sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

'EDITORIAL' – Uruaçu (mundo) – Lourencinho, Valmir, Solange e as redes


Bom seria se o cenário político-administrativo uruaçuense apresentasse hoje mais nomes para composição desse assunto aqui, mas, pelo menos no momento, apenas esses três personagens são figurantes. Figurantes nesse episódio: Uruaçu (mundo) – Lourencinho, Valmir, Solange e as redes...
Determinadas pessoas questionam os editores deste periódico se os políticos Lourencinho (foto 1) e Valmir Pedro (foto 2) procedem corretamente ao postarem conteúdos nas redes sociais mostrando adversidades existentes em Uruaçu. Adversidades existentes para toda a população, todos os visitantes, todos os transeuntes.
Claro sim, procedem corretamente, pois antes de políticos são cidadãos comuns pagadores de impostos, tributos e taxas, inclusive nascidos na melhor cidade do Norte goiano. Antes de políticos, são torcedores de Uruaçu. Antes de políticos, ambos lidam (via diretamente, familiares, amigos, assessores e através de colaboradores) com postagens legais (ou alguém prova que eles já fizeram alguma postagem ilegal?).



Prefeita de Uruaçu, Solange Bertulino (foto 3) detém qualidade excepcional (ao contrário da maioria dos prefeitos de ontem e hoje): ela não tem preguiça de dialogar e dialoga com qualidade em qualquer situação, sob astral positivo mediano para ótimo. Solange Bertulino não é boba nadica de nada e besta é quem imagina que ela é otária. Por ser assim, a prefeita também não está errada em se comportar de forma republicana diante das postagens feitas por Lourencinho e Valmir Pedro, pois errada seria se saísse atirando (como [ainda] desejam alguns aliados dela) diante de tais fatos. Fatos são verdades, verdade é o que existe. Em linhas gerais, a situação ruim seria de realidade idêntica com qualquer um deles no comando do Poder Executivo. Em poucos exemplos, buracos, escuridão, salários atrasados, rejeição e outras ruindades mais são realidades em quase todo governo (infelizmente!). Com Lourencinho (2009-2012) foi idêntico. Se Valmir tivesse sido eleito para governar (2013-2016), seria de maneira idêntica. Não porque gostariam que assim fosse, mas por causa da limitação que reina nas Prefeituras quase geral.
Óbvio que em postagens pontuais deles existem exageros totalmente errados (facilmente identificados), mas o intuito (coletivo) de Lourencinho e Valmir Pedro parece não ser ficar cutucando Solange Bertulino, mas sim – dessa forma avaliamos –, estão provocando e chamando para o debate. Apenas a prefeita? Não! Os dois, ao que tudo indica, sem terem combinado, estão provocando e chamando para o debate direta e indiretamente não apenas 40 mil pessoas (hipotético número de habitantes de Uruaçu), mas sim quantas pessoas interessadas aparecerem, no universo de mais de 7 bilhões de habitantes da Terra, algo possível devido a força enorme das redes sociais, fora outras alternativas para contatos.
Muita gente ainda não sabe, mas a Justiça Eleitoral – fruto da pequena reforma eleitoral transcorrida dentro de 2015 no Congresso –, estabelece já ser permitido todo pré-candidato (a prefeito e a vereador [não existe, de fato, pré-candidato a vice-prefeito]) participar de debates, fazer propostas. O que não pode é pedir votos.
Certos (em linhas gerais) nas atitudes, enfim, Lourencinho e Valmir Pedro não estão fomentando guerras, mas debatendo realidades, propondo isso-aquilo e, no caso, de um ou outro ser eleito dia 2 de outubro próximo, está registrado que a pretensão (de um ou outro) seria proceder assim-assado diante dos assuntos evidenciados.
Certa (em linhas gerais) com os procedimentos que vem mostrando frente as tais postagens, Solange Bertulino apresenta sabedoria enorme ao não reagir com falácias e atitudes apelativas. Ao mesmo tempo ela prossegue trabalhando, lutando para reduzir adversidades das zonas urbana e rural.
Certos veículos de comunicação detestam as redes sociais (cada um tem seus motivos). O JORNAL CIDADE adora 100% as redes sociais. Podiam até inventar algo que permitisse acesso gratuito 24 horas à internet em todo pedacinho de chão de nosso planeta.

Nenhum comentário: