sábado, 2 de julho de 2016

QUATROCENTAS E QUARENTA E SEIS – Solange Bertulino entrega casinhas



[ESTA POSTAGEM CONTÉM 83 FOTOS. Confira abaixo. Em facebook.com/jota.marcelo.7 elas {e mais duas} estão legendadas]
No maior evento público dos últimos mandatos locais do Poder Executivo, foram entregues oficialmente pela Prefeitura de Uruaçu neste 1º de julho de 2016, as quatrocentas e quarenta e seis casas dos Residenciais Jorgina dos Santos Rodrigues, Marisa dos Santos Pereira Araújo e Dom José Silva Chaves.
A Excel Construtora, sediada em Anápolis-GO., construiu as unidades habitacionais, em trabalho liderado (e dedicado) pelo humilde engenheiro civil Wgmar Sobrinho (doutor Wgmar).
A maior parte dos investimentos teve origem no governo federal, em atuação implacável dos deputados federais Rubens Otoni (PT), representado pelo assessor Otacílio Teixeira; e, Pedro Chaves (PMDB). Quantas e quantas tratativas perante o governo federal, em especial junto a Caixa Econômica Federal.
Em espaço com centenas e centenas de famílias. Num cenário de alegria contagiante. Sob manhã e início de tarde de discursos marcantes, especialmente o do bispo emérito d. José Chaves (um dos homenageados), em que o mesmo alertou a população para não votar em “picaretas, malandros, inescrupulosos e políticos com datas de vencimento vencidas”, pois “a política tem gente de bem”. Com a prática da entrega das chaves (já tem gente com colchão e outros objetos dentro de casa)... Fora outros detalhes, o antes, durante e pós-cerimônia transcorreram com a participação dos beneficiários, de autoridades, personalidades e populares.
Logo após os discursos, foi servido super organizado e delicioso almoço (arroz carreteiro/dois bois no rolete, água, refrigerante, pipoca, picolé), para em seguida cada família contemplada assinar termo de recebimento do sonhado lar, recebendo imediatamente as chaves e um kit contendo acessórios do lar (torneiras, porta-toalhas e afins).

Demais homenagens
O médico Ubiratan Jr (doutor Ubiratan Jr), morador da cidade nortense, representou a família de Marisa Araújo, prefeita de Uruaçu nas gestões 2001-2004/2005-2008 e, falecida em 21 de outubro de 2011. Pai de Solange Bertulino (PMDB), prefeita uruaçuense, Antônio Rodrigues (Toninho Motorista) representou a família de Jorgina dos Santos Rodrigues, falecida mãe da chefe do Executivo municipal. Emocionada, Solange Bertulino chorou antes e depois da cerimônia. Pessoas discretas e alheias ao glamour, ambos não discursaram.
O líder religioso Chaves e a prefeita manifestaram satisfação em deparar com as homenagens. Residenciais esses, que integram o Conjunto Vitória.

Oratórias
Além dos citados, também usaram a palavra: Pastor José Cláudio Prates, pastor-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira; e, Padre Crésio Rodrigues, titular da Paróquia São José Operário – inicialmente expressaram mensagens de fé.
E, Ana Maria de Oliveira Araújo, secretária municipal da Habitação (após atuar três anos e três meses como secretária municipal de Promoção Social); contemplada Ladeni Miranda dos Santos, presidente da Associação das Mulheres que Transformam (entidade com atuação nos Residenciais); Zorão (PT), presidente da Câmara Municipal; Pedro Chaves; Abel Leite, presidente da entidade Casa Nova; Professor Francisco (PROS), vice-prefeito/em errônea quebra de protocolo, a esposa dele, Simone Gomes, também falou; e, José Nelto (PMDB), deputado estadual (que representou o deputado federal Daniel Vilela, presidente do PMDB de Goiás).

Atos falhos
Apesar de a prefeita ter convidado, o Governo de Goiás não destinou representante, em ato falho enorme da Administração estadual, que ajudou na construção – recursos da Agência Goiana de Habitação (Agehab) para construção de muros e calçadas, mais investimentos da Celg e da Saneamento de Goiás S. A. (Saneago).
Ato falho também foi o fato de Idelmar Pedreiro (PSDB), vereador oposicionista ao comando atual da Prefeitura, ter presença registrada (e falada pelo cerimonial), enquanto outros vereadores já haviam sido chamados para composição da mesa, e, o cerimonial (e seus comandantes) terem ciência de que o parlamentar se encontrava no acontecimento (tanto, que tinham agradecido a presença dele). Quando optou-se por correção do erro, chamando Idelmar Pedreiro para compor mesa, o mesmo recusou, mesmo com a insistência de Jota Marcelo, editor-chefe do JC, para que fosse para a mesa. Isso tudo, porque os vereadores foram chamados numa espécie de segundo tempo. Só Zorão se viu convidado de início (e tinham espaço e cadeiras de sobra). Fora isso (mais a iniciativa de Simone Gomes), tudo perfeito!

Casinhas ‘puxam’ outras obras
Reportagem será veiculada pelo JC, com depoimentos, fruto de discursos oficiais e, de entrevistas feitas com Ana Maria, doutor Ubiratan Jr, Pedro Chaves e Solange Bertulino.
A enorme estrutura habitacional entregue na véspera de 4 julho de 2016, quando Uruaçu alcança 85 anos de emancipação político-administrativa, resulta em mais obras necessárias para todas as famílias que agora têm novos endereços. A prefeita explanou sobre isso em entrevista ao Jornal Cidade, especificando: outros investimentos estão em andamento e outros se encontram com projetos em fase de elaboração.



















































































Fotos: Márcia Cristina/Jota Marcelo; e, ASCOM/Prefeitura

(Jota Marcelo – JC Online)

Nenhum comentário: