domingo, 13 de março de 2016

‘Editorial’ – 'Manifestantes vão às ruas de Uruaçu contra a corrupção'



Cerca de trezentas pessoas foram às ruas em Uruaçu para protestar contra a corrupção instalada no Brasil. Leia Editorial e, curta parte das fotos feitas por Márcia Cristina e Jota Marcelo/JORNAL CIDADE.






































































































Cerca de trezentas pessoas foram às ruas em Uruaçu para protestar contra a corrupção instalada no Brasil.
Participantes do protesto anticorrupção percorreram na manhã do domingo 13 de março de 2016, a avenida Tocantins (Centro), percurso praça Roberto Izidoro de Almeida-esquina com avenida Transbrasiliana. Além dos que trilharam a pé, o acontecimento contou também com carros, motos e bicicletas. Dois carros de som ajudaram a guiar o público. Munidos de faixas e cartazes com formatos diversos e dizeres variados, os manifestantes começaram a se concentrar na praça 8h, saindo daquele espaço às 9h30.
Média de trezentas pessoas que poderia ser bem maior caso a população de Uruaçu deixasse a preguiça, o comodismo, o desinteresse, a timidez, o medo e, abraçasse a causa, pois a enorme corrupção praticada por integrantes da seara político-administrativa é prejudicial ao lar e ao comércio de cada uruaçuense. Outro fator que atrapalhou também foram as fracas divulgação e mobilização, feitas de maneira equivocada (tem gente que endeusa demais os grupos de WhatsApp e esquece outros opcionais) e que, sem empolgar, deixaram de atrair mais participantes. Frisa-se que é importante o fato de o recado ter sido dado, pois, obviamente, os efeitos negativos da crise política-institucional-econômica chegaram a Uruaçu, englobando o setor público (a Prefeitura local, por exemplo, passa dificuldade até mesmo para quitar a folha de pagamento) e o privado (parte do médio comércio [os pequenos nem se fala!] com endereço na principal avenida da cidade tem dificuldade para vender um mil reais por semana).
Atendendo o Jornal Cidade após a manifestação, Lúcio Baltazar Lopes, da Loja Maçônica Vale do Tocantins, disse que aguardava participação de mais gente e, corretamente destacou para o fato de que quem mais precisa não compareceu, se referindo a pessoas de classes sociais menores – o povão, no ditado popular.
Entidades diversas participaram da manifestação, que ao final, franqueou a palavra para todos, com lideranças classistas, personalidades e autoridades pronunciando ao microfone. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT); a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), via 14º Batalhão da Polícia Militar; e, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), através do 1º Pelotão Bombeiro Militar, acompanharam o protesto, que não apresentou registro de ocorrências.
Em linhas gerais, os acertos foram infinitamente maiores, é de grande valia protestar, ainda mais de forma pacífica e sem conotação política-eleitoral, o que foi o caso de Uruaçu. Todos os idealizadores, participantes e apoiadores estão de parabéns. Democracia é isso, com todos tendo o direito da legal-livre manifestação.
Da mesma forma que a líder classista Iraci Barbosa participou com a sua panela/a sua colher, lá estavam igualmente o músico Tião da Serra (do Trio Mensageiros do Sertão) e o José Augusto (vulgo Homem na Estrada – de 28 anos e que anda pelo Brasil, sempre com a Carteira de Trabalho [CTPS] dele). Igualmente, o casal Alessandra Silva Caldas Gonçalves/Afonso Antonio Gonçalves Filho, promotores de Justiça da Comarca de Uruaçu.
Se a Maçonaria, com as suas duas Lojas participaram, lá estavam, ao mesmo tempo, a Associação Médica de Uruaçu; e, o Sindicato dos Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uruaçu (SINDIURUAÇU). Também a ecológica Associação Tocantins; e, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) – Subseção Uruaçu.
Se de uma parte compareceram vereadores, tipo Paulinho da Ambulância (alertando que a corrupção tira dinheiro da saúde pública), também manifestaram prefeitáveis (como Machadinho [DEM] e doutor Juarez Lourindo [PSB]).
Idosos participaram? Sim. Crianças participaram? Sim. Bebês participaram? Sim.
País rico, o Brasil precisa, urgente, sair do lamaçal em que se encontra.

Nenhum comentário: