sábado, 4 de agosto de 2018

Curso de Direito – Desembargador ministra aula inicial na UEG Uruaçu

Doutor Itaney: “Fico grato pela oportunidade” – Foto: Márcia Cristina/Jornal Cidade/Arquivo

Professor Edson: “Estávamos certos em lutar pela implantação desse curso” – Foto: Márcia Cristina/Arquivo

Convite – Imagem: UEG/Divulgação

Doutor Wagner Camapum (esq.), lutador inicial (ainda na década de 1980) para implantação de uma unidade de ensino superior em Uruaçu; reitor da UEG, Haroldo Reimer; e, Professor Edson – Foto: Márcia Cristina/Arquivo

13 de dezembro de 2017, quando do lançamento oficial do curso de Direito na UEG Uruaçu. Esta é uma somatória de forças das autoridades em favor de conquista muito importante para toda a nossa região, disse ao JC o prefeito Valmir Pedro (centro) – Foto: Márcia Cristina/Arquivo

 Educadores pioneiros da UEG Uruaçu – Foto: Maria Aparecida dos Santos/Rede social

As aulas do semestre letivo 2018/2 da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Uruaçu têm início na manhã de 6 de agosto, através do curso de Direito, com a sua turma pioneira.
Na aula inaugural, agendada para 9h, presença do desembargador Itaney Francisco Campos, que ministrará o tema Estrutura e Função do Poder Judiciário Brasileiro.
Natural de Uruaçu e pertencente à família fundadora da cidade nortense, doutor Itaney salientou ao Jornal Cidade se sentir “honrado e gratificado por poder conversar com os estudantes e docentes do curso. Lecionei nos cursos de Direito da UFG [Universidade Federal de Goiás], da Uni-Anhanguera [Centro Universitário de Goiás – Uni-Anhanguera] e na Escola da Magistratura de Goiás [Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás {Esmeg}]. Então, faz parte da minha vida esse proveitoso contato, em torno das questões do Direito e da Justiça, pois, afinal já são quase 40 anos de judicatura. Fico grato pela oportunidade”.

Mercado exige qualidade
Comentando a importância de a cidade onde ele nasceu contar com um curso de Direito na modalidade gratuita, o desembargador, que também é escritor e poeta, expressou ao JC considerar “muito importante e histórico, até, esse acontecimento. A formação jurídica abre novas perspectivas, para a juventude, contribui para o bom convívio social e mesmo o fortalecimento da democracia, pois, em geral, a cultura contribui para melhor escolha dos governantes. A gratuidade é traço de ampla democracia educacional. O ensino universal, público e gratuito é inerente a verdadeira democracia”.
Doutor Itaney afirma esperar “que a instituição consiga manter sua qualidade e prestar uma educação universitária de alto nível, pois o mercado está a exigir juristas de qualidade”.

17,5 alunos por vaga
Ao Jornal Cidade, o diretor Edson Arantes Júnior informou ter sido “a maior concorrência da UEG. Foram 17,5 alunos por vaga, um recorde para nossa região. O que demonstra que estávamos certos em lutar pela implantação desse curso”.
Professor Edson evidencia que as provas, realizadas em 10 de junho, “ocorreram em clima de entusiasmo e ansiedade. O Núcleo de Seleção da UEG montou uma estrutura muito competente para nos auxiliar”. Da mesma forma, os procedimentos ocorridos na fase das matrículas. Ao todo são 40 alunos, em turno matutino.
O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB), disse à reportagem representar “uma somatória de forças das autoridades em favor de conquista muito importante para toda a nossa região”. Assinalou ainda que o curso possibilita outros ganhos, inclusive pelo fato de ser a oportunidade por igual para alunos oriundos de famílias de todas as classes sociais da região.
Na Unidade Universitária de Uruaçu (UnU), as aulas para os cursos de Ciências Contábeis, História e Pedagogia voltaram dia 2. 

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: