quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Saúde pública – Luzia de Souza Angeli (Bata) é homenageada em Mara Rosa

Nas solenidades em Mara Rosa, presenças federais, estaduais e municipais. Nesta foto, inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Luzia de Souza Angeli, a popular Bata. Familiares da homenageada também compareceram – Foto: Clayton Aguiar/www.nosbastidoresdanoticia.com.br (Mara Rosa)

Unidade de Saúde da Família Luzia de Souza Angeli (Bata): entrega das novas instalações e mais equipamentos – Foto: Divulgação


Dia 30 de setembro, a Prefeitura de Mara Rosa inaugurou e entregou para funcionamento diferentes estruturas da Saúde pública, após obras civis de reforma e ampliação de unidades de Postos de Saúde da Família (PSF’s) e, das sedes da Secretaria Municipal da Saúde e do Hospital Municipal, com ambos recebendo novos equipamentos.
Sob o comando do prefeito Flávio Batista de Sousa (Flávio Tatu [PSDB]), ladeado pela primeira-dama, Nathália de Sousa, as cerimônias contaram com a participação de autoridades e personalidades locais, estaduais e federais, além de colaboradores públicos, parceiros e populares.
Estiveram na cidade nortense, os deputados federais Flávia Moraes (PDT), Alexandre Baldy (sem partido, no dia) e João Campos (PRB); e, o deputado estadual Sérgio Bravo (PROS). Da mesma forma, autoridades da cidade nortense prestigiaram – Jony Lúcio (PROS), vice-prefeito; Irmão Tiago (PSDB), presidente da Câmara, juntamente com outros vereadores; e, Kesse Cristine Martins (secretária municipal da Saúde), mais distintos auxiliares municipais.
O prefeito registrou agradecimentos aos deputados presentes, destacando que eles têm destinado emendas parlamentares. Igualmente, ao Governo de Goiás. Também relembrou que exatamente um ano atrás era realizado o último comício da campanha eleitoral vitoriosa, quando ele deixou claro: uma das prioridades seria tratar a Saúde pública de forma respeitosa, proporcionando dignidade aos usuários, reforçando o que disse ao assumir a Prefeitura, em 4 de fevereiro de 2016, após afastamento via Câmara, do então titular do cargo. Flávio Tatu afirmou que com os investimentos de agora parte dos compromissos ganhou praticidade, algo possível em função das parcerias.

Homenagens
Cada estrutura da Saúde pública mararosense tem um nome, homenageando personalidades de ligação com o Município do Norte goiano. O Hospital Municipal, por exemplo, leva o nome de José Inocêncio de Oliveira.
Reformada e com novos equipamentos, uma das Unidades de Saúde da Família (USFs), sediada na rua Paraná (Centro), tem o nome de Luzia de Souza Angeli (Bata).
Nas solenidades de 30 de setembro, familiares de Bata, destacada na submatéria abaixo, se fizeram presentes em Mara Rosa. Leia.
[Da Redação


Um relato sincero e emocionante sobre Luzia de Souza Angeli (Bata)

Lourdes de Souza, profissional da área educacional, irmã da saudosa Luzia de Souza Angeli (Bata), se manifesta e ajuda memorizar a pessoa dela, que recebeu homenagem da parte da Prefeitura de Mara Rosa, emprestando o nome da mesma para a sede de uma Unidade de Saúde da Família (UBS). Confira, a seguir, o marcante relato de Professora Lourdes.

Parte da família de Luzia de Souza Angeli (Bata) no evento de 30 de setembro: Maria Ferreira de Souza (mãe) (esq.), Professora Lourdes (irmã) e Divino de Souza (irmão) – Fotos: Divulgação

Unidade de Saúde da Família (UBS) Luzia de Souza Angeli (Bata) fica na rua Paraná, Centro

Familiares de Bata na inauguração: Cleonice (cunhada [esposa de Zezinho]) (esq.); Divino de Souza (irmão) (atrás); Maria Ferreira de Souza (mãe); Professora Lourdes (irmã); e, José Feliz (Zezinho) (irmão)


Antônio Feliz de Souza, irmão de Luzia de Souza Angeli (Bata) (em foto de arquivo). Por motivo de força maior, ele não esteve presente em Mara Rosa durante a homenagem – Foto: Arquivo pessoal

Outras pessoas também próximas prestigiaram a homenagem em Mara Rosa

Placa central da USF Luzia de Souza Angeli, carinhosamente apelidada de Bata, conforme adorava ser chamada

Luzia de Souza Angeli (Bata): elogios para as condutas pessoais e profissionais dela. Orgulho da família

Vamos falar de nossa amada irmã, Luzia de Souza Angeli.
Nossa Bata, como ela gostava, amava se ser chamada por todos, até pelos amigos no trabalho! Foi um apelido que em brincadeira, nós, irmãos, colocamos quando era ainda bebê.
Via a vida de maneira incrível! Dizia que “sábio não é aquele que fala várias línguas, mas aquele que fala a língua que o humilde entende”.
Nascida em Mirandópolis, Estado de São Paulo, dia 6 de março de 1959, era filha, irmã e amiga amável, de uma alegria constante, otimista e muito brincalhona. Caçula, mas era quem coordenava e orientava nosso dia a dia e com espontaneidade amava a vida. Faleceu em 10 de outubro de 2006.
Como profissional, ainda nova, trabalhava (assessoria de gabinete) na Assembleia Legislativa de Goiás com o deputado estadual Manoel Mota, na época líder do Governo de Goiás – legislatura 1983-1987.
Depois de concurso público, foi lotada na Caixego, pertencente ao Governo de Goiás, sempre se aprimorando e sendo promovida. Em 1990, a instituição financeira foi liquidada, fechada pelo Banco Central e os bancários perderam os empregos. Cerca de 30 anos depois, portaria do Governo de Goiás reintegrou, por etapas, os então bancários ao quadro de servidores do Estado. Quando os anistiados da Caixego, por direito, foram convocados para assumir suas vagas o nome dela estava na lista publicada nos jornais. Era 2012 e, foram muitos os amigos de trabalho que nos procuraram em solidariedade a nossa dor. O esposo não quis assumir a vaga dela, pois com seu falecimento, dizia que a vida não tinha sentido sem ela.
Bata trabalhou na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), passando por vários Departamentos, ajudando prestar vários atendimentos sociais. Esteve à frente, junto com a primeira-dama da época, Sandra Vilela (1995 a 1998). No Condomínio Solidariedade, para assistência a pacientes de AIDS, atuou com dignidade e, teve outras participações em obras sociais.
Na avaliação de desempenho no trabalho, com três anos de casa, foi escolhida pelos colegas profissionais, a melhor funcionária. Foi destaque em vários jornais. De alegria contagiante, sincera, confiável, dinâmica e competente em tudo que fazia, sempre pronta para resolver os trabalhos sociais, era querida até pela vizinhança da OVG.

Seu grande amor
Em julho de 2000, Bata casou com seu grande amor, Vitor Francisco Angeli (também já falecido), de família de Mara Rosa.
Com o conhecimento que ambos tinham na cidade e a eficiência do seu profissionalismo, foi convidada para trabalhar na Saúde do Município. Com seu trabalho exercido na OVG foi gratificante para quem amava estar à frente de melhoras ao seu semelhante.
Assim, vieram mais amizades e muita dedicação, pois amava o que fazia.
O motivo que veio agora esta homenagem, agradecemos as autoridades e a senhora secretária municipal da Saúde. Também aos amigos de trabalho, na pessoa de Elisangela Mepa, por esta consideração com nossa irmã e que nos orientou, conduziu de forma muito carinhosa para que tudo tivesse um resultado muito aprimorado, pelo carinho que nos dispensavam comentários.

A nossa família
Viemos de Mirandópolis para Goiás. Moramos em Amarolândia, Mara Rosa, Uruaçu e Goiânia, lugares onde fizemos amizades e tivemos oportunidades de estarmos com familiares que viviam distantes.
Aos amigos que fizemos, temos muita consideração, grande respeito, carinho e gratidão por nos receber e termos um convívio harmonioso por onde moramos e passamos! Onde fomos muito bem acolhidos, nossa eterna gratidão!
Muitos perguntavam por que viemos para tão longe. Porque foi em uma época que acabamos de assistir agora pela TV: a minissérie Os Dias Eram Assim.
Meus pais entenderam que precisavam proteger os filhos, a partir do momento que começaram a ver barbaridades acontecendo!
Em acordo com nosso avô Antônio Maceda, que morava na região de Mara Rosa e muito contribuiu para o progresso da região, meus pais vieram em busca de um ninho onde seus filhos teriam mais proteção!

Filhos
Somos cinco filhos: Professora Lourdes de Souza; José Feliz (Zezinho, Zé Marola, Zezinho da Rodoviária de Uruaçu); Antônio Feliz de Souza; Luzia de Souza (Bata); e, Divino de Souza.
Nossa mãe, Maria Ferreira de Souza. Nosso pai, Antônio José de Souza... Saudoso... Dia 11 de outubro de 2014: mais de três anos sem ele, Senhor Antônio do Restaurante Rei do Mocotó. Que orgulho ele tinha do seu “recanto”, de sua Uruaçu!
Nossos agradecimentos a nossos antepassados, pois sem a dedicação deles não tínhamos superado intempéries da vida! Nossa eterna gratidão, nas pessoas de nossos avós maternos Antônio Maceda e Maria Lina e, paternos Ferminio José de Souza e Maria Joana. Pois, gratidão é sentimento dos valores! Pois, a sabedoria é concedida aos que possuem humildade. Era assim que nossa Bata via e sentia a vida!

Agradecimentos pela homenagem
Nossos agradecimentos à linda homenagem, ocorrida dia 30 de setembro em Mara Rosa. Foi muito louvável. Fica a nossa gratidão às pessoas envolvidas, em todos os sentidos! Autoridades e amigos, colegas de trabalho.
Nosso agradecimento também à família Angeli, por ter recebido nossa querida “mana” com muito respeito e consideração, na pessoa do Senhor Orlando (in memoriam), sogro dela e, seu cunhado Dejair (Deje), pessoa muito atuante no Município. Dejair Angeli, esposa e filhos, por todo carinho e consideração com nossa família!
E por gratidão, venho agradecer a todos os vereadores que participaram direta ou indiretamente nessa homenagem e, um agradecimento em especial ao prefeito Flávio Batista de Sousa e aos agentes de Saúde de Mara Rosa. E, com muita gratidão eu agradeço a Elisangela Mepa pelo acolhimento e serviço prestado para esse momento que marcou todas nossas vidas.

“Deus é muito educado! E só entra na sua vida, se for convidado”.

“Deus não grita, não fala alto... E acima de tudo, respeita as pessoas”.

“A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável”.

“Saber viver, saber sorrir é obrigação de todos nós. Foi muito bom dividir meu tempo com vocês. Desculpem a minha partida ‘inesperada’”. – Bata


PROFESSORA LOURDES DE SOUZA
GOIÂNIA (GOIÁS)


(Da Redação)

Nenhum comentário: