sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Mário Ribeiro de Freitas: 97 anos de honradez absoluta


A família se reuniu, dia 31 de dezembro de 2015, para comemorar o aniversário do patriarca, que, com atenção e feliz, conversa com todos.

Em foto histórica, na tarde de 31 de dezembro de 2015, na casa do aniversariante de 97 anos - Atrás: Izanita Ribeiro Jaber (esq.), filha; Irenilde Ribeiro de Freitas, filha; Mário Ribeiro de Freitas (Senhor Mário); nora Raimunda Rodrigues Freitas; Ivanilde Ribeiro Carvalho, filha; e, nora Marlene Monteiro de Freitas, viúva de Dorival Ribeiro de Freitas, filho falecido em 1999. E, frente: neto Adão Santana Freitas (esq.), descendente da filha Izabel Ribeiro de Freitas (falecida em 2014); Idenilde Ribeiro de Freitas Martins, filha; Mário Ribeiro Filho (Marinho), filho caçula; Delcides Ribeiro de Freitas, filho; Demival Ribeiro de Freitas, filho; e, Dianair Ribeiro de Freitas, de todos o filho mais idoso e esposo de Raimunda – Foto: Márcia Cristina

Senhor Mário, filho de Aristides Ribeiro de Freitas e Izabel Fernandes de Carvalho, se tornou um renomado pai de família – Fotos: Álbum de família/Arquivo

 Senhor Mário no sítio. Ligação com a zona rural desde criança

Senhor Mário habitualmente está presente na Feira Livre de Domingo e na Feira do Produtor, acompanhando o filho Marinho e a nora Heliane Felix. Nesta foto, ele proseia com dois parentes: José Fernandes (Dé) (meio) e José Bonifácio (Zezito) (dir.)

31 de dezembro de 1918: nascia em Pilar de Goiás, Mário Ribeiro de Freitas, o que significa afirmar que no último 31 de dezembro o Senhor Mário completou 97 anos de idade. Bem jovem, com a família, coordenada pelos pais Aristides Ribeiro de Freitas e Izabel Fernandes de Carvalho, mudou para a hoje Uruaçu, em época que a localidade dava os passos iniciais, com a concretização da saga visionária de Gaspar Fernandes de Carvalho (Coronel Gaspar), desbravador-fundador do reduto.
Também jovem, o aniversariante casou com a prima Agripina Fernandes de Carvalho, com quem teve 11 filhos repletos de saúde.
Em agosto de 2004, a esposa foi chamada por Deus. Dona Agripina, uma grande matriarca e filha de Arthur Fernandes de Carvalho e Lucília Fernandes de Carvalho.
Senhor Mário chegou aos 97 anos em 2015 e, o que acontece há mais de 80 anos repetiu-se na data: a família se reunir para comemorar o aniversário do patriarca, que, atencioso e contente, dialoga com todos.

Consideração e emoção nos depoimentos dos filhos e de outros familiares
O JC e o Blog destacam a comemoração dos 97 anos de Mário Ribeiro de Freitas (Senhor Mário), morador tradicional de Uruaçu, inclusive publicando depoimentos de filhos e outros parentes, que, unanimente destacaram à reportagem a humildade, o correto trabalho profissional, a honradez, a honestidade, a presença marcante na condição de esposo, pai, líder familiar.
Moradores de centros diversos, eles nasceram em Uruaçu, sem jamais darem chance para a falta de contatos com o patriarca.
Durante o evento comemorativo de 31 de dezembro de 2015 no lar do aniversariante, os editores do periódico dialogaram com eles e todos reservaram atenção para a reportagem de forma ordeira, educada e enalteceram o respeito, a consideração que nutrem para com Senhor Mário. Depoimentos prestados também com emoção, inclusive causando outras emoções. Confira.

Dianair Ribeiro de Freitas – De todos, é o filho mais velho (nasceu em 16 de maio de 1937) e mora em Abadiânia-GO. Casado com Raimunda Rodrigues Freitas, é pai de três filhos (dois homens, uma mulher) e avô de uma neta. Ele disse se sentir “muito orgulhoso” em ser filho do Senhor Mário. “É um pai bom pra mim! É um homem sem defeito”.

Wesley Ribeiro de Freitas Ele é neto paterno do Senhor Mário e filho de Marlene Monteiro de Freitas, viúva de Dorival Ribeiro de Freitas, segundo filho mais idoso do aniversariante e falecido em 6 de janeiro de 1999. O casal teve outros três filhos (um homem, duas mulheres). Ao todo são três netos e uma neta. Dizendo ter “orgulho grande por fazer parte da família”, Wesley comentou também se sentir “honradíssimo” e destacou: “Não é qualquer um que faz 97 anos não”.

Delcides Ribeiro de Freitas Terceiro filho do Senhor Mário, é engenheiro civil aposentado pela Saneamento de Goiás S/A (Saneago), onde iniciou trabalhando com estagiário. É casado com a farmacêutica Maria das Graças Cantuária de Freitas, residem em Uruaçu e têm três filhos (um homem, duas mulheres) e, um casal de netos. Denominando o pai como guerreiro, baluarte e que sempre soube repassar valores morais, destaca: “É uma pessoa honesta, sempre gostou de trabalhar. É um presente de Deus para nós, que sabemos disso! Vê-lo fazer 97 anos é algo muito especial”

Adão Santana Freitas – Descendente de Izabel Ribeiro de Freitas (filha do Senhor Mário falecida em 9 de setembro de 2014), o mesmo possui quatro irmãs. Nesse núcleo familiar são quatro os bisnetos do aniversariante (um homem e três mulheres). Adão opina que dentro de Uruaçu o avô materno é um dos bons valores. “Considero ótimo ser neto dele, é uma honra muito grande”, comenta, sem esquecer de elogiar também os pais dele. “Tenho também orgulho dos meus pais”.

Izanita Ribeiro Jaber Filha do Senhor Mário, mora em Porangatu-GO, é mãe de cinco filhos (dois homens e três mulheres; um deles falecido) e possui nove netos (seis homens e três mulheres). Avaliando o pai como “um herói e bom”, lembrou da mãe: “Ela foi muito boa também. Criar 11 filhos não é fácil e eles conseguiram”. “O meu pai não precisa de mais nada”, categoriza.

Demival Ribeiro de Freitas Filho do Senhor Mário, residente em Anápolis-GO, é casado com Aparecida Pereira de Freitas. Deram ao aniversariante dois netos (um homem, uma mulher) e quatro bisnetos (três homens e uma mulher). Expressando que para ele, o pai “é a melhor coisa do mundo”, Demival evidencia no pai o companheirismo, a honestidade, a alegria, a simplicidade, o exemplo “em tudo”. “Até para votar [em eleições políticas] seguimos ele”, narra, informando que o aniversário do Senhor Mário “é comemorado há mais de 85 anos. Antes, vinham mais parentes, e, com tempo, participam os mais próximos”.

Sebastião Ribeiro de Freitas – Com o sétimo dos filhos do Senhor Mário, não tivemos contato, dia 31 de dezembro. Habitante uruaçuense, apelidado de Tiãozinho da Saneago, é pai de seis filhos, informou uma das irmãs.

Ivanilde Ribeiro Carvalho – Filha do Senhor Mário, mora em Uruaçu, é casada com Benedito Martins Carvalho (Dito). Eles têm quatro filhos (um homem e três mulheres), somando seis netos (quatro homens e duas mulheres). “Um pai presente, bondoso, maravilhoso. Dá assistência a todos os filhos. Um grande pai de 11 filhos”, comenta Ivanilde.

Irenilde Ribeiro de Freitas Mora junto com o pai. É mãe de Daihana Freitas, que tem uma filha. “Meu pai é tudo na vida. Ele é um guerreiro e herói. Há anos ajudo cuidar dele, da mesma forma que cuidava da minha mãe. Fazer 97 anos é significante e ele é um grande patriarca da família”, diz Irenilde.

Idenilde Ribeiro de Freitas Martins – Filha mais nova do Senhor Mário, reside em Uruaçu, é casada, mãe de duas filhas e tem dois netos (um homem, uma mulher). Para ela, o pai significa “tudo: amor, carinho... Sou alegre por tê-lo como pai e por pertencer a família dele”, comemora. “Somos privilegiados e todos se respeitam”, ressalta.

Mário Ribeiro Filho É o caçula geral do Senhor Mário. Casado com Heliane Felix, mais conhecido como Marinho, tem um casal de filhos e um neto. Feirante; servidor da Prefeitura local, é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uruaçu. Sem nunca esquecer do pai, sempre o visita e salienta que o chefe de família é um homem exemplar, que vive dentro do trabalho, da honestidade, simplicidade, compartilhando com o próximo, e, da legalidade, sem preocupação com o ‘glamour’. Ver meu pai completando 97 anos é algo contagiante”.

(Márcia Cristina. Com Jota Marcelo)
 

Nenhum comentário: