segunda-feira, 30 de agosto de 2010

OPINIÃO - Editorial

Economia: GO pode crescer mais...

...E crescer por igual. Alertar e incentivar sobre a necessidade de que seja praticado desenvolvimento regional em Goiás mais justo sempre foi pauta do JC, que desde sua edição número 1 circula em uma gama de cidades e está em sintonia permanente com as mesmas. Pregar isso é uma das bandeiras deste veículo de comunicação, que inclusive apresentou oficial e publicamente anos atrás sua preocupação junto ao Governo de Goiás, através da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás (Seplan).
Com desenvolvimento regional por igual - e é preciso valorizar, praticar mais investimentos nas regiões Nordeste/Norte -, número maior de cidades tem oportunidade de crescer e obter ganhos significantes.
Forte e mostrando imagem real positiva, com o seu potencial Goiás deve centrar atenção em crescimento acima da média, sem se sentir satisfeito com o jargão nóis é jeca mais é joia.
Estudo de grande consistência técnica capaz de nortear políticas públicas de desenvolvimento e atrair projetos de empreendedores da iniciativa privada, pois identifica os polos mais dinâmicos no Estado, o Ranking dos Municípios Goiás, elaborado pela administração estadual, é fruto de trabalho que exige avaliações minuciosas de dados estatísticos, informações socioeconômicas, análises aprofundadas da realidade dos 246 Municípios da Federação. O documento aponta fielmente a competitividade dessas localidades e, como a ideia é desencadear concorrência positiva entre os Municípios, contribuindo para com a atração de novos investimentos para o Estado, o Governo de Goiás teria, sim, que praticar isso sem cessar. Desenvolvimento regional por igual é primordial.
Se Goiás é destaque, com oscilações, entre os Estados mais competitivos do Brasil, o seu Produto Interno Bruto (PIB) global resulta da força de cada um dos Municípios (os avanços têm raízes na economia de cada região), motivo a mais pelo qual o Governo de Goiás ontem, hoje e amanhã deve investir nas conquistas da municipalidade, ao mesmo tempo em que jamais deve se apropriar de recursos dos Municípios.
Em se tratando da economia dos Municípios goianos, fica a certeza: toda cidade, tanto a capital Goiânia, como as 245 localidades interioranas, apresentam resultados positivos. E resultados que podiam ser melhores, com índices superiores, crescentes.
Quando mais um processo eleitoral indicará o novo governador de Goiás, fica a dica para que a gestão estadual invista em desenvolvimento regional. Reduzir as desigualdades regionais no Estado é questão de urgência.
Iniciativas, como estabelecer, praticar metas de investimentos para as regiões com justiça maior seria interessante. Que, ao receber protocolos de intenções de investimentos, o Governo de Goiás possa lembrar das regiões por igual. Outro fator muito importante seria o próximo governador chamar para integrar cargos do primeiro escalão, em órgãos estratégicos, personalidades que se identificam verdadeiramente com as localidades e as questões destacadas aqui. Mas personalidades que tenham condições (estrutura) para trabalhar. E se for apenas para garantir salário, de nada adianta.
Goiás tem como crescer mais. Justiça seja feita, que tal crescimento surja com a valorização por igual do desenvolvimento regional.

Postado em agosto/2010

Nenhum comentário: