terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Em 15 de fevereiro, início dos trabalhos legislativos em Uruaçu. Vereador Sil é o presidente

 Sil, presidente do Legislativo uruaçuense – Fotos: Márcia Cristina

A Câmara Municipal de Uruaçu, presidida pelo vereador Alacir Freitas Carvalho (Sil), do PSDB e aniversariante do dia 17 próximo (sexta-feira), inicia os trabalhos legislativos na noite de 15 de fevereiro (quarta-feira), com a realização da primeira sessão ordinária da nova legislatura, iniciada dia 1º de janeiro e que se estende até 31 de dezembro de 2020.
A Casa de Leis tem 13 vereadores, dos quais quatro reeleitos na campanha eleitoral do ano passado: Joeli do Salão (PMDB) (terceira reeleição), Maria das Neves (PSB) (primeira reeleição), Taroba (PROS) (primeira reeleição) e Wanildo Freitas (PSDB) (primeira reeleição).
Além dos cinco edis já listados, o órgão conta com os novatos parlamentares Bia (PSDB), Divino Negão (PDT), Fábio Vasconcelos (PP), Professora Fátima (PMDB), Raimundo Ferreira (PROS), Rony Piettro (PMB), Wagner do Cais (PTB) e Zé Henrique (PPS).
Formatação amplamente aliada do prefeito Valmir Pedro (PSDB), e assim será durante os quatro anos, a nova Câmara convive com expectativas em todos os sentidos, afinal, o grupo está vereador faz apenas um mês e meio e – além da fase vereadores eleitos, da posse, de 13 influências (diretas e indiretas) quanto à indicação de servidores comissionados para a gestão Valmir Pedro, de muitas idas e vindas nos bastidores, algumas viagens, alguns eventos, da reunião para formação das Comissões Permanentes legislativas (vide abaixo) –, participou de apenas duas sessões extras. Uma para aprovar nova instituição de etapa do Programa Especial de Recuperação de Contribuinte (PROERC) e uma para aprovar o novo piso salarial dos educadores.

Os sonhos de Sil
Filho do saudoso Antônio de Freitas Carvalho (que foi vereador em quatro legislaturas e que empresta nome ao plenário da Câmara, situada no edifício José Fernandes Neto [homenagem ao também saudoso pai de Zé Henrique e, que também foi vereador]), após ausência na Casa na legislatura passada por não se reeleger em 2012, Sil foi eleito no dia da posse, 1º de janeiro, presidente da Casa para o ano 2017. Em 2 de outubro, ele havia se tornado campeão das urnas da cidade nortense, arrebatando 697 votos.
Mais conhecido por Toninho, o pai de Sil atuou nas legislaturas 31/01/1966-31/01/1970, 31/01/1970-31/01/1973 (para esta, os parlamentares da anterior foram mantidos, espécie de prorrogação de legislatura), 31/01/1973-31/01/1977 e 31/01/1977-02/02/1983. Poucos vereadores locais se dedicaram tanto ao município, igual Toninho.
Outro espaço público que leva o nome de Toninho é a sede do Centro Popular de Abastecimento e Lazer de Uruaçu (Cepalur - Feira Coberta). O pai de Sil, nascido dia 12 de janeiro de 1935, faleceu em 15 de outubro de 1991. A mãe, Prizulina Fiuza de Freitas (Tia Prizu), nascida na data 21 de novembro de 1930, teve passamento dia 27 de novembro de 2013.
Mais que a realização de um sonho, ser vereador de novo é a oportunidade para poder trabalhar mais em favor do povo durante outros quatro anos, esclarece Sil, que, recentemente entrevistado pelo Jornal Cidade, disse: “Eu tenho o maior amor por esse pessoal meu aqui da minha cidade e, continuo com meu trabalho do dia a dia sem negar atendimento a ninguém, dedicando, sentindo o ‘calor humano’ do povo. Se alguém – todo político –, quiser ser amado, faça isso.”
O sonho político maior de Sil, que atuou exercendo o cargo legislativo nos períodos 2001-2004, 2005-2008 e 2009-2012, é se eleger prefeito de Uruaçu. Idealização importante, ainda mais advinda de um filho de família tradicional e ainda novo, chegando aos 57 anos neste 2017.
Dedicado vereador em quarto mandato, secretário municipal da Habitação em parte da gestão 2009-2012, servidor público estadual qualificado, o carismático Sil certamente será secretário municipal uruaçuense novamente e, com isso, vai somando experiências, um dos princípios básicos para chegar ao topo do Poder Executivo municipal.
Ficam conselhos: Sil, que na realidade é pessoa bondosa, precisa urgente se soltar mais, pois está meio que preso e sem liberdade adequada, atua de forma limitada no exercício presidencial. É preciso entender que determinadas atitudes ele só conseguirá praticar atuando como presidente, pois na condição de simples vereador é impossível. O relacionamento com as pessoas realmente não pode mudar, conforme disse ao JC em entrevista. Deter amor enorme pelas pessoas da cidade é essencial... Mas torna-se necessário saber ao certo, de fato, como as pessoas estão se sentindo em relação às atividades dele, Sil. Sil não devia permitir que caprichos de terceiros e forças ocultas tolhessem parte da liberdade presidencial dele. Mesmo se vier a ser presidente em toda a legislatura.
Os sonhos políticos de Sil prosseguem e tendem acontecer com plenitude total. Ainda mais se caprichar ao máximo.
Saiba mais sobre as atividades iniciais da Câmara acessando http://www.jotacidade.com/ktml2/files/uploads/pdf/cidade250a.pdf (edição da quinzena 1º a 15 de janeiro de 2017) (conteúdo também postado em http://www.jotacidade.com/colunas/index.php?noticia_link=6).

Comissões Permanentes 2017 da Câmara. Clique na imagem para ampliar – Imagem: Divulgação/Presidência

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: