domingo, 3 de junho de 2018

Deputada federal Flávia Morais alerta sobre o câncer de fígado

Audiência pública: especialistas propuseram mecanismos para evoluir no diagnóstico precoce, campanhas de conscientização e acesso a tratamento rápido e de qualidade em todo o País. Flávia Morais propôs e participou – Fotos: Divulgação/Assessoria 

Congressista Flávia Morais ladeada por amigos e lideranças em Pires do Rio, durante o programa Saúde em Movimento

Parlamentar do PDT goiano comenta que o câncer de fígado é silencioso, não apresenta sintomas no estágio inicial, porém, já é o quinto mais comum em homens e o sétimo em mulheres no Brasil.
Seja no plenário, nas Comissões ou durante visitas aos Municípios, habitualmente Flávia Morais faz registro de alertas e tenta motivar as pessoas quanto aos problemas de saúde, sempre recomendando a atitude da prevenção.
Em maio, ela propôs a realização de audiência pública na Comissão de Legislação Participativa (CLP) e na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados.
“Nosso objetivo visa buscar caminhos para diminuir esses índices”, frisa, manifestando que na oportunidade foram ouvidos especialistas e, discutidos mecanismos para evoluir no diagnóstico precoce, campanhas de conscientização e acesso a tratamento rápido e de qualidade em todo o Brasil.
A deputada – que tem o esposo-médico doutor George Morais –, informou dias atrás em rede social que ‘o carcinoma hepatocelular, conhecido como CHC, é um tumor agressivo no fígado e não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Os principais fatores de risco são infecções provocadas pelos vírus das hepatites B e C, cirrose relacionada ao consumo excessivo de álcool e o acúmulo de gordura no fígado’.

‘Saúde em Movimento’
No decorrer de maio, o programa Saúde em Movimento, coordenado por doutor George Morais, percorreu Municípios das regiões goianas, em prestação de serviço gratuita que não cessa.
‘Em Pires do Rio, seguimos com nossa ação diária de conscientização, falando sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde. Por lá, centenas de pessoas tiraram um pouquinho do seu tempo para nos ouvir. Foi um dia de muito carinho. Aproveito para agradecer o carinho que recebi da população’, publicou a deputada federal, sobre recentes atividades na localidade.

Lei de Licitações
“Ou você trabalha e percorre seus objetivos, ou nada muda”, categoriza Flávia Morais, entendendo que “devemos estar sempre preparados para os novos desafios que a vida nos propõe diariamente, porém, temos que avançar nos existentes”. Centrada nessa ótica, a congressista participou, em maio, de reuniões importantes, tratando sobre avanços no relatório da Comissão Especial que pretende modernizar a lei 8.666 (Lei de Licitações).
Ela narra que na Comissão do Esporte (CESPO) da Câmara tratou também, no quinto mês do ano, sobre o projeto de lei 6.718/16, que destina recursos de loterias ao esporte educacional.
Flávia Morais destaca ainda que nos dois casos, “quem me acompanha por aqui, sabe que tenho trabalhado para que as resolução acontecem o quanto antes. É preciso modernizar o sistema de compras dos órgãos públicos e, entendo que investir no esporte na escola significa oferecer novas possibilidades de inclusão para nossas crianças e adolescentes”.
“Sigo por aqui, confiante e determinada que logo esses projetos estarão sendo aplicados na prática”, prevê confiante.

(Assessoria de Imprensa. Com Redação)

Nenhum comentário: