quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Uruaçu – Gestão Valmir Pedro faz balanço dos 30 primeiros dias

Prefeito uruaçuense Valmir Pedro repassou ações do mês inicial. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelo município e a situação danosa em que a prefeitura foi encontrada, é positivo o saldo dos dias iniciais – Foto: Márcia Cristina

Valmir Pedro (esq.) (em uma das reuniões iniciais com o secretariado municipal): não falta da parte do prefeito e da equipe trabalho, sequencial e máxima atenção para com a boa eficiência das atividades, ainda em fase de ajustes – Fotos: Divulgação/ASCOM

O prefeito de Uruaçu Valmir Pedro (PSDB) fez um balanço das ações tomadas em várias pastas e outros órgãos municipais durante o mês inicial da Administração 2017-2020.
No período, o que não faltou da parte dele e da equipe foi amplo trabalho e atenção máxima para com a boa eficiência das atividades, ainda ajustadas. Quando assumiu a gestão, Valmir Pedro confirmou oficialmente o quadro previsto: dívidas consolidadas, restos a pagar – inclusive folha de pagamento atrasada –, sucateamento de diversas estruturas, entre outras dificuldades fora da lógica do serviço público, mas não se deu por vencido e atuou na busca de resultados, especialmente implantando medidas para aliviar o caixa do Poder Executivo. É a austeridade, pois honrar compromissos financeiros do mandato anterior e não deixar atrasar os da atual é questão fundamental para o bom andamento da máquina administrativa. Esta publicação apresenta as principais iniciativas, destacadas em tópicos.

Gestão tem aprovação de 89,64%
A reportagem mostra também que o governo Valmir Pedro tem aprovação de 89,64% e reprovação de 4,38%, segundo pesquisa de opinião pública do Instituto Dados. O levantamento ouviu 502 pessoas dias 8 e 9 de fevereiro.
Sobre esses números do Instituto, postou o prefeito em uma rede social: ‘Obrigado ao povo de Uruaçu pela confiança’. Alinhados, abaixo, os percentuais de avaliação da Administração do prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB), que assumiu a prefeitura da cidade nortense em 1º de janeiro de 2017:
-Bom: 54,18%
-Ótimo: 10,76%
-Regular: 24,70%
-Ruim: 1,99%
-Péssimo: 2,39%
-Não sabe: 5,98%
Nesta veiculação, também publicada na versão impressa do Jornal Cidade, veja o balanço das atividades do Poder Executivo uruaçuense em janeiro de 2017.

30 DIAS DA NOVA GESTÃO
Passados 30 dias à frente da chefia do Poder Executivo uruaçuense, Valmir Pedro fez um balanço das ações realizadas sob sua gestão e o resultado. Apesar de todas as dificuldades que o município enfrenta e da total depredação em que a prefeitura foi encontrada, é positivo.
A primeira iniciativa do governo Valmir Pedro foi uma visitação aos vários órgãos ligados à prefeitura para inteirar-se acerca da real situação em que cada um se encontrava. Infelizmente o cenário deixado pela Administração anterior era lamentável e medidas urgentes precisavam ser tomadas.
Partindo dessa premissa, Valmir visitou a Secretaria da Saúde e determinou que os portões fossem abertos às 4h para evitar que pacientes continuassem esperando por atendimento em pé, do lado de fora da unidade. As Secretarias de Infraestrutura; Habitação; e, Desenvolvimento Social, além dos ginásios de esportes, do Parque dos Buritis e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também foram visitados e as condições não eram diferentes.

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
Após as visitas técnicas deu-se início à Operação Tapa-buracos. Realizada de forma responsável, por mão de obra qualificada e material adequado, a iniciativa, embora paliativa, minimiza os transtornos no tráfego de veículos nas principais ruas e avenidas da cidade.

Operação Tapa-buracos: melhoria na condição de trafegabilidade...

...Atendendo necessidades das vias públicas em diferentes pontos

Gestão 2017-2020 herdou cidade quase toda esburacada

PARQUE DAS ARARAS
O Parque das Araras foi completamente revitalizado, o terreno devidamente roçado, os alambrados recolocados e os brinquedos restaurados.
A prefeitura disponibilizará também rede wi-fi no local em breve, o que será um atrativo extra para as pessoas que usam aquele espaço para lazer ou prática de atividades esportivas.

Parque das Araras: completamente revitalizado

Espaço bem frequentado, o Parque das Araras teve terreno roçado, alambrados recolocados e brinquedos restaurados

Investimentos estruturantes: bem-estar da população e dos visitantes

Valmir Pedro e assessores durante visitação ao Parque dos Buritis

VISITAS
Durante todo o mês de janeiro, Valmir Pedro recebeu visitas em seu gabinete. Algumas cordiais, de amigos e simpatizantes para cumprimenta-lo pela posse, outras de pessoas ligadas à gestão ou à política em geral e muitas de representantes de diversos órgãos públicos para firmarem convênios e parcerias que possibilitem o progresso e a efetiva moralização da cidade, o mais rápido possível.
São recebidas também as pessoas que precisam resolver pendências de diversas naturezas ou que necessitam de atendimento específico, portanto, precisam da prefeitura para intermediar essa relação, como por exemplo, os pacientes que fazem hemodiálise em Goianésia e precisam de transporte adequado para o deslocamento.
A equipe governamental reúne-se com frequência para alinhar as ações da Administração.
Durante esses dias, muito já foi feito, mas há muita coisa para ser feita. Assumindo a prefeitura com um desfalque inconcebível nos cofres públicos, vários documentos importantes extraviados, o que impossibilitou a tomada de decisões imediatas e outras tantas inadequações, Valmir Pedro está conseguindo colocar as coisas nos eixos, trabalhando com seriedade e responsabilidade.

Personagem marcante do cotidiano de Uruaçu, Dona Filó é recebida por Valmir Pedro no gabinete

Prefeito recebendo o popular Zezinho: gabinete onde todos têm oportunidades para dialogarem com o nome maior do Executivo local

Gabinete de Valmir Pedro, 1º de fevereiro: recepção a um grupo de maçons para tratativas de parceria em favor da manutenção do Abrigo Filantrópico Flor de Acácia

Alacir Freitas (Sil) (PSDB), presidente da Câmara, é recebido pelo prefeito na manhã de 24 de janeiro – Foto: Márcia Cristina

LIMPEZA
No primeiro mês de mandato foram praticadas ações importantes, como limpeza e roçagem nas:
-Praça do Bianor
-Praça João Paulo II (Vila Primavera)
-Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida
-Praça do Sol Vermelho
-Escola Municipal Feliciano Custódio de Freitas
-Escola Municipal Oscar Barroso de Souza
-Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dorica
-CMEI Marizinha
Foi realizada também a limpeza e roçagem dos canteiros centrais das avenidas Níquel, Coronel Gaspar e Santana, além da revitalização da sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Outras ações também estão em fase de conclusão como a revitalização das praças, dos parques e jardins. Revitalização da praia Generosa e preparação para que a mesma receba a infraestrutura adequada para o Carnaval (instalação de duchas, reforma dos quiosques e banheiros e, conclusão da construção das quadras poliesportivas).
Por conta do déficit encontrado nas contas bancárias do município e da falta de pagamento das folhas de servidores referentes aos meses de novembro, dezembro e do 13º salário, o prefeito entendeu que deveria priorizar essas situações em vez de promover o Carnaval de Rua, já tradicional em Uruaçu. Ficou estabelecido que aconteceria o evento do Carnaval às margens do lago Serra da Mesa, com toda infraestrutura necessária para receber turistas e moradores, mas gastando só o essencial.
Para aumentar a receita e assim equilibrar o saldo negativo, a Prefeitura lançou o Programa Especial de Recuperação de Contribuinte (PROERC), que prevê até 98% de desconto nas multas e nos juros dos tributos municipais atrasados.
Foi decretado também a proibição de concessão de diárias para o prefeito, vice-prefeito e secretários pelo prazo de 180 dias, além do pagamento de qualquer gratificação ou horas extras não incorporáveis ao salário do servidor.

Praia Generosa: herdada com degradação horrível, como mostra esta foto, entre outros tantos cenários. Gestão Valmir Pedro providenciou série de melhorias. Carnaval/2017 de Uruaçu? Praia Generosa

Programa Especial de Recuperação de Contribuinte (PROERC), em mais uma etapa: até 98% de desconto nas multas e nos juros dos tributos municipais atrasados

EDUCAÇÃO 
-Promoção do Curso de Formação de Educadores 2017: Desafios de uma Educação Justa e Humana.
-Lançamento do programa Vitaminando a Educação – Criança alimentada, Aprendizagem alcançada, que distribui alimentação balanceada para cerca de 280 crianças e jovens que moram na zona rural e estudam na zona urbana do município.
-Entrega de 25 aparelhos de ar-condicionado, 12 televisores de 40 polegadas e uma impressora para a rede municipal de ensino, em parceria com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
-Investimento de R$500 mil no programa Vitaminando a Educação nos quatro anos de governo.
-Entrega de 300 kits escolares para alunos da rede municipal de ensino.
-Medição da rota do transporte escolar com GPS (o Sistema de Posicionamento Global), o que gerou uma economia de R$1.832.944,00 (um milhão, oitocentos e trinta e dois mil, novecentos e quarenta e quatro reais) para as contas do município.

Curso de Formação de Educadores 2017: Desafios de uma Educação Justa e Humana

Cerimônia de lançamento do programa Vitaminando a Educação – Criança alimentada, Aprendizagem alcançada

Vitaminando: alimentação balanceada para cerca de 280 crianças e jovens que moram na zona rural e estudam na zona urbana

Entrega de 25 aparelhos de ar-condicionado, 12 televisores (40 polegadas) e uma impressora para a rede municipal de ensino. Parceria com o Fundeb

FUNCIONALISMO PÚBLICO
-Os salários de todos os servidores referentes ao mês de novembro foram quitados, embora exista um déficit nas contas da prefeitura.
-Quitação de repasses atrasados do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) referentes às mensalidades descontadas dos servidores.
-Aprovação do projeto de lei que concede aos professores municipais adequação salarial dentro do novo piso nacional.
-Reunião com a Comissão de Servidores, onde ficou comprometido a revisão da lei número 1.704/2012, que trata do Plano de Cargos e Salários (PCS).

Os 13 vereadores de Uruaçu se reuniram em plenário dia 1º de fevereiro, quando novamente foi respeitada a instituição do piso salarial profissional nacional aos profissionais do magistério público da educação básica. O Executivo da cidade nortense havia enviado projeto de lei na semana anterior

Ipasgo: sem repasses atrasados no governo Valmir Pedro. Bom relacionamento da Administração 2017-2020 com o SINDIURUAÇU E REGIÃO, presidido por Mário Ribeiro Filho (Marinho), permitiu recolhimento/pagamento – Foto: SINDIURUAÇU/Divulgação

SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO (SMT)
-Compromisso de instalação de pontos de mototáxi nas sedes da Feira Coberta, do Hospital Regional de Uruaçu e do Parque de Exposições Agropecuárias.
-Investimento na pavimentação asfáltica e sinalização das vias públicas.
-Regulamentação da categoria e fiscalização dos trabalhos.
-Aquisição de coletes de segurança e adesivos de identificação para os veículos dos mototaxistas.

Atuação da SMT, inclusive na zona rural (foto), comandada por Roberto Tavares (Amigo10 de Uruaçu): inovações na gestão 2017-2020 – Foto: SMT/Divulgação

SECRETARIA DA SAÚDE
-Mobilização do Dia D, ação na qual os agentes do Núcleo Epidemiológico visitaram 4.194 imóveis residenciais, trabalharam em 3.220 imóveis, identificaram 71 imóveis com foco do mosquito, 971 imóveis fechados e dois imóveis onde os moradores recusaram a visita.
-Compromisso de manter dois médicos plantonistas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
-Reunião com assessoria jurídica para encontrar meios viáveis de quitar a dívida com o Hospital Santana de cerca de R$200 mil deixada pela gestão anterior.
-Abastecimento da Farmácia Básica e atendimento em período integral.
-Quitação das contas telefônicas e demais taxas atrasadas dos PSF’s, o que impedia o pleno funcionamento das unidades.
-Conserto do aparelho que realiza exames de sangue (hemograma) do Cais.
-Autorização de exames de ultrassonografias emergenciais, doação de medicamentos, tomografias e cirurgias de urgência.
-Aquisição de mais de R$250 mil em materiais de uso contínuo nos PSF’s.

Mobilização do Dia D: lançamento, visitação, trabalho e série de identificação nos bairros

Unidade de Pronto Atendimento (UPA): dois médicos plantonistas. Nesta visita, dentro do órgão, o prefeito está ladeado por doutor Firmino Ribeiro dos Santos Neto (esq.) e doutor Nelson Couto

Reunião com assessoria jurídica: meios viáveis e busca de solução para quitação da dívida com o Hospital Santana (deixada pela gestão anterior), além de outros temas tratados

Abastecimento da Farmácia Básica e atendimento em período integral: visita do prefeito, juntamente com vereadores

ESPORTE E LAZER
-Aquisição de material esportivo através de parceria com a Superintendência Executiva de Esporte e Lazer do Estado de Goiás, contemplando os desportistas da cidade.
-Busca de condições para melhorias nos estádios e nas quadras poliesportivas da cidade, além de firmar convênios que viabilizem a otimização dos espaços de desporto e lazer.
-Revitalização do estádio Cajuzão.

Professor Gigi, superintendente da pasta esportiva, discursa na cerimônia de distribuição inicial do material esportivo

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
-Lançamento do programa Jovem Aprendiz.
-Lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
-Lançamento das oficinas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
-Cadastro de duzentas e noventa e cinco famílias para receberem benefícios do governo.
-Entrega de trinta e duas cestas básicas emergenciais.
-Realização de trinta e duas visitas domiciliares.

Padre Crésio Rodrigues (durante uma das reuniões do secretariado) (dir.): comando e atuação pelo desenvolvimento assistencial

Ao lado do prefeito, a primeira-dama uruaçuense tem ajudado na Administração. Nesta imagem, Anne Lígia (2ª à esq.) e outras colegas da mesma função com Valéria Perillo, primeira-dama de Goiás




Valmir Pedro: visitas e diálogos, em diferentes pontos uruaçuenses, como também mostram as últimas quatro fotos: com a tradicional moradora Dirce Ponce; com populares (inspecionando obra/tapa-buraco [foto: Mark Ferreira/Divulgação/Prefeitura]); na recepção da UPA; e, no Povoado do Funil

(Jota Marcelo. Dados: ASCOM/Prefeitura de Uruaçu)

Nenhum comentário: