sábado, 26 de novembro de 2011

Campanha contra a febre aftosa vai até dia 30 de novembro


Todo o gado de zero a 24 meses tem que ser vacinado contra
a aftosa até 30 de novembro. Na foto, o governador
Marconi Perillo vacinando um bovino
 Em Uruaçu, vacina a ser usada pode ser adquirida em pontos
comerciais diversos, como na loja A Ruralista - Abaixo, série
de material publicitário que divulga a campanha,
além de outros esclarecimentos

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa se estende até o próximo dia 30 de novembro.
Sediado em Uruaçu, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado Serra da Mesa (Cidisem) é um dos parceiros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Goiana de Defesa da Agropecuária (Agrodefesa/Governo de Goiás) na divulgação, conscientização de que é vital a atenção do produtor para com o assunto. O Cidisem agrupa 13 Municípios e é presidido pelo prefeito de Uruaçu, Lourencinho.
Segundo Lourencinho, mais que olhar para a questão da obrigatoriedade, é preciso que todos obedeçam ao calendário oficial e anual do Ministério de forma persistente. “Temos que concentrar esforços ao máximo para que o Norte de Goiás e Goiás por inteiro tenham dias sem problemas no que se refere à febre aftosa. Tanto a Prefeitura de Uruaçu, com a Secretaria da Agricultura [Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Aqüicultura, a SEPAQ], como o Cidisem, procuram ajudar. Somos parceiros de primeira hora do Ministério, da Agrodefesa e dos produtores.”
Neste novembro a campanha se desenvolve em 19 Estados brasileiros. A meta é aplicar a vacina em aproximadamente 160 milhões de bovinos e bubalinos. Existe a expectativa de que as vacinas obtenham representativos porcentuais, semelhante ao mês de maio quando 98,7 por cento dos animais foram medicados.
Nesta etapa, todo o gado com idade de zero a 24 meses tem que ser vacinado. Até o final do ano passado a vacinação era feita em duas etapas, em 100 por cento dos rebanhos bovino e bubalino, uma em maio e outra em novembro.
Em Goiás, na manhã de 31 de outubro, o governador Marconi Perillo (PSDB) lançou a segunda etapa, em solenidade realizada na fazenda Vagem das Flores, localizada no quilômetro 39 da rodovia GO-320, no trecho entre as cidades de Joviânia e Bom Jesus e Goiás. Participaram do evento o secretário da agricultura, pecuária e irrigação do Estado de Goiás, Antônio Flávio; o presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner; produtores rurais; políticos; e, populares.

Aval da OIE e portaria
A decisão tem o aval da Organização Internacional de Epizotias (OIE), o que melhora a imagem e a comercialização da carne produzida em Goiás. “É um avanço, uma conquista para o atual governo. Nós esperamos que esse seja o primeiro passo para que Goiás se torne definitivamente livre da febre aftosa sem vacinação. Assim, Goiás vai abrir mercado para Países que agreguem maior valor ao nosso produto”, destaca o secretário da Agricultura.
O governador assumiu o compromisso de buscar o título de Estado livre da aftosa sem vacinação. “Zona livre de aftosa com vacinação, com o ‘Certificado’ entregue em 2000, representou um crescimento extraordinário das exportações da carne bovina goiana para todas as partes do mundo. O novo desafio é termos zona livre sem vacinação. O primeiro passo estamos dando aqui, hoje, em Joviânia”, diise Marconi Perillo, no lançamento, para também ressaltar: “Isso vai nos ajudar muito a colocar a nossa carne, o nosso produto, nos mercados do mundo inteiro, mas também vai nos trazer uma economia de R$13 milhões aproximadamente.”
A Portaria número 1410/2011, da Agrodefesa, estabelece o período de 1º a 30 de novembro de 2011, como calendário oficial para vacinação de bovinos e bubalinos; determina a realização da campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros com idade até 12 meses nos 119 Municípios listados na Instrução Normativa 001/2005; autoriza, no período de 28 de outubro a 30 de novembro, a comercialização das respectivas vacinas em todos os Municípios do território goiano, devendo a comprovação de vacinação ser preenchida com data a partir de 1º de novembro; condiciona as antecipações de vacinação à analise prévia dos gerentes regionais; proíbe, no período de 1º a 8 de novembro, a realização de leilões.

Rebanho bovino
Em dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro), o rebanho bovino goiano é de aproximadamente 21 milhões de cabeças, sendo que 10 milhões têm até 24 meses. Os Estados de Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e parte de Minas Gerais também terão vacinação parcial em novembro. No Brasil, apenas Santa Catarina é considerado Estado livre da aftosa sem vacinação. Goiás está livre da doença desde agosto de 1995.
A multa para quem não vacinar o gado é de R$7 por cabeça. Esse valor dobra em caso de reincidência. Na campanha de maio deste ano, a vacinação atingiu os 99,34 por cento do rebanho. O Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, tem, on-line, os dados dos produtores, a localização geográfica, o nome da propriedade rural, o CNPJ e o CPF. O produtor que não vacinou seu rebanho na primeira etapa da vacinação contra febre aftosa, este ano, realizada no mês de maio, será assistido por técnicos da Agrodefesa, para a garantia de que os animais sejam imunizados.



Uruaçu 25/11/11 - (Jota Marcelo - JC On-line. Com atualizações)

Nenhum comentário: