segunda-feira, 18 de abril de 2016

Uruaçuenses Lourencinho e Netinho com deputado federal Jovair Arantes neste 18 de abril

Netinho (esq.), deputado federal Jovair Arantes e Lourencinho. Avaliação de pesquisa e outros temas tratados durante audiência em Goiânia – Fotos: Divulgação/PTB de Uruaçu

LEIA TAMBÉM:
>Relator Jovair Arantes se destaca ainda mais com abertura do processo de impeachment da presidente Dilma
>Detalhes da política (ou Voltas que a política dá)
>Em 20 de abril, Câmara de Vereadores julgará balancete de Lourencinho. Ele pede presença maciça de populares no plenário

Chamando atenção estrondosa, é fato (e fato é verdade): a autorização da abertura do processo de impeachment da presidente da República Dilma Rousseff (PT), por parte da Câmara dos Deputados, é uma realidade e, seguiu imediatamente, hoje, para análise do Senado, que em até 30 dias (alguns creem em até 15 dias) ditará os rumos do Brasil, da mesma forma atraindo gigante atenção.
Depois de quase dez horas de debates, a Câmara Federal concluiu a parte dela no domingo 17 de abril e, por 367 votos a favor, 137 contra e sete abstenções (com duas ausências médicas justificadas), os deputados aprovaram o parecer do deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), favorável à admissibilidade da denúncia apresentada, em dezembro, à Casa pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale e Janaína Paschoal.
Dilma reverterá a crítica situação no Senado? O vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) assumirá o Palácio do Planalto provisoriamente? Ele comandará o Brasil provisoriamente e em definitivo? O país terá outra eleição? O tempo dirá. O que será melhor para Uruaçu? Com Dilma? Com Temer? Com nova eleição presidencial? Difícil afirmar isso ou aquilo por agora.

Jovair Arantes
Jovair Arantes, deputado federal em sexto mandato no Congresso; presidente estadual do PTB; líder, pela 10ª vez, da bancada do PTB na Câmara dos Deputados; e, atuante coordenador da bancada federal de Goiás no Congresso há muitos anos, sem dúvida alguma obteve destaque de peso no cenário nacional ao se tornar relator.
Nesta segunda-feira 18 de abril, poucas horas após a sessão histórica da Câmara Federal, Jovair Arantes atendeu, em Goiânia, os uruaçuenses (pai e filho) Lourencinho e Netinho, respectivamente comerciante, prefeito de Uruaçu na gestão anterior; e, presidente do PTB da cidade do Norte goiano, empresário, bacharel em Direito.
Em trabalho coordenado por Lourencinho (auxiliado diretamente por Netinho), na campanha eleitoral 2014 Jovair Arantes conquistou 2.550 votos em Uruaçu, se apresentando como o mais votado na cidade, assunto que leva Jovair Arantes quase sempre agradecer o pai e o filho.
Jovair Arantes, que é cotado para se candidatar ao Senado em 2018 (fazendo dobradinha com o hoje governador de Goiás, Marconi Perillo [PSDB]), quando o filho deputado estadual Henrique Arantes (PTB) sairia a deputado federal. “Se for dessa forma, eu vou lutar para que Uruaçu tenha um deputado estadual eleito: o Lourencinho ou Netinho”, disse, o congressista, ao Jornal Cidade em agosto de 2015.

Prefeitável, eleitoralmente hoje Lourencinho é forte
É de conhecimento público no meio político de Uruaçu que na primeira quinzena de abril, diferentes pesquisas eleitorais para consumo interno foram realizadas na cidade, encomendadas por distintas frentes partidárias. Inclusive, o JC teve acesso – fruto de iniciativas espontâneas de lideranças da área –, a parte delas.
Que Lourencinho é forte eleitoralmente na atualidade não resta dúvida, assunto que leva determinados adversários torcerem barbaridade o bico. Alguns até ignoram essa clareza, que também é um fato, uma verdade.
Uma das razões do encontro de Lourencinho e Netinho com Jovair Arantes neste 18 de abril (audiências entre ambos é comum [mas a de hoje, em data agitadíssima para o deputado {só veículos de comunicação atendeu cerca de 20, fora uma coletiva de imprensa}, se notabilizou mais]) foi a apresentação de recente pesquisa eleitoral.
Lourencinho salienta que os números, em diferentes simulações, são positivos. “Estou bastante otimista quanto ao cenário político de Uruaçu, pois em conversa com o deputado Jovair analisamos dados que apontam que o projeto 14 [número do PTB] sairá vitorioso nas próximas eleições”, salientou ao JC no início da noite.
Com o senhor concorrendo ou com o seu filho saindo candidato?, quis saber a reportagem. “Todos os cenários são positivos. Estamos dialogando internamente, ouvindo aliados e simpatizantes, estamos falando com o povo”, disse, sem expandir comentários, mas relembrando (pois é algo já feito em reportagem anterior): “Se eu não sair candidato a prefeito, o Netinho será o nosso candidato. A certeza é que o PTB lançará candidato a prefeito de Uruaçu. Por enquanto, estamos trabalhando, dentro da pré-campanha, respeitando o que orienta a Justiça Eleitoral, igualmente os outros colegas pré-candidatos a prefeito e a vereador por Uruaçu”, encerrou o assunto.
Lourencinho ocupou dois cargos eletivos: prefeito de Uruaçu na Administração 2009-2012 e, vereador na legislatura 2005-2008 (renunciando em 30 de maio do último ano para se dedicar a pré-campanha, campanha que o conduziu ao Poder Executivo). Em 2000, concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por Luiz Pauferro (então do PFL, transformado no Democratas). Nos pleitos de 1998 e 2006, foi candidato a deputado estadual. Em 2012, Lourencinho tentou reeleição, renunciando na véspera da votação (devido restrições eleitorais), quando foi substituído pelo filho Netinho, na época do PP e que ficou em segundo lugar.
Netinho é apontado (e deseja tornar tais projeções uma realidade) por fatia de políticos que não deve ser desprezada como futuro prefeito de Uruaçu ou futuro deputado estadual.
“Entender a magnitude e a complexidade da política não é algo que nem todos sabem fazer”, avalia Lourencinho.
Tudo é possível, ainda mais que a política é coalhada de detalhes, ainda mais que a política, com as suas voltas, gira numa velocidade enorme e sem cessar. E, pensar grande é fundamental para vencer!

Vereadores julgarão balancetes de Lourencinho
Durante sessão de quarta-feira 20 de abril, a Câmara Municipal de Uruaçu, presidida pelo vereador Zorão (PT), julgará o balanço geral (alguns rotulam como balancetes) do exercício de 2010 de Lourencinho, prefeito no mandato 2009-2012. Em linhas gerais, o documento foi aprovado por unanimidade pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Antes, agendado para a sessão de 4 de abril, o ato ganhou prorrogação após dentro daquela própria atividade parlamentar do dia 4, parlamentares terem decidido por seis votos a quatro adiar a votação.
Na ocasião, com Lourencinho presente, publicamente cinco edis declararam votos para a aprovação do documento do segundo ano da gestão do petebista, que, falando ao JC, manifestou o desejo de ver o plenário lotado dia 20. “Eu torço para que tenha presença maciça de populares no plenário, pois assim mais gente verá ao vivo que o documento está de acordo. Estou confiante, tanto que podemos ter mais votos, além dos cinco já declarados”.

 Jovair Arantes (esq. - 2º sentado), durante sessão da Câmara Federal em 17 de abril – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

(Jota Marcelo – JC Online)

Nenhum comentário: