terça-feira, 28 de agosto de 2018

Francisco Gedda – Experiência e fineza na política

Gedda: conhecedor do vaivém da política, defende a seriedade na gestão pública. Um dos coordenares da candidatura de Alcides Rodrigues para deputado federal, ele apoia Ronaldo Caiado para governador – Fotos: Divulgação/Coordenação

Com doutor Cláudio Brandão (PMB), candidato a deputado estadual e, o coordenador político Sérgio Caiado (dir.) 

Gedda e aliados de Aparecida de Goiânia: Elcio Martins (esq.) e, José Aurélio (DC), candidato a deputado estadual 

Trabalho contínuo na área política. Com Eliane Rodrigues, de Santa Helena de Goiás 

Deputado estadual na legislatura 2011-2014, Gedda atuou na Assembleia com dedicação – Foto: Carlos Costa/Assembleia 

4 de julho de 2009 em Uruaçu, durante cerimônia de aniversário do Município: Gedda discursa e recebe homenagem – Fotos: Divulgação (Arquivo) 


Experiente, ele é um dos apoiadores políticos centrais da candidatura de Ronaldo Caiado (DEM) ao Governo de Goiás e ajuda coordenar a candidatura de Alcides Rodrigues (PRP) para deputado federal.

A feição serena, o olhar ameno, a educação e a fineza permanecem. A interação e a inteligência também: Francisco Antônio de Carvalho Gedda. Apenas Gedda no meio político-administrativo, onde fez amizades com gente de todos os recantos de Goiás na militância pública.
No Escritório político de Alcides Rodrigues, localizado no setor Marista, em Goiânia, Gedda marca presença voluntária e ajuda na coordenação da candidatura de Alcides Rodrigues para deputado federal. “Temos uma relação de amizade há 30 anos. Tive a honra de ser secretário e auxiliar dele”, comenta a respeito do amigo que governou o Estado, entre abril de 2006 e dezembro de 2010.
Experiente, ele é um dos apoiadores políticos centrais da candidatura de Ronaldo Caiado (DEM) ao Governo de Goiás. “Fui convidado para coordenar na região de minha cidade, Jataí, a campanha do Caiado. De uma forma ou outra, eu tento ajudar ao máximo”.
Pregando seriedade na Administração pública, salienta que ser responsável e ter vontade de trabalhar, ouvindo as pessoas com atenção, é fundamental no exercício de qualquer função pública. “Igual em outras ocasiões da vida, é preciso ter humildade. Em tudo, sempre! Devemos considerar as pessoas, não maltratar ninguém”, comenta.
Advogado, graduado pela hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), empreendedor e, político que sabe muito das tendências e dos fatos, o filho do casal Doralice Carvalho Gedda/Antônio Soares Gedda (o pai teve elogiável atuação na vida pública) se tornou um dos nomes de ponta no antigo PFL, que mudou o nome para Democratas (ou DEM), presidindo-o três vezes consecutivas em Jataí, Sudoeste goiano.
Casado com Dona Cyl Gedda, pai de profissionais atuantes, avô, não ocupa cargo desde janeiro de 2015, após exercer mandato de deputado estadual na legislatura 2011-2014, fruto da eleição de 2010, quando ganhou vaga na Assembleia Legislativa com 14.730 votos, pelo então Partido Trabalhista Nacional (PTN), sigla que presidiu no Estado.
No exercício do cargo, o parlamentar jataiense representou Goiás por inteiro, em especial a sua região.

Trajetória
Gedda atuou, antes de se tornar deputado estadual, como assessor da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG); assessor da então Secretaria de Educação do Estado; superintendente de Administração e Finanças da Secretaria de Cidadania e Trabalho (1999-2001); superintendente administrativo da então Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Habitação (2002).
Igualmente, secretário estadual de Assuntos Institucionais do Governo de Goiás; depois, articulador político hábil, durante 2003 e 2004; mais, titular da Chefia da Assessoria para Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo e Assuntos Institucionais (2006). No período 2008-2010, presidiu a Metrobus Transporte Coletivo S/A, mudando a empresa humanamente e materialmente para melhor. Ajudou também no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e na Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Gedda, que não se reelegeu no ano 2014 (mesmo recebendo 12.274 votos), sofreu um acidente em casa dia 14 novembro daquele ano e, passou por diferentes cirurgias na cabeça. Obediente, continua tratando e se recuperando.
Com o acidente, o democrata perdeu partes da visão e da audição, mas, aos 66 anos (fará 67 dia 15 de setembro próximo), está ativo, trabalhando e é enfático em afirmar que Caiado – com quem tem bom e tradicional relacionamento político –, será eleito governador, até mesmo com a observação de que crê em vitória do governadoriável no primeiro turno.

(Reportagem: Jota Marcelo e Márcia Cristina – Jornal Cidade [Uruaçu])

Nenhum comentário: