segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Deu na coluna 'SABOR DA LEITURA', do 'JC'

Mais uma obra do articulista Mariano Peres, postada originalmente no espaço on-line do mesmo (http://mariano.peres.zip.net/). Postada na coluna dele no JC - SABOR DA LEITURA - e, aqui transcrita, sem adaptações (este mesmo texto está postado no link AGENDA POLÍTICA, do site do JC):

MEU CORAÇÃO É DE SANTANA,
MINH’ALMA SE ENGALANA
PELO AMOR DESTA CIDADE

Por Marcope (*) - Uruaçu, 29/01/2010

Circula pela INTERNET
E-mail não lisonjeiro
Fala mal do prefeito
Texto de pouco esmero
Com rima comprometida
Estilo algo grosseiro.
Atinge a honra alheia
E oculta a identidade.
Meu coração é de Santana
Minh’alma se engalana
Pelo amor desta cidade

Plagiou o meu cordel
Fez versos de pé quebrado
Do mote fez bordão
Porquanto não foi rimado
Meu texto é mais discreto
E não tão malcriado.
Denunciei muita coisa,
Mas mostrei a identidade.
Meu coração é de Santana
Minh’alma se engalana
Pelo amor desta cidade

Atinge a primeira-dama,
Do prefeito diz horror
Escarnece secretários
Com eles o procurador.
Fala até do harém
De algum vereador,
Como na antiguidade.
Meu coração é de Santana
Minh’alma se engalana
Pelo amor desta cidade

A mim, arraia miúda
Me chama bajulador,
Diz que sou puxa-saco,
Isso não me causa dor
Até me sinto honrado
Com o título de DOUTOR.
Com toda sinceridade
Meu coração é de Santana
Minh’alma se engalana
Pelo amor desta cidade

Há quem diga asneiras
Sem medir a conseqüência
Falar da honra alheia
Sem dos fatos ter ciência
Pode destruir um lar
Por tola maledicência.
Cultivemos, pois, a ética
E a responsabilidade.
Meu coração é de Santana
Minh’alma se engalana
Pelo amor desta cidade

(*) Nota da Redação: Marcope é um dos pseudônimos de Mariano Correia Peres

Postagem na coluna on-line: 1º/02/10

Uruaçu 1º/02/10 - (Transcrito, sem adaptações, da coluna SABOR DA LEITURA, do site do JC)

Nenhum comentário: