sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Imagem de José Eliton ganha espaço e confiança


José Eliton Júnior: credenciais para ser reconhecido junto
aos funcionários da estatal, aos colegas de governo e
opinião pública como um administrador de alto gabarito

Nos dez primeiros meses da nova administração de Marconi Perillo, o governo tucano já consolidou a sua maior revelação ao povo goiano: o vice-governador e presidente da Celg, José Eliton Júnior (DEM). O modelo de gestão implantado na Celg, preparando a companhia energética para arrancar decididamente assim que a houver o aporte de recursos pleiteado junto à Furnas Eletrobras, deu ao vice-governador credenciais para ser reconhecido junto aos funcionários da estatal, aos colegas de governo e opinião pública como um administrador de alto gabarito.
A mesma desenvoltura já foi demonstrada também na atuação política do vice-governador, a principal ponte do DEM do deputado federal Ronaldo Caiado com o governo marconista. Apostava-se que a aliança de Marconi com Caiado seria efêmera, duraria apenas os primeiros meses de 2011.
Segundo os principais observadores políticos, no entanto, a cada mês a aliança se torna mais sólida e pronta para atravessar sem solavancos os anos eleitorais de 2012 e 2014. A principal responsabilidade pela boa convivência entre as duas correntes, adversárias ferrenhas até as convenções pré-eleitorais do ano passado, é a atribuída a José Eliton.
Com maestria, sinceridade e competência administrativa o vice-governador, pelos fatos noticiados até agora, tem sido uma ponte de concreto bem armada. Sua ética no trato com a administração pública, com as diversas lideranças partidárias e colegas de governo acabou por conquistar de vez a confiança tanto do governador Marconi Perillo quanto a der Ronaldo Caiado e todos os representantes dos partidos que compõem a base do governo tucano.

Três vezes governador
A maior prova da confiança depositada em José Eliton é o fato de Marconi Perillo ter realizado três viagens ao exterior neste primeiro ano de governo. Por 30 dias Eliton comandou o Estado de Goiás mantendo o mesmo ritmo acelerado do titular. Nas três oportunidades o governador em exercício não fugiu de tomar decisões tão importantes quanto pesadas, em perfeita sintonia com o titular em viagem. Nas três vezes Marconi retornou e encontrou relatórios completos e claros de tudo que havia sido feito em sua ausência.
Entre as diversas batatas quentes, José Eliton determinou a suspensão de um importante contrato com uma organização social que começava a administrar o Hospital de Urgências de Aparecida. Diante de suspeitas e enrolação no processo para colocar o Huapa em atividade, ele convocou a imprensa e, ao lado do secretário de Estado da Saúde, Antônio Faleiros, anunciou a decisão. De outra feita, não teve dúvidas em dispensar alguns funcionários e gerentes do setor de saúde do Estado, áreas de urgências. No mesmo tom ele anunciou investigação rigorosa contra desvio de conduta dos referidos servidores, alguns deles ocupando cargo comissionado.
Em outra oportunidade José Eliton recebeu representantes do funcionalismo público, que reivindicavam reajuste, conversou com eles olho no olho explicando porque não poderia atendê-los nos percentuais que almejavam, embora deixando claro que eles merecem mais do que estavam reivindicando. Nos períodos em que esteve à frente do Governo de Goiás, José Eliton assumiu as rédeas como se titular fosse, enviando projetos para serem votados na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, recebendo secretários e acompanhando normalmente o andamento das providências em curso nos diversos órgãos. Na capital feedral Brasília, ele representou Marconi em solenidade com a presidente Dilma Roussef (PT) e num encontro de governador de todo o País, tendo falado com facilidade em nome de Goiás.
Foi por essas e outras que Marconi Perillo apontou seu vice como capaz não só de ser prefeito de Goiânia como de assumir outros cargos ainda mais elevados, ao responder em 8 de novembro a uma pergunta do apresentador Batista Pereira, do programa televisivo Chumbo Grosso. Já no dia 11 de novembro, o vice-governador teve espaço para discursar durante lançamento do programada Rodovida Urbano, num auditório apinhado de prefeitos e outras autoridades políticas. Ao falar aos presentes, Marconi Perillo fez um agradecimento especial “ao doutor José Eliton pela forma reta e eficiente com que vem administrando a Celg, um dos principais desafios deste governo.”

Na Celg
Foi na Celg que José Eliton, um advogado bem sucedido especialista em Direito Eleitoral, mostrou a que veio. Em pouco tempo ele, com uma equipe escolhida a dedo, cortou despesas, otimizou a administração com uma gestão moderna e limpa, refez contratos de prestação de serviços e conseguiu fazer o gigante sair do lugar.
Hoje José Eliton demonstra com números a economia de algumas centenas de milhões de reais, o recolhimento de mais de R$500 milhões em Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos cofres do Estado e as contas operacionais totalmente em dia. “Quando assumimos, a Celg estava atrasando os pagamentos em mais de 300 dias, hoje pagamos no máximo até oito dias após o fornecedor ou prestador de serviços apresentar a fatura”, comemora o vice-governador e presidente da estatal.

Uruaçu 11/11/11 (Jota Marcelo - Blog do Jornal Cidade)

Nenhum comentário: