sábado, 29 de dezembro de 2012

ENTREVISTA - Paulinho da Ambulância: ‘Sou uma pessoa humilde e quero continuar com minha humildade’

Entrevistado na Redação do Jornal Cidade em 20 de dezembro, o vereador Paulinho da Ambulância (PT), eleito por Uruaçu nas Eleições/2012, afirmou: “Sou uma pessoa humilde e quero continuar com minha humildade.” Também: “A gente tem um serviço prestado para a comunidade, mas nunca cobrei pelos serviços prestados. Jamais cheguei até as pessoas e pedi votos falando que eu fiz isso ou aquilo.”
Sobre investimentos estruturantes, assinalou que Uruaçu carece de várias melhorias.
A rodada de entrevistas, realizada com os 13 parlamentares vitoriosos em 7 de outubro, visa torná-los muito mais conhecidos, afinal são legítimos representantes do povo. Leia.

PERFIL
Paulo Roberto dos Santos, que por ser motorista concursado da Prefeitura desde 1991 (comissionado, já havia atuado dois anos) leva o apelido de Paulinho da Ambulância. Tentou em 2008 (164 votos), 2004 (196) e 2000 (186). Nascido em Uberaba-MG, foi registrado em Palminópolis-GO, mora em Uruaçu desde 28 de julho 1978, chegou aos 57 anos dia 4 de julho (data natalícia do Município). Casado com Agripina Carneiro Rezende dos Santos, tem os filhos Adriana, Ana Paula, Alex e, “orgulhosamente” cinco netos.


Paulinho da Ambulância (durante entrevista na Redação): “Deus me deu essa oportunidade, após várias tentativas e, agora consegui o objetivo: ganhar e ser vereador. A gente tem um serviço prestado para a comunidade, mas nunca cobrei pelos serviços”

Após diferentes tentativas, eis que Paulinho da Ambulância ganha vaga na Câmara, com 398 votos. Como analisa essa realidade?
Só Deus! Deus me deu essa oportunidade, após várias tentativas e, agora consegui o objetivo: ganhar e ser vereador na cidade de Uruaçu. A gente tem um serviço prestado para a comunidade, mas nunca cobrei pelos serviços prestados. Jamais cheguei até as pessoas e pedi votos falando que eu fiz isso ou aquilo. Nunca! Só pedi votos, normalmente. Isso, agora em 2012, para a minha pessoa e para nossa candidata [a prefeita], que foi a Solange Bertulino [PMDB]. Dedico essa vitória ao meu Deus, a minha família e aos meus amigos.

Saúde Pública de Uruaçu hoje. Fale sobre o que mais carece ser melhorado nessa área que o senhor conhece tão bem.
Precisam ser melhoradas várias questões, como por exemplo: faltam médicos para as crianças; ortopedistas... É preciso existir um atendimento melhor; precisamos de mais remédios; falta maior e melhor prestação de serviços para a comunidade. Os Postos de Saúde têm que ser organizados, melhorando toda a estrutura humana e a material. Têm médicos concursados para atender oito horas e só atendem, me parece, duas horas. Essas mesmas melhorias precisam ser feitas também no Cais [Unidade Municipal de Pronto Atendimento {UMPA}, o Ambulatório 24 Horas - Centro de Assistência Integral à Saúde {Cais}] e na sede da Secretaria [Municipal] da Saúde. É o carro-chefe da nossa comunidade, vejo ser a primeira Secretaria. Depois vêm a Secretaria [Municipal] da Educação e, as outras.

Com o passar dos anos, não existe preocupação exagerada com grandes estruturas, enquanto faltam muitos investimentos básicos?
Concordo que tem muita coisa para ser melhorada. Falta sim, investimento básico! Falta um Hospital Municipal, porque estamos à mercê de dois: o Hospital Ortopédico e o Hospital Santana, mas creio que a Solange vai resolver esse problema. Temos que ter urgentemente um Hospital Municipal ou um Hospital Regional.

Que outras bandeiras defenderá no Poder Legislativo?
Fomos eleitos para a comunidade e temos que defender a área da saúde pública, do esporte, da educação, do meio ambiente... Temos que lutar por todas as áreas. Sendo bem para o povo, temos que lutar.

O senhor é morador tradicional da Vila Dourada II. Quais são as maiores demandas das Vilas Dourada I e II e adjacências?
Precisamos passar o Postinho da Vila Dourada para lá, porque ele fica na região central [trata-se do Posto de Saúde 7 {PSF 07}, estabelecido na rua Benedito Almeida Campos, 50, Centro]. Limpar, organizar a praça, que está com lixo, animais mortos. Fazer asfalto no trecho de ligação da rua 2 com a rua Gurupi [em obra que se estenderia até o setor Casego], que também deve ser iluminado. Fazer um espaço recreativo onde todos possam se divertir, inclusive os idosos e, o pessoal que joga truco, que sempre tem cobrado, desde minha primeira candidatura. Precisamos melhorar a quadra de esportes da Escola [Escola Estadual de Vila Dourada], trocar piso, cobrir. No Parque São Jorge, precisamos fazer meio-fio, melhorar a iluminação, fazer limpeza pública. Temos também que construir a praça da Igreja Cristo Rei, que poderia contar também com uma academia ao ar livre.

Recentemente, o vereador eleito teceu comentário com os editores que realizam a entrevista sobre troca de nomes de ruas uruaçuenses. Comente.
Sou contra vereador estar mudando o nome de ruas. Se tiver que homenagear alguém que homenageie em vida. Como vou chegar lá em Goiânia [-GO], passar o endereço e a pessoa chega aqui e vê a observação: não, essa rua agora tem o nome fulano de tal. Não existe isso! Rua... Você coloca o nome, acabou! É igual o seu nome: você troca todos os dias? Não troca! Quando surgir novos loteamentos, aí sim. Inclusive, eu tenho família que já me pediu para colocar o nome do Tio Neca, o saudoso Sebastião dos Santos, mas eu disse: Deixa surgir primeiro um loteamento!...

...O senhor concorda com a implantação de loteamentos a torto e a direito?
Tem que ser dentro nos trâmites legais, pois se fizer as coisas bagunçadas aí o prefeito [ou prefeita] já começa bagunçar e fazer coisa errada. Não podemos esquecer: o mundo é nosso. Aproveitando, sobre o meio ambiente: temos que zelar por ele, respeitar os córregos, os nossos rios, as lagoas, as nascentes, nosso lago Serra da Mesa. Muitas áreas precisam ser reflorestadas, arborizar [os leitos] 20, 30 metros.

Sua aliada e prefeita eleita Solange Bertulino tem tudo para acertar?
Tem tudo sim! Foram eleitos seis vereadores do lado dela [mesma ala política dento da campanha eleitoral], e sete foram eleitos pela oposição, mas isso não vem ao caso porque me lembro deles pedindo votos à comunidade, dizendo que só queriam fazer o bem para nossa comunidade.

Existem várias fofocas político-administrativas na cidade. Isso lhe preocupa?
Não preocupamos. Somos pessoas de Deus, honestas e não preocupamos com isso, pois o que sabemos fazer é trabalhar, com certeza. Depois da Eleição, descansei só cinco dias, continuei trabalhando e estou na luta. Não paro.

O PT indicou algum nome para o primeiro escalão da Administração 2013-2016?
Sim.
Nota da Redação: conforme já informado neste periódico, a prefeita eleita idealizou anunciar o secretariado dia 1º de janeiro. O Jornal Cidade teve acesso a praticamente todos os nomes do primeiro e segundo escalões, porém optou pela (ainda) não publicação

Lula, seu companheiro petista, presidente da República nos dois últimos mandatos, teria tanta culpa no cartório? É justa toda essa rede de denúncias sobre ele?
Grande Lula, grande homem Lula, vem da zona rural, grande trabalhador! O Brasil só teve o que ganhar com o presidente Lula. Todos os partidos têm aquelas pessoas que querem entrar na vida pública para ganhar vantagem, mas o Lula anda sendo injustiçado. Todos os partidos têm isso. O PT, o PSDB, o PMDB, o PR, todos.

Eleições/2014. O PT virá forte?
Estamos lutando para isso, principalmente em nossa cidade de Uruaçu, porque o PT foi fundado e é composto por pessoas trabalhadoras, pessoas que querem o bem para a comunidade. Temos condições de ganhar o Governo [de Goiás] daqui dois anos. Futuramente o PT vai lançar candidato a prefeito de Uruaçu. E, nós temos uma corrente muito forte em Brasília [-DF] para acarretar recursos para o nosso povo. Já têm pedidos feitos, atendidos com emendas solicitadas, conforme esse mesmo jornal já publicou.

Existe a possibilidade de o próximo presidente da Câmara Municipal de Uruaçu ser Jairo Balbino, indicado pelo PT?
Eu, o Jairo e o Zorão éramos pré-candidatos, mas dois petistas tinham que ceder e, eu e o Zorão cedemos a vaga para o compadre Jairo. Sempre falamos que entre nós não existe atrito. Sempre lutamos pela presidência, que foi um compromisso feito entre os partidos da coligação [o grupo indicar um petista] que ajudou eleger a Solange [além do PT e do PMDB, a majoritária reuniu o PSB e o PC do B]. Fizemos várias reuniões, com partidos aliados e, chegamos a um acordo, reunimos a Executiva e foi escolhido o Jairo. Eu e o Zorão abrimos mão, foi um consenso, uma democracia.

Que análise faz da nova safra de vereadores uruaçuenses?
Os 13 vereadores eleitos são todos pessoas boas, são meus amigos. Não tenho inimizades com nenhum deles e nem na cidade. Tenho, sim, boas amizades, tenho meu nome a zelar e, quero trabalhar pela nossa comunidade uruaçuense. Já faço isso há 22 anos e quero continuar nessa humilde caminhada. Não tenho nada a reclamar deles, todos são maiores, são pessoas que têm suas índoles. Eu penso que eles vão entrar lá para fazer o bem para a comunidade.

Fale sobre os valores familiares.
Primeiramente Deus, depois a sua saúde e de sua família. Depois a família, os amigos, aqueles verdadeiros. Para mim é Deus e família. Que todos os uruaçuenses sejam felizes! Um grande Natal para todos e um próspero ano-novo. Que todos sejam felizes com a família, os amigos. Que todos pensem em Deus, porque só Ele é o nosso caminho. Sem Deus ninguém é nada na vida.

Momento para as considerações finais e os agradecimentos.
Agradecer a comunidade pelos votos que tive, todas as portas que eu bati estavam abertas. Não teve ninguém que me rejeitou. Agradecer a todos, toda a comunidade uruaçuense pelo apoio que têm dado a minha pessoa, quem tem falado bem da minha pessoa. Só tenho que agradecer a todos. Pegar na mão de Deus... Senhor, aqui está seu filho! Onde o Senhor for, eu estarei junto... Sou uma pessoa humilde e quero continuar com minha humildade. Quero morrer com ela. Para mim é uma grande honra ser honesto, é pegar com Deus e ser homem. Entro em qualquer loja e compro em qualquer lugar. Você tem nome! Se você é desonesto, você não tem esse nome.


Paulinho da Ambulância (em santinho): “Os 13 vereadores
eleitos são todos pessoas boas, são meus amigos”

Uruaçu 23/12/12 (com ajustes técnicos) - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Jornal Cidade [postagem original]). Nota: esta entrevista está postada no site do Jornal Cidade - www.jotacidade.com/Regionais -, e no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades - http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/. Outras informações: coluna Agenda Política, do referido site. Postagem: Marcello Dantas

Nenhum comentário: