quarta-feira, 11 de maio de 2016

Presidente da Câmara, Zorão faz novos esclarecimentos


Valmi Mateus da Fonseca (Zorão), presidente da Câmara Municipal de Uruaçu: esclarecimentos – Foto: ASCOM/Câmara

Durante a sessão ordinária de 9 de maio de 2016, o vereador Valmi Mateus da Fonseca (Zorão) (PT) prestou esclarecimentos quanto ao exercício do cargo de dirigente máximo da Casa de Leis de Uruaçu. Por ser presidente do Poder Legislativo, relembrou que todos os dias a porta do gabinete dele está aberta para recepcionar os 12 demais pares, também autoridades e os munícipes em geral e, nos diálogos são abordados temas diversos. O primeiro atendimento de Zorão no cargo, em janeiro último, se deu a um munícipe de origem simples, conforme publicou o Jornal Cidade na época.
Sobre a questão envolvendo declarações focando a religião e diferentes Igrejas proferidas pela vereadora Maria das Neves (PSB) na sessão de 20 de abril – atitude que resultou em reação coletiva contrária de grande proporção –, o presidente informou que em momento algum tentou impedir a presença de autoridades e personalidades religiosas e, populares nas dependências e na parte externa da Câmara Municipal na sessão de 2 de maio, data para a qual havia sido idealizada presença maciça de pessoas (algo que aconteceu). Era tanta gente que, com antecedência, um telão foi providenciado por terceiros e instalado (com autorização da Câmara) na calçada do imóvel (Casa do Povo).

Problema surgido
Sob forte reação institucional e popular, o caso Maria das Neves se tornou problema enorme para ela, sobrando indiretamente, inclusive para outros vereadores e a Casa de Leis. Se colocando, natural e legalmente, à disposição da vereadora – da mesma forma que se porta perante outros parlamentares, seja em momentos positivos ou negativos –, Zorão externou publicamente, durante a sessão de 25 de abril, que caso Maria das Neves resolvesse ir ao encontro (sempre agendado, dentro das normas) de lideranças religiosas, o presidente estaria disposto em acompanhá-la institucionalmente, sem quaisquer pretensões de impedir ou cercear iniciativa alguma das partes que se sentiram ofendidas.
Zorão fez um acompanhamento, quando de visita ao bispo Messias dos Reis, titular da Diocese de Uruaçu. Na ocasião, também presente estava o presidente do PSB (sigla na qual Maria das Neves é filiada) local, doutor Juarez Lourindo. Ambos tiveram uma conversa de alto nível, inclusive com dom Messias pedindo, em mais um gesto dele de altíssima humildade, ao final do encontro um abraço de Maria das Neves, que o atendeu de imediato.
Comentários públicos deram conta, equivocadamente, que Zorão estaria a favor de Maria das Neves e contra as Igrejas. Isso não foi e não é verdade.
Na mesma sessão de 9 de maio, no microfone e de forma espontânea Zorão votou favorável para que uma Nota de Repúdio fosse emitida em desfavor de Maria das Neves. Nota de Repúdio essa, que foi aprovada por 12 votos a zero; um vereador estava ausente.
Minutos depois foi lida denúncia popular contra Maria das Neves, protocolada horas antes por um servidor público municipal comissionado. A denúncia está tramitando na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
Frisa-se que Zorão comandou com qualidade todas as sessões relacionadas nesta reportagem. Ao suspender (encerrar) em definitivo a sessão de 2 de maio, no auge de um atrito entre a vereadora e pessoas que assistiam no plenário os trabalhos, Zorão recebeu distintos elogios. Um dos primeiros elogios foi através de dom Messias, que ocupava a mesa de trabalhos, com padres e pastores.
Zorão é claro em relembrar ter nascido e ser criado em lar católico e, que na Igreja Católica foi batizado; foi coroinha; fez a Primeira Comunhão; foi crismado; casou; ajudou criar e educar os filhos, além respeitá-la por toda a vida. Do mesmo jeito, tem admiração profunda pelas demais Igrejas, onde igualmente não possui nenhuma inimizade.

Nota
Na semana inicial de maio, Zorão emitiu uma Nota de Esclarecimento:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Venho através da presente NOTA, manifestar sobre a fala da vereadora Maria das Neves Laurindo da Silva, proferida no Plenário da Câmara Municipal de Uruaçu, no dia 20 de abril do corrente ano, ocasião em que a referida vereadora no decorrer de seu pronunciamento, fez comentários, fazendo alusões à possíveis desvios de conduta envolvendo alguns líderes religiosos da Igreja Católica e das Igrejas Evangélicas.
Pois, na condição de Presidente da Câmara Municipal, cumpre-me esclarecer que nasci num lar católico, religião na qual, já fui coroinha, e recebi os sacramentos do batismo, eucaristia, crisma e matrimônio. Também, onde eduquei meus filhos na fé ensinando-os a importância dos sacramentos e da igreja em nossa família.
Por outro lado, esclareço ainda que devoto um profundo respeito pelas demais religiões, pois, sempre acreditei na grande importância das mesmas para a manutenção da paz e do equilíbrio espiritual.
Portanto, sem a pretensão de criticar ou ofender a vereadora Maria das Neves, cumpre-me esclarecer à toda a comunidade uruaçuense, que não compactuo com o posicionamento manifestado pela mesma em seu pronunciamento.
Mas, na condição de Presidente da Câmara Municipal e de cristão, estou procurando apaziguar os ânimos com vistas a preservar a harmonia dentro do Poder Legislativo e no seio da sociedade.
Pois, bem antes do acontecido já era do meu conhecimento que a vereadora Maria das Neves vinha passando por problemas de saúde, inclusive, problemas de natureza psicológica, circunstâncias que devem ter influenciado na sua fala.
Razão pela qual, sugeri à referida vereadora que procurasse os líderes religiosos de nossa comunidade para apresentar aos mesmos as escusas pelo acontecido, tendo inclusive acompanhado a nobre parlamentar perante o pastor Bil Halex Silva Campos (Pastor da Igreja Videira), bem como, o Bispo Dom Messias; tendo também aconselhado a estender a visita aos padres: Crésio, Paulo e Rogério e ao pastor Vilson Guedes (Igreja Quadrangular).
Haja vista que as mesmas entidades religiosas que sentiram-se ofendidas com a fala da vereadora Maria da Neves, me ensinaram a arte do perdão ao próximo.
Assim, sabedor da grandeza espiritual de que são dotados os líderes religiosos e o povo desta cidade, humildemente, conclamo-os para vencermos as magoas e as exaltações dos ânimos em face do acontecido, em nome do perdão divino, pois creio ser este o meio mais humano, sensato e ponderado para superarmos o ocorrido no Plenário desta Casa.
Um fraterno abraço do amigo e Presidente da Câmara Municipal de Uruaçu,
VALMI MATEUS DA FONSECA

Nota da semana inicial de maio (clique para ampliar. OU LEIA O MESMO CONTEÚDO MAIS ACIMA) – Imagem: ASCOM/Câmara

(Jota Marcelo – Jornal Cidade)

Nenhum comentário: