem tudo para se eleger deputado estadual em 2014 e, ele busca justamente potencial maior que o de 2010 e, o apoio de Lourencinho seria vital), um dos nomes seguintes sair na vice de Lourencinho: vereador Rones Maia (PR), presidente da Câmara; vereador Chiquinho (PDT), Ozires Ribeiro (DEM), Batista da Retífica (DEM) ou José Eustáquio Embravel (PP). Até lá, muita água passará pela orla da praia Generosa, no lago Serra da Mesa, mas 7 de outubro de 2012 está bem aí.
Sobre Rones Maia: ele deu verdadeira sacudida na política uruaçuense, atraiu (e atrai) tremenda atenção para a pessoa dele e para a atuação dele e, é o político mais popular da cidade. É povão. Seu prestígio anda tão alto, que tem admiração de maioria absoluta dos vereadores e já conseguiu apoio para se reeleger presidente da Câmara, órgão que deve presidir também ao longo de 2012. Quem primeiro afirmou querer Rones Maia presidente também em 2012 foram os edis Irmão (PPS, segundo-secretário), Zé Rosa (PMDB, vice-presidente) e Pastor Noraldino (PR, primeiro-secretário).
Remonta desde os tempos de Cabral a necessidade de que a área político-administrativa ganhe ajustes, eliminando males congênitos pontuais. O patrimônio maior de uma cidade é o seu povo. É o povo que elege os representantes. O povo espera - e tem o direito -, uma/de conviver com líderes políticos-administrativos que mirem ações em uma direção: o desenvolvimento econômico e social, crescimento ordenado, a melhoria da localidade, sem espaço vicioso para as ditas picuinhas.
Fica a dica para Lourencinho e outros que venham governar Uruaçu do próximo mandato em diante: mandar pra atuar no circuito Goiânia-Brasília quem for eleito/eleita vice-prefeito/prefeita em 2012 e posteriormente, tendo o Escritório de Representação Administrativa de Uruaçu em Goiânia. Onda de vice receber sem trabalhar já passou da hora de acabar em Uruaçu e outras cidades. Futuros vices têm mais é que mudar de Uruaçu e trabalhar em favor da terra dentro de Goiânia e Brasília.

Nenhum comentário: