sábado, 9 de abril de 2016

'8ª SEMANA DO ÍNDIO' - MEMORIAL SERRA DA MESA - URUAÇU GOIÁS

Uruaçu 9 de abril de 2016. Ofício nº 386/2016

ILMO SR. JOTA MARCELO
DD. DIRETOR DO JORNAL CIDADE - NESTA

A Fundação de Desenvolvimento da Região da Serra da Mesa, entidade jurídica responsável pelo Memorial da Serra da Mesa tem a honra de convidar V. Sa., equipe para a VIII Semana Indígena Serra da Mesa, tema NOSSA ÁGUA DE CADA DIA, evento que acontecerá de 19 a 24 de abril de 2016, no Memorial Serra da Mesa, em Uruaçu Goiás.
Esta Semana Indígena foi criada pensando na necessidade do intercâmbio entre  outros povos indígenas e ainda representantes de comunidades tradicionais da região , cujo foco é a educação ambiental , principalmente  a água, pois estamos frente ao segundo maior reservatório do mundo. Ninguém mais que os indígenas sabem lidar com o respeito à água. Na ocasião recebemos milhares de alunos e turistas de todo o Estado.
Abertura oficial será dia 20, 9h da manhã; especialmente nos dias 21, 22 às 14h, teremos representantes do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Secretaria Geral da Presidência da República, do professor Altair Sales Barbosa, de Veronica Aldé (PUC Goiás) e outros. Todos os dias das 9h às 17h apresentações da cultura indígena (comidas típicas, pintura corporal, danças, cantos, pajelança e raízes medicinais).
Desde 2009 o Memorial funciona seus espaços temáticos (museu de história natural, gruta pré-histórica, aldeia indígena, fazenda tradicional, quilombo, vila operária, cidade cenográfica, centro de treinamento, área de Camping, concha acústica e biblioteca) que ficam abertos à população durante o ano inteiro, sendo expressiva a visitação de estudantes tendo em vista o trabalho de educação ambiental que ali é desenvolvido.
Para atingir o objetivo de resgatar a história/memória da região, foram criados eventos anuais sendo um deles a Semana Indígena Serra da Mesa, que em 2016 estará em sua oitava edição. Música, dança, feira de produtos da sociobiodiversidade indígena (artesanato, raízes, pintura corporal e etc), troca de sementes e  rituais indígenas serão mostrados durante os dias de evento, período no qual será possível desfrutar da convivência com os povos Kaiapó, Kariri-Xocó, Xavantes e Ava-Canoeiro e alguns convidados.
Contamos com seu jornal na cobertura nesse grande evento. No aguardo de um breve contato, a Fundação de Desenvolvimento da Região da Serra da Mesa coloca-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas através dos telefones (62) 8128-6411, 9100-3746, whatsApp (62) 8130-1136, além dos e-mails memorialserradamesa@gmail.com e memorialserradamesa@gmail.com.

Atenciosamente,
Sinvaline Pinheiro - Diretora


Nenhum comentário: