sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Hospital Regional: luta por rapidez no início das obras

Marisa e secretário estadual de Saúde,
Helio de Sousa, analisam documentação

Em reunião na capital com Helio de Sousa, secretário estadual da Saúde, a prefeita de Uruaçu e outros administradores debateram assuntos sobre o Hospital Regional de Urgências do Norte, que acaba de ganhar projeto.
O acontecimento de 15 de julho, em Goiânia, na Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntou Marisa; e, os prefeitos de Amaralina, Dásio Marques (doutor Dásio, do PSDB); Nova Iguaçu de Goiás, Adelino Alves (PSDB); e, de Barro Alto, Luciano Lucena (DEM). Mesmo não pertencendo ao Norte do Estado, o Município de Barro Alto está empenhado no propósito, assim como outras localidades.
Ademir Sandoval Barbosa, secretário de Saúde em Uruaçu; e, Vercilei José dos Santos (doutor Vercilei, um dos dois auditores da Saúde Pública de Uruaçu) também se fizeram presentes. O grupo de trabalho igualmente foi recepcionado por Irani Ribeiro de Moura, superintendente de Planejamento da SES e servidora que está a par dos ideais das comunidades pretendentes.
Segundo Marisa dos Santos (PMDB), o início da obra deve ser acelerado. Ela é de opinião que a unidade não pode ser só de urgência, mas também de referência, solucionando problemas de milhares de usuários, que contariam com serviços de ambulatório, diagnósticos, dentre outros. “Vejo que essa conquista dos nortenses deve atender demanda mais ampliada, ao invés de ser apenas mais um hospital”, disse Marisa, que lutou sem cessar para a idealização ter Uruaçu como destino, vê que o Hospital Regional deve surgir com infra-estrutura à altura das necessidades.Pregando que os usuários poderiam ser beneficiados sem passar por dissabores - “sem transtornos à saúde do paciente” -, ela diz não avistar, com a unidade hospitalar em funcionamento, pacientes serem encaminhados para Goiânia. “Não é querer, é precisão. O Hospital não deve ser só mais um. Deve oferecer assistências, como laboratórios de análises clínicas, UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] pediátrico/neonatal, CTI [Centro de Tratamento Intensivo], ressonância magnética, e, outras. Essa conquista deve atender demanda mais ampliada.” Para a construção do Hospital Regional, que deverá oferecer cerca de 150 leitos, a Prefeitura de Uruaçu doou área de 40 mil metros quadrados, situada na avenida Contorno, próxima ao Seminário São José, parte Leste da cidade; exatamente numa parte do terreno onde foi projetada em meados dos anos 90, plantação de pupunheira (palmeira típica da floresta amazônica). O Poder Executivo recuperou o imóvel, face o fracasso do denominado projeto Pupunha (Da Redação - 1º/08/08).


Comitiva e membros da SES observam o projeto

Nenhum comentário: