segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lourencinho: curso gerador de rendas

Salientando que o curso de Engenharia Civil, conquistado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Campus Uruaçu, é muito disputado, atrai novas tecnologias, e que vem de encontro às necessidades de Uruaçu, Goiás e do Brasil, na sessão solene de anúncio da novidade, dia 7 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal, o prefeito Lourencinho listou empreendimentos, como as milhares de casas e pontos comerciais edificados na cidade; as obras em andamento e outras anunciadas pelo Governo de Goiás; e, a frente de realizações ofertadas pelo governo federal. “O curso é gerador de rendas, coloca muitos profissionais no mercado de trabalho e isso tem tudo a ver, com o crescimento e desenvolvimento que vemos acontecer em nosso País. Com esse curso, Uruaçu ganha também divulgação mais positiva em nível nacional. Daí mostramos as nossas outras potencialidades, como o turismo”, vaticinou no discurso.Voltando ao tempo, Lourencinho lembrou novamente: ao pedir a parte restante do complexo de prédios do então centro Administrativo, o IFG também recebeu pedido: o de que um curso top fosse implantado em Uruaçu. Dentro da boa relação e de respeito grande, esse pedido foi feito veementemente pelos vereadores da Legislatura 2005-2008, com então vereador (e hoje prefeito) Lourencinho se dedicando de forma especial ao assunto, ladeado por todos os colegas de Câmara. “Não duvidei em nenhum momento de que Uruaçu conseguiria uma vitória nesse sentido, pois sei da responsabilidade e seriedade dos dirigentes do Instituto, entidade de ensino superior séria. É com orgulho e satisfação que vejo o reitor Paulo César resgatar esse compromisso com Uruaçu e, anunciar a criação do curso de engenharia civil.”, mencionou.


“Nossa cidade passa por um momento favorável e não para de receber boas notícias, isso nos traz muita alegria, mas ao mesmo tempo traz outras responsabilidades para que possamos continuar com todo esse trabalho”, alertou o prefeito, que encerrou a fala memorizando que certa vez comentou com um estadista sobre a doação de bens imóveis para o IFG, que sinalizava oferecer um curso do porte do que agora foi liberado. “Eu até citei que poderia ser engenharia civil”, narrou Lourencinho, para continuar: “Vereador por dois mandatos no passado, esse estadista, que me reservo falar o nome dele, disse: ‘Sessão de Câmara a gente realiza até debaixo de pé de pequi. Mas um curso de engenharia, e de graça, a gente não pode perder de jeito nenhum!’.”



‘Dinâmica regional’

Se manifestando dias antes do evento, o diretor-geral do Campus Uruaçu, Ubaldo Eleutério da Silva, disse ao Jornal Cidade, sediado em Uruaçu, que o IFG é um “elo transformador da dinâmica regional” e que o novo curso “é um marco histórico”. Adiantando que a implantação do mesmo possibilitará que os estudantes pleiteantes a engenheiros de Uruaçu e da região, muitos dos quais adolescentes, não necessitem deixar suas famílias e partir para outros centros como Brasília-DF, Anápolis e Goiânia, em busca do sonho de cursar uma Engenharia Civil, “logo, Uruaçu se coloca na perspectiva real de transformar-se num polo universitário, visto o grande avanço, no sentido de ofertar ainda mais cursos superiores, das demais instituições de ensino da cidade, públicas e privadas”, completou.Ao ser questionado pelo periódico quando a estrutura móvel referente ao curso chegaria, o educador informou: “O fato de já termos formado três turmas do curso técnico subsequente em Edificações, o qual é um curso da mesma área que Engenharia Civil, nos deixa numa condição muito confortável. Podemos dimensionar que atualmente contamos com 70 por cento de toda a estrutura física. Aqui falo salas de aula, laboratórios, livros, além de outros equipamentos para aulas práticas em campo e, também de recursos humanos, ou seja, professores específicos para o curso. Nosso planejamento é que já no segundo ano de funcionamento do curso, lá pelo quarto período, já possamos estar com 100 por cento da estrutura física e de recursos humanos necessários para que o curso funcione plenamente.”

Mais informações no site do JC, em MUNICIPAIS e AGENDA POLÍTICA.


Uruaçu 14/11/11 - (Transcrito, com adaptações, do site da Prefeitura de Uruaçu/ASCOM - Reportagem e edição: Jota Marcelo. Com atualizações)

Nenhum comentário: