domingo, 30 de dezembro de 2012

ENTREVISTA - Joeli do Salão: ‘O voto vem do trabalho’

Noite de 23 de dezembro e o vereador Joeli do Salão (PMDB), vitorioso uma vez mais - nas Eleições/2012 -, se fez presente na Redação do Jornal Cidade, quando, na rodada de entrevistas feita com os 13 parlamentares da legislatura 2013-2016 de Uruaçu, pontuou: “Voto vem do trabalho e, é sabido que os votos surgem de vários lugares em toda a cidade, de todas as partes da zona rural, ainda mais que sou ligado demais à zona rural, que, com orgulho defendo.”
Relembrando a não instalação de Comissão Especial de Investigação (CEI) em fevereiro último, para investigar denúncias praticadas pelo prefeito local: “Eu fui claro ao votar pela instalação da Comissão. Ela teria que ser aprovada, pois ajudaria muito a todos, atenderia interesses coletivos, com a população tomando conhecimento das justificativas e sobre as consequências do trabalho da CEI que seria feito naquele início de ano.”
Sobre investimentos e obras estruturantes, categorizou: “Estamos torcendo para que 100 por cento dos pedidos de Uruaçu se transformem em apresentação de emendas aos Orçamentos da União, através dos deputados e senadores.” Leia.

PERFIL
Joeli Gomes da Silva (Joeli do Salão) se lançou candidato pela terceira vez. No pleito 2004 ganhou 600 votos e no ano 2008, 324. Hoje é o vice-presidente da Câmara e único opositor de fato perante a gestão 2009-2012. Natural de Uruaçu, tem 41 anos (completados na quinzena inicial de outubro) e é cabeleireiro. Casado com Lucineide Hermano da Silva, tem os filhos Thalita Keule, Samuel Gomes e Kássio Gomes. Defende a zona rural; saúde; pavimentação; do esporte; educação; juventude; turismo; e, outros segmentos.


Joeli do Salão (durante entrevista na Redação): “Eu tenho moral para pedir votos em qualquer parte da cidade e do campo. O voto vem do trabalho”

Três campanhas, três vitórias. Satisfação grande - dessa vez com 439 votos?
Foi uma campanha simples, pedindo voto a voto, muito simples mesmo, sem muita propaganda eleitoral. Falo que foi a melhor votação proporcional que obtive até hoje, pois na primeira [Eleições/2004] tive 600 votos, quando cerca de 90 candidatos concorreram. Eu disputei por uma coligação com nomes que tinham grandes condições de vencer e, foi uma campanha que apresentou menor número de vagas de vereadores [cortadas pela Justiça Eleitoral em abril daquele mesmo ano]. Neste ano [2012] foi uma média de 130 candidaturas, disputa acirrada. Um maior número de pretendentes de parentes saiu candidato, pessoas que são de nossa família concorreram, todos querendo ganhar [em um exemplo, Maria das Neves {PSB}, também vitoriosa]. Teve e tem o grande desgaste da classe política, não só em Uruaçu, mas em todo o Brasil, infelizmente... Enfim, felizmente consegui vencer e fico muito orgulhoso devido isso. Agradeço demais a Deus e ao povo por terem me ajudado ganhar pela terceira vez consecutiva. Não é fácil conseguir votos, todos nós sabemos disso, ainda mais pedindo votos de forma honesta como eu sempre pedi. Fica a certeza de que nesse terceiro mandato eu vou me dedicar muito mais a um processo de tomar conhecimento maior do Regimento Interno da Câmara. Quanto mais leio, mais tenho vontade de saber ao máximo sobre o que determina o Regimento Interno.

Votos que vêm de onde, Joeli?
Sem enganar ninguém, eu tenho moral para pedir votos em qualquer parte da cidade e do campo. O voto vem do trabalho e, é sabido que os votos surgem de vários lugares em toda a cidade, de todas as partes da zona rural, ainda mais que sou ligado demais à zona rural, que, com orgulho defendo. Votos da família, dos muitos amigos, de pessoas de bem - mas muita gente de bem não teve como votar em mim -, que sabem da sinceridade do meu trabalho. São votos também vindos de várias categorias, segmentos, pessoas do [Poder] Judiciário votaram em Joeli do Salão. Os desportistas depositaram confiança mais uma vez, muita gente do setor Oeste. Na minha opinião, a atuação social que desenvolvo ajudou muito e, eu sempre ajudei, independente de ser candidato ou não. Minha assessora parlamentar ajudou bastante [Eurides Batista], o esposo dela [Monteiro Neto] se dedicou também. Tem, lógico, a importância da honestidade, sou honesto, correto e dedicado ao que faço, mesmo que em algumas situações eu fui incompreendido devido alguns acontecimentos...

...Em 27 de fevereiro, foi rejeitada instalação de Comissão Especial de Investigação para esclarecer supostas irregularidades na gestão do prefeito Lourencinho (PP). Surgiram mais denúncias, foram instaladas outras Comissões - uma delas presidida pelo senhor -, mas a rejeição do início do ano causou desgastes a Casa de Leis, inclusive para Joeli do Salão, mesmo tendo votado a favor da instalação da CEI. O que se viu em 2012 foi a pregação de renovação e as urnas espelharam bem esse desejo. Apesar de ter conseguido reeleição, fica a pergunta: se sentiu prejudicado com determinadas críticas e certos comentários?
Eu fui claro ao votar pela instalação da Comissão Especial de Investigação. Ela teria que ser aprovada, pois ajudaria muito a todos, atenderia interesses coletivos de Uruaçu, com a população tomando conhecimento das justificativas e sobre as consequências do trabalho da CEI que seria feito naquele início de ano. Como foi rejeitada, a população de Uruaçu se revoltou contra a Câmara. Mesmo votando a favor da instalação, fui injustiçado por terceiros em algumas situações. Os desgastes da Casa de Leis ainda são muitos e sou da opinião de que precisamos diferenciar mais nosso trabalho da Câmara, eliminando ao máximo o que for errado e sempre mirando no que é certo.
Nota da Redação (em 29/12/12): Joeli presidiu Comissão de Investigação e Processante (CIP) instalada para apurar denúncias feitas por membros do Conselho Municipal de Previdência do Município de Uruaçu (responsável pela gestão do Fundo de Previdência do Município de Uruaçu [Uruaçu Prev]). Meta: apurar se existiu ou não irregularidades referentes aos repasses financeiros, recolhimentos, sobre a realidade da contribuição que engloba a parte patronal. Ou seja: investigar iniciativas de Lourencinho (PP), prefeito de Uruaçu, quanto ao caso. O vereador Sil (PP) foi membro. Doutor Albert Sabin (PSD), o relator, que, ao apresentar o Relatório Final durante sessão de 26 de dezembro, expôs ser contrário quanto a qualquer ato punitivo ao chefe do Poder Executivo por parte da CIP, face o mesmo não ter sido notificado pessoalmente (para se defender ou não), mas sim através de veículos de comunicação. Joeli se posicionou contra o Relatório e fez uso da palavra na sessão. O caso gerou debates acalorados, com participação, ao microfone, de outros edis

Hoje, 23 de dezembro, como o senhor avalia a questão da disputa pela presidência 2013 da Câmara?
Analiso essa causa com naturalidade. Nos bastidores, existem diferentes alas políticas na disputa, existem mais de um candidato, mas geralmente a torcida na Câmara é para que haja consenso. O clamor geral é para que sempre a pessoa que vai comandar a Câmara possa se esforçar ao máximo para conduzir bem os trabalhos legislativos, administrativos, financeiros e institucionais.

Colegas seus eleitos têm comentado muito nessa rodada sobre o setor Oeste, grande reduto uruaçuense onde o senhor mora e que tantas deficiências apresentam. Citando áreas, na sua ótica que problemas devem ser sanados com urgência maior por lá?
Faço questão de relembrar que nos meus dois mandatos lutei bastante para levar melhorias para aquele lugar, que realmente precisa de investimentos. Região grande, população grande, então as deficiências não são poucas e a nossa região ficou meio que esquecida ultimamente, apesar das cobranças que ajudei fazer na Câmara. O comentário é geral e comigo não poderia ser diferente, envolvendo a área da saúde pública: temos que abrir mais um Posto de Saúde naquela região, pois são apenas dois e mesmo assim um é basicamente para atender os usuários da zona rural. Juntamente com isso, esses Postinhos precisam sempre estar funcionando, bem estruturados, contendo médicos, outros profissionais e sem faltar equipamentos e medicamentos. No setor esportivo, temos que regularizar a área do campo Salvador de Andrade, chamado de Caldeirão. A Prefeitura comprou um pedaço do terreno, mas ficou outra parte sem desapropriar. Esse campo precisa ser gramado também e, eu gostaria de ver mais um ou dois campos construídos no setor Oeste, mesmo que sem grama por enquanto. A região precisa também de um ginásio de esportes, pois o mais próximo, Tancredo Neves, já tem utilização constante. Através de diferentes ações, o meio ambiente pode receber atenção por ali e, aí entraria a questão da construção de um parque e de praças, onde as pessoas poderiam curtir seus momentos de lazer e praticar atividades físicas. Educação no setor Oeste: precisamos de mais creches [Centros Municipais de Educação Infantil {CMEIs}], também melhorarmos as escolas existentes. Como os problemas são inúmeros, cito ainda a falta de asfalto, o asfalto sucateado, a deficiência na iluminação, o problema no recolhimento do lixo. Temos que melhorar diversos aspectos urbanísticos. As famílias do setor Oeste convivem com a expectativa de receber suas escrituras e torço para que possamos atuar, ajudar por meio da regularização fundiária. Temos a BR-153 e muitas vontades e necessidades de mudanças para melhor, envolvendo a mesma. Seriam desde mudanças do cenário, aspecto das duas margens, chegando a sua duplicação, construção de passarelas e viadutos. Envolve muito dinheiro, pois é obra grande, mas esperamos atenção maior do governo federal quanto a isso. Não só no setor Oeste, mas em toda a cidade, os problemas existem, a população sofre e tenho certeza de que a nossa prefeita eleita Solange [Solange Bertulino {PMDB}], a Câmara, todo o nosso grupo de trabalho, pessoas que representam a sociedade, sempre lutaremos para as conquistas chegarem. Estamos torcendo para que 100 por cento dos pedidos de Uruaçu se transformem em apresentação de emendas aos Orçamentos anuais da União, através dos deputados e senadores goianos, de uma forma especial por meio de nossos aliados.
Nota da Redação: em 15 de agosto, o governo federal lançou a duplicação da BR-153 (considerada uma das mais importantes do Brasil) no trecho Anápolis-GO - Palmas-TO. Essa melhora da logística rodoviária, em especial com a duplicação, é aguardada há décadas. Com o pacote de concessões lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT), é esperado um aquecimento da economia e o aumento dos investimentos no País. No Congresso, existe a Frente Parlamentar em Defesa da duplicação da Rodovia BR-153, presidida pelo deputado federal César Halum (PSD-TO) e movimento suprapartidário que agrupa quase 250 parlamentares. Como meta, a defesa da duplicação de um trecho de 1,8 mil quilômetros, entre Anápolis e Belém-PA. Em 1,942 mil quilômetros de extensão (percurso Goiás-Pará), a rodovia soma apenas 142 quilômetros duplicados (Anápolis - Brasília-DF)

Que sugestões daria para o Poder Executivo, em se tratando da área esportiva, benefícios para o esporte de Uruaçu?
Eu sou desportista, gosto demais do esporte e se tivesse condições ajudaria muito mais. Uruaçu é uma cidade repleta de desportistas que gostam de praticar, estar envolvidos com a causa. O esporte de Uruaçu precisa de uma sacudida, devemos investir no marketing esportivo, implantar um visual esportivo, oferecer mais e atrair mais atenções. Precisamos de ações e torço para que possamos realizar ações esportivas com destaque maior. Muita gente em Uruaçu deveria valorizar e apoiar mais o esporte. Eu torço muito para que os nossos espaços esportivos sejam melhorados, ampliados e que as competições se sucedam, uma atrás da outra. As competições existem para ser promovidas e disputadas. Através de parcerias isso é possível.

Quais são as principais carências da zona rural, outra grande bandeira que defende?
Basicamente é a questão da organização e da conservação das estradas. Temos que patrolar as estradas da zona rural, mas bem patroladas e, não deixar que as mesmas fiquem abandonadas. Temos as pontes, que não podem ser esquecidas. Por esses caminhos é que toda produção é escoada, por ali é que as pessoas se locomovem, indo e vindo. Temos também o problema da falta de segurança no campo, que poderia ser diminuído com a aquisição de patrulhas rurais, em parceria com os órgãos de segurança, pois aí teríamos como fazer um serviço mais abrangente, com circulação maior de segurança na zona rural. Outros problemas: as escolas precisam ser melhoradas e, o serviço do transporte escolar não pode, de jeito nenhum, continuar como está, com os prestadores de serviço trabalhando com atrasos no pagamento. A zona rural também tem os desportistas, pessoas de várias idades, que gostariam de receber uma atenção maior. Temos que dar um jeito de levar o esporte até essas pessoas, promovendo eventos esportivos na zona rural e viabilizando espaços para que também possam praticar esporte onde moram.

Administração 2013-2016 de Solange Bertulino: quais são as suas expectativas?
Eu acredito que a Solange vai realizar um bom trabalho, creio que ela deve administrar com muita natureza, trabalhando muito em favor do povo de Uruaçu. As dificuldades são muitas, mas usando a inteligência, ouvindo os aliados, fazendo parcerias pelo bem da nossa cidade, ela tem tudo para acertar.

Parceiro de longas jornadas, o deputado Pedro Chaves (PMDB) é peça chave para ajudar Uruaçu novamente?
Nossa! Demais! É uma pessoa honesta, sincera, sabe ouvir as pessoas e valoriza os parceiros. Se Deus quiser, vamos constituir muitas parcerias com ele para que Uruaçu possa ser contemplada com diversas verbas, ajudando suprir as deficiências de nossa cidade. O deputado Pedro Chaves sempre foi bem-vindo a nossa Uruaçu e assim continuará.

Foi procurado, consultado para ajudar na formação do secretariado?
Nosso partido, PMDB, é constituído por diversas pessoas, formando uma base de trabalho. Nós, do PMDB, temos as siglas aliadas que ajudaram eleger a Solange, que com paciência, sem barulho, vem trabalhando nesse sentido e, certamente, abrindo espaços para todos os aliados trabalharem por Uruaçu no próximo mandato. Eu, pessoalmente, não fiz nenhuma indicação, mas de forma coletiva, todos nós do PMDB ajudamos e torcemos por uma grande Administração da Solange.

Professora Eunice presidente do PMDB de Uruaçu, através dos votos dos correligionários em 25 de novembro. Da mesma forma, em 15 de dezembro, o deputado estadual Samuel Belchior se tornou presidente do PMDB de Goiás. Comente.
Isso quer dizer renovação, tudo feito de maneira democrática, sem atropelos. A Eunice é uma grande companheira, se dedica muito e sabe defender muito bem os interesses do nosso partido. Excelente escolha o nome dela e devemos todos, dentro do PMDB, louvar o trabalho desenvolvido pelo nosso último presidente, que é o Ademir Sandoval. Inteligente e experiente, o Samuel Belchior é nosso amigo, deputado que se preocupa com a nossa região e que busca trabalhar em nosso favor. O partido está entregue em boas mãos e sempre estarei apto para ajudar.

Iris Rezende estará de volta em 2014 para ganhar o Governo de Goiás?
O nosso partido tem todas as chances de ganhar as Eleições de 2014, mas para isso temos que trabalhar muito nesses dois anos por todo o Estado. O Iris Rezende Machado foi um grande governador, além de ter obtido sucesso em outros cargos públicos que ele ocupou. É a pessoa que mais se dedicou ao PMDB de Goiás em todos os tempos. Vejo no nome dele uma excelente alternativa para vencermos as Eleições e Uruaçu, com certeza, vai ajudar nisso, pois temos um grupo político muito dedicado aqui em Uruaçu.

Suas considerações finais e registro de agradecimentos.
Agradeço a Deus por esta oportunidade de marcar presença na Redação, concedendo esta entrevista, dentro do importante trabalho que o Jornal Cidade desenvolve, abrindo oportunidades para que cada vereador e a nossa prefeita possam informar suas pretensões, os seus planos de trabalho. Fica, então, o meu muito obrigado e parabéns pelo trabalho da equipe do periódico!


Joeli do Salão (em santinho), sobre o setor Oeste: “Nos meus dois mandatos lutei bastante para levar melhorias para aquele lugar, que realmente precisa de investimentos. Região grande, população grande, as deficiências não são poucas e a região ficou meio que esquecida ultimamente, apesar das cobranças que ajudei fazer”

Uruaçu 30/12/12 (com ajustes técnicos) - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Jornal Cidade [postagem original]). Nota: esta entrevista está postada no site do Jornal Cidade - www.jotacidade.com/Regionais -, e no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades - http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/. Outras informações: coluna Agenda Política, do referido site. Postagem: Marcello Dantas

Nenhum comentário: