sexta-feira, 29 de julho de 2011

NOTAS: 28/07/11

“Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio.”

Eugène Delacroix, pintor francês do Romantismo (1798-1863)

MINAÇU - De 28 e 30 de julho, XI Exposição Agropecuária de Minaçu. Entre os atrativos, exposição de animais; Rodeio; premiações; parque de diversão; e, shows - dia 28, Sérgio Reis; 29, Léo Magalhães; e, dia 30, três apresentações: Luiz & Leandro; Carlos Daniel & Rafael; e, Maxsuel & Raliston. A realização é da Prefeitura de Minaçu, via Secretaria Municipal do Turismo. O evento é apoiado por parceiros das iniciativas pública e privada. O prefeito Cícero Romão (PDSB) (foto) registra convite geral para que todos participem.

PM
Prefeito de Uruaçu, Lourencinho (PP) ganha homenagem da Polícia Militar do Estado de Goiás, com a Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes, nesta quinta 28, 19h, no Pátio da Academia da Polícia Militar, situada na rua 252, numero 21, setor Leste Universitário, em Goiânia. O evento integra as comemorações do 153º aniversário da PM-GO.

CAPITAL
A cidade de Goiás se transformou em capital simbólica do Estado dias 26 e 27, com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na oportunidade, foi lançada a Campanha do Desarmamento pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Na parte das homenagens, entrega de comendas da Ordem do Mérito Anhanguera a personalidades que se destacam na vida pública, inclusive o ministro. Entre os agraciados: Itaney Francisco Campos, desembargador e filho de Uruaçu; Júlio da Retífica, secretário de Estado Extraordinário para Assuntos do Norte Goiano; Gláucia Melo (esposa de Júlio); e, Cícero Romão (PSDB), prefeito de Minaçu.

PORANGATU
O prefeito José Osvaldo (PSDB) admitiu em público que tende apoiar Júlio da Retífica ou Gláucia Melo em 2012. Meio que sem enxergar longe e pensando miudinho, José Osvaldo deixa a desejar e o desgaste é enorme. Certos assessores do primeiro escalão dele na verdade são verdadeiros inimigos. Estúpidos, não sabem dialogar com as pessoas, desprezadas pelos mesmos.

ENQUETES
Enquetes realizadas no site do JC sempre chamaram atenção, demonstrando porcentagens de preferências populares. A atual, quinzena 16 a 31 de julho, foca a política porangatuense.

MARISA
Marisa dos Santos (PMDB), prefeita de Uruaçu nos mandatos 2001-2004 e 2005-2008, atua na saúde pública de Goiânia no período da noite. Durante o dia, cuida do pai, que há anos está com problemas de saúde e carece de atenção especial. As informações passadas pela mesma são de que não procede o comentário de que ela estaria indo para o PSDB. Da mesma forma, Marisa não pretende trabalhar no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).

PMDB
Zé Rosa e Joeli do Salão são vereadores em Uruaçu pelo PMDB. Não morrem de amores pelo diretório municipal, mas também não têm nada contra. Pré-candidatos à reeleição, certamente permanecerão na sigla. Os dois se dizem indispostos a mudar de partido. Os edis e o diretório se vigiam.

FORTE
Tem gente que diz: em Goiás o PMDB não ganha eleição e está superado. Pelo menos em Uruaçu, não está superado!

LEITBOM
Chamando atenção para o fechamento da unidade uruaçuense da Leitbom S.A., o Joeli do Salão pediu durante sessão de 20 de junho, que fosse formada uma comissão composta por vereadores para visitação a sede da indústria, localizada às margens da BR-153. Justificando que algumas dúvidas ficaram em aberto, ele lembrou que mais de duzentas pessoas perderam empregos, o que é ruim para as famílias dos envolvidos e, para Uruaçu num todo.

FOLHA
O governador Marconi Perillo (PDSD) anunciou na manhã deste 28 de julho: o Governo de Goiás e a Caixa Econômica Federal estão próximos de um acordo para que a instituição financeira seja a responsável pelo gerenciamento da folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. Ontem foi realizada licitação para contratação de instituição para prestação de serviços bancários, incluindo a folha dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo. O lance mínimo definido no edital era de R$505 milhões. Quatro interessados estavam presentes, no horário previsto, mas não se credenciaram para participar do pregão. De acordo com Marconi Perillo, logo depois, a Caixa demonstrou interesse em negociar com a administração a folha e, segundo o governador, “uma das premissas, é que haja recursos para saneamento básico, para consignados e  construção de casas.”

PHS
O PHS está de olho em tudo e traça planos e metodologias de trabalho do partido para as Eleições de 2012 e 2014. Em Goiás é presidido por Eduardo Machado e, em Uruaçu pelo jornalista Osvando Teixeira, editor-chefe do jornal Correio do Povo.

DETRAN
Alô políticos de Uruaçu!: Edivaldo Cardoso, presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), fala em implantar o Vapt Vupt do órgão em cerca de 70 cidades. Peçam, com qualidade, um para a cidade nortense.

SUDECO
O autor dessas linhas viu exageros mil sobre a não ida de Iris Rezende (PMDB) para a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste. Escolheram Marcelo Dourado. Iris acabou não indo devido o esvaziamento da Sudeco, recriada para existir com certa estrutura, que depois foi desfalcada. Mas na verdade, a deputada Iris de Araújo é quem pediu o emprego para o marido Iris Rezende, junto ao deputado federal Henrique Alves (RN), líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. Ela disse isso em recente entrevista a este colunista nas ondas da rádio Lago Dourado, AM uruaçuense.

CASA
Lourencinho busca colocar a casa em ordem 100 por cento, para poder investir muito, muito em obras, adentrando 2012 com sucesso maior e popularidade em alta.

2012
Valmir Pedro, diretor-administrativo financeiro da Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Goiasindustrial), quer, mas porque quer ser eleito deputado estadual em 2014, o que quase conseguiu em 2010. Lourencinho quer, mas porque quer ser reeleito prefeito em 2012. Meio que integrantes de alas políticas primas, se dividirem devem perder para o grupo tradicional de Marisa dos Santos. Jota Marcelo está editando reportagem que destaca a classe alta desse grupo de Marisa e que apresentará informações reveladoras acima da média. Entre os já ouvidos pelo JC, Solange Bertulino, presidente municipal da sigla, e, doutor Francisco Barroso, vice-prefeito afastado politicamente da Lourencinho e presidente do PR uruaçuense.

REPETECO
Em dezembro de 2008, esta coluna veiculou a seguinte nota, sobre o então Hospital São Vicente, no momento adaptado para se transformar em Hospital Municipal:
APARTAMENTO
Dia 5 de maio de 2001, o empresário Sandro Mabel, no então PFL (atual DEM) e sem mandato (por vontade própria), visitou Uruaçu, onde desencadeou visitas. Ao conhecer as instalações do Hospital São Vicente, pertencente ao médico doutor Francisco (organizador da estada do amigo no Município e hoje eleito vice-prefeito, pelo PR), Mabel tomou conhecimento de que um dos pacientes da unidade internados naquela data era Lourencinho, que passara por cirurgia. Mabel adentrou o apartamento do agora eleito prefeito, desejou boa recuperação, afirmou que desejava bastante saúde para o enfermo e claro, falou de política: “Vamos lá rapaz! Você e o doutor Francisco, esse homem bom que nem você, precisam unir forças, fazer parcerias e colocar essa cidade para alcançar desenvolvimento rápido. O povo precisa dessa união!” Jota Marcelo, repórter-colunista do não mais existente Jornal Tribuna (Uruaçu) estava presente, anotou as falas e relembra o caso agora, com a observação de que dias atrás as anotações dessa visita foram folheadas por acaso nos arquivos da vida. Detalhe: o mesmo Hospital São Vicente que pode se transformar, em 2009, no Hospital Municipal de Uruaçu. A canetada final seria de Lourencinho, em parceria com doutor Francisco. Tomara, com emendas orçamentárias do hoje deputado federal Mabel (PR).

PRP
Jorcelino Braga assumiu em Goiás o PRP, presidido em Uruaçu por Emerson Vaz. Recado para Vaz: na política é preciso ser desembaraçado e é preciso fazer parcerias. Só ficar pedindo, pedindo, pedindo não dá.

MUQUÉM
Está chegando a Romaria/2011 de Muquém. Muitos políticos pintarão no reduto religioso dia 15 de agosto pela manhã.

PAGAMENTOS
Conforme o JC adiantou meses atrás (em todo o Estado, foi um dos primeiros veículos de comunicação a informar o assunto), a folha salarial de todo o funcionalismo estadual volta a ser paga de uma só vez, a partir de hoje, 28, com a liberação de 100 por cento do valor líquido dos vencimentos de julho. Os servidores recebem os salários nas agências bancárias amanhã. Até o mês passado o pagamento vinha sendo feito em duas parcelas, com a primeira no valor líquido de 80 por cento e, depois 20 por cento.

BABILÔNIA
Aplausos para o desportista João Batista, que teve a ousadia de colocar para disputar o Campeonato do Norte/2011, o time uruaçuense do Babilônia, que se classificou na Fase inicial. Isso, sem ajudas, ajudas de políticos e da administração municipal.

--------------------------------------------------

ANDANÇAS
...Em antigo, mas precioso ditado o lembrete: Deus é tudo e o céu é o limite.

...A Cidade Editora Jornalística Ltda, que edita o Jornal Cidade e que pretende editar uma revista mensal, chega aos dez anos de existência contábil dia 11 de setembro de 2011.

...Nada a ver com o atentado terrorista acontecido nos Estados Unidos em 2001, mas a data havia sido escolhida no primeiro semestre daquele ano, em homenagem a Marcello Dantas, hoje repórter-fotográfico e acadêmico de Comunicação Social (Jornalismo), nascido em 11 de setembro de 1990.

...Assunto exposto em diferentes ocasiões ao longo de uma década de existência do Jornal Cidade e aqui reafirmado: o periódico jamais abandonará a vocação do jornalismo analítico, do jornalismo opinativo, do jornalismo interpretativo, do jornalismo coletivo, do jornalismo social. Vontade nenhuma alheia e dinheiro nenhum mudam essa determinação e prática da Editoria-chefe deste veículo de comunicação. Por isso, é que o JC é diferente. Quem não gosta de ler ou tem preguiça de ler, que não acesse o site, que não folheie as edições impressas. E, mais que ler, é aconselhável ler e compreender o que foi lido, para não dar vexame depois.

...Era fevereiro de 2002 quando, no início do mês, circulou a edição pioneira do Jornal Cidade.

...A Saneamento de Goiás S.A (Saneago) informa determinação de março: em Uruaçu, quem tem rede de esgoto sanitário na porta, mas não usa, será visitado e terá 30 dias para efetuar a ligação. Quem não tem a rede de esgoto sanitário na porta, terá 90 dias para realizar a ligação.

...Coordenador administrativo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Uruaçu, Mauri Fonseca de Souza tem apresentado atuação que rende elogios.

...Futebol uruaçuense: o Campeonato Municipal/2011 está chegando ao final, em suas diferentes Divisões: Braspedras e Babilônia disputam na Primeirona. E, Amabile/Torneadora Ripon e Associação Semeando Vida (A.S.V.) na Segundona. Analisando todo o andamento da dupla competição, o secretário municipal interino de Desporto e Lazer, Beto Ribeiro, analisa como positiva a promoção, comentando que a equipe de servidores da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (SMDL) tem exercido papel importante. Premiação, além dos troféus (primeiro ao terceiro lugares) e das medalhas: R$2 mil para o time campeão da Primeirona; R$800 para o vice; e, R$300 para o terceiro lugar. Na Segundona, R$1 mil para o clube campeão; R$400 para o vice; e, R$150 para o terceiro.

...Campinorte, cidade do Norte goiano: na noite desta quinta 28, abertura da II Feira do Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo. Com atrativos variados, a II Faictur vai até dia 31.

...Está praticamente certo que a cidade de Abadia de Goiás não vai mesmo receber os rejeitos radioativos das Usinas Nucleares de Angra 1 e 2. O Rio de Janeiro que fique com o lixo dele! Valeram as manifestações e toda a mobilização empreendidas, entre elas as promovidas (foto) pela organização não-governamental (ONG) ONG+ação, sediada em Goiânia. Comunicado da representação: ‘Na oportunidade, parabenizamos e agradecemos a todo povo goiano pela luta fortalecida e convicta, focada em defender e proteger nosso Estado. Cumprimentamos com imensa alegria e honra o governador Marconi Perillo [PSDB] por ter publicamente abraçado a causa e vem se empenhando em desenvolver assuntos relacionados ao meio ambiente. Goiás confia e aposta em você, governador.’. ONG tal, que comunica: estará em pleno funcionamento a partir do dia 4 de agosto 2011, na avenida Anhanguera, 5.766, Centro, Goiânia (em frente ao Jóquei Clube e a Caixa Econômica Federal), com os telefones (62) 3095-1272.

Uruaçu 28/07/11 - (Jota Marcelo. Colaborou: Marcello Dantas - JC On-line. Conteúdo postado originalmente na coluna AGENDA POLÍTICA, do site www.jotacidade.com e, posteriormente no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades)

Nenhum comentário: