domingo, 21 de fevereiro de 2010

EDITORIAL (‘Jornal Cidade’/Uruaçu-GO - www.jotacidade.com, edição 97) - 20/02/10

Hospital: esperança com fervor

 

Sob responsabilidade, na fase de construção, da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), que em agosto de 2009 apresentou oficialmente a área de edificação e lançou a pedra fundamental, o Hospital Geral de Urgência e Emergência Serra da Mesa, denominação estabelecida pela Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), também rotulado como Hospital Regional de Referência do Norte ou Hospital Regional do Norte, é estrutura aguardada com ansiedade e fervor acima da média pelos nortenses, além de comunidades de outras regiões.

Mas quando isso - diga-se de passagem, investimento que gerará milhares de empregos desde a fase de construção, se estendendo até seu pleno funcionamento -, começará a ser avistado fisicamente? A aprovação final dos projetos arquitetônicos e complementares é realidade consumada e, de acordo com informações da Agetop, após a finalização do processo de licitação (essa é a fase atual) será possível determinar datas de início e da conclusão da obra.

Ano passado a Agetop tornou público que o diferencial da obra é seu planejamento modular, garantindo a possibilidade de ampliação com o aproveitamento total da base. Em dados da Agetop, a obra de 21 mil metros quadrados será instalada numa área total de 40 mil metros quadrados, doada pelo Município de Uruaçu em 2008, tão logo se decidiu a localidade de implantação. A expectativa é de que o Hospital alcance cerca de 244 mil pessoas, sendo beneficiadas diretamente vinte e duas cidades da região Norte goiana, que abriga 26. O terreno está estabelecido na avenida Galdino Moreira de Souza, esquina com a rua Belém, Parque Alvorada, parte Leste uruaçuense, atrás do Seminário maior São José.

O setor de engenharia do órgão do Governo de Goiás esclarece que, com a primeira parte modular concluída serão disponibilizados 180 leitos de internação, dos quais 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 20 pediátricos.

O governador Alcides Rodrigues (PP) e a secretária de Estado da Saúde de Goiás, Irani Ribeiro de Moura, afirmam que a obra terá início e será concluída dentro de 2010. Reivindicação da Associação dos Municípios do Norte (Amunorte), o aparelhamento do Hospital será a segunda etapa. Etapa também que exigirá farta quantia para que a aquisição dos equipamentos seja desferida.

Da mesma forma que o Governo de Goiás, em atuação firme de Alcides Rodrigues, conseguiu fazer com que a atual bancada goiana do Congresso inserisse em 2008 emenda de bancada (destinação coletiva de verba) para a construção, seria necessário que o mesmo governador e a mesma bancada atuassem de forma implacável para que isso se desenvolva dentro de 2010, com o recurso do aparelhamento ganhando liberação em 2011.

Do contrário, só mesmo o próximo governador (mandato 1º/01/2011-31/12/2014) e a próxima bancada goiana atuariam em favor disso. Daí, se praticado dentro de 2011 o recurso seria liberado em 2012.

A necessidade da estrutura do porte desse Hospital cresce diariamente, o povo precisa de tal investimento. O não início da obra e os prazos relatados aqui são motivos de desânimo para muitos, que não deixam ter razão, mas acreditar e investir em pensamentos positivos é primordial.
Exemplo do ato de acreditar, investir de maneira positiva: dois dias antes de embarcar para o Leste europeu, o prefeito de Uruaçu foi perguntado pela Editoria-chefe deste periódico sobre o que ele pensa na atualidade em relação ao andamento das negociações pertinentes ao Hospital. Lourenço Pereira Filho (Lourencinho, PP) disse, com o espírito positivo que sempre lhe acompanhou: “O governador é homem bom, sério, honesto, de palavra e que gosta de Uruaçu e do povo nortense. Não percam por esperar. O Hospital será uma realidade, em favor dos nortenses.”.

Nenhum comentário: