sexta-feira, 24 de junho de 2016

Alianças – Thiago Peixoto avalia que decisões devem ser tomadas localmente



Thiago Peixoto, entre os presidentes Mauri Lemes (esq.) e Tavares Amigo10 na entrevista coletiva: alianças devem ser formadas nas cidades, conforme entendimentos locais – Fotos: Márcia Cristina

Thiago Peixoto e Valmir Pedro, durante coletiva

Thiago Peixoto, Valmir Pedro e Mauri Lemes: conversações

Thiago Peixoto e Valmir Pedro no interior da obra do Hospital Regional de Uruaçu, na tarde de 22 de junho

Thiago Peixoto é um notável nome do PSD goiano (presidido por Vilmar Rocha) e cotado para concorrer ao Governo de Goiás em 2018. Deputado federal licenciado e, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, é de ligação grande com Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás.
Em entrevista coletiva dia 22 de junho, quando da realização da cerimônia de retomada da obra do Hospital Regional de Uruaçu, ele disse esperar que número máximo de partidos da base aliada estadual marchem com o PSDB uruaçuense, que tem Valmir Pedro como pré-candidato a prefeito. Outra sigla marconista que tem prefeitável na localidade nortense é o PTB, com Lourenço Neto (Netinho).
Ao ser perguntado se convém os marconistas adentrarem a campanha rachados, com cada ala apresentando forças reduzidas, Thiago Peixoto respondeu não torcer por isso. Veio a dupla pergunta: caso as alas trilhem divididas, seria interessante Valmir Pedro ter Mauri Lemes (presidente do PSDB de Uruaçu) como vice? Ou Valmir Pedro devia ter na vice um nome do PSD (maior aliado do PSDB em Uruaçu)? Thiago Peixoto, que se localizava entre Mauri Lemes e o vereador Tavares Amigo10 (presidente do PSD de Uruaçu) esclareceu que as tomadas de decisões devem ser locais, através dos militantes amigos.
Dias 21, 22 e 23 de junho, a reportagem ouviu diferentes aliados de Valmir Pedro e maioria absoluta afirmou que concorda com o fato de Mauri Lemes ser o vice-prefeito de Valmir Pedro. Valmir Pedro, que vê essa hipótese com bons olhos. Mauri Lemes tem disposição para concorrer, no que seria a segunda tentativa dele. A primeira foi em 2000, quando foi vice-prefeitável de Mozart Vasconcelos.
Doutor Juarez Lourindo (PSB), outro prefeitável rotulado como da base, integra sigla adversária na esfera estadual da base de Marconi Perillo, que, na verdade, nutre consideração para com doutor Juarez, que o apoiou em 1998 (sob tutela maior do então prefeito local, doutor Edmundo Filho), inclusive se lançando candidato a deputado estadual, mesmo ciente de que teria votação pequena – e foi isso o que mostraram as urnas.
No mais, o que se vê no âmbito municipal são cerca de 20 partidos agregados ao PSDB e ao PTB.

Prefeitáveis de fato
Pré-candidatos de fato, Netinho e Valmir Pedro podem unir forças? O grande problema é que nenhum deles quer abrir mão de encabeçar chapa. Neste detalhe – não união deles –, pode estar um fator positivo enorme para a prefeita Solange Bertulino (PMDB) se reeleger dia 2 de outubro, pois quanto mais for a divisão de votos, melhor para a mesma. Diferentes fontes revelaram ao Jornal Cidade que doutor Juarez provavelmente será o vice de Netinho, algo não admitido publicamente. Além de não emplacar e de não empolgar, a pré-campanha de doutor Juarez é tímida. É o típico trabalho que cheira busca de uma vice.
O PSB detém outro nome para compor a vice do petebista: Oswaldo Barroso de Sousa Filho (doutor Oswaldo). Informações de bastidores revelam: o médico só aceitaria sair vice de Netinho.

Quadro indefinido
É tão indefinida a atual situação, que poderá pintar chapa com integrantes opostos no cenário estadual. Exemplo? Machadinho (Democratas) pode ser vice de Netinho ou vice-versa. E, conforme for a formação de uma hipotética chapa marconista, Machadinho poderá até sair vice de Solange Bertulino. Ou o contrário. Da base de Marconi Perillo, Professora Eunice (do PDT e que já foi prefeitável neste 2016) tem o nome lembrado para sair vice de Machadinho.
Mais de doutor Juarez: ele tem certo trânsito livre também perante os grupos políticos de Machadinho e Solange Bertulino. “Tá na ‘cara’ que o Juarez será o vice da Solange”, disse dias atrás um marconista na Redação do JC. Improvável seria doutor Juarez liderar chapa com algum dos nomes listados ocupando a vice.
Em linhas gerais, tudo é possível!

(Jota Marcelo – JC Online)

Nenhum comentário: