sábado, 4 de fevereiro de 2012

‘Nunca imaginei que um dia iria me interessar por política’

Segundo doutor Alberto, é preciso voltar atenção para a cidade com olhares presente e futuro. “Todos os comerciantes de Uruaçu sabem que essa é a forma correta de se pensar, porque todos eles querem que seus comércios prosperem por décadas”

Entrevistado pelo JC, o médico pediatra Alberto Alves Gordo Neto se mostra disposto enfrentar as urnas, dentro as Eleições/2012. Com respeitada atuação em Uruaçu e detendo clientela de dezenas de cidades e de fora do Estado, doutor Alberto afirma ter se colocado à disposição do PSDC para que a sigla decida “por livre escolha o seu pré-candidato a prefeito.”
Em clara evidência de que topa concorrer à cadeira número um do Poder Executivo uruaçuense, comenta jamais ter imaginado “que um dia iria me interessar por política.” Ao salientar que devia existir “pessoas com qualidades cívicas predestinadas para exercerem cargos públicos”, o profissional da medicina ressalta: “Quero representar de forma protestante e esperançosa todos aqueles que estiverem também cansados e indignados.”
Ele aborda segmentos, como a saúde, o meio ambiente e a assistência social. Sobre a área estrutural da saúde, explana: “Para que o Município prospere é necessário que faça um Hospital Regional com equipe multidisciplinar, com medicina de diagnósticos avançados e serviços de procedimentos de alta complexidade.”

Política na veia
Doutor Alberto possui dois parentes ligados ao meio político: o pai Waldecir Oliveira (doutor Waldecir [PSDB]), também médico pediatra (ambos integram o time dos melhores pediatras do Centro-Oeste brasileiro), vereador por Uruaçu nos mandatos 1993/96, 97/2000 e 2001/2004 e, presidente da Câmara Municipal no período 2001/2002. E, doutor Albert Sabin (PSD), advogado, atual vereador local em primeiro mandato (ele presidiu a Poder Legislativo uruaçuense em 2010).
Publicamente, há quase quatro anos doutor Albert Sabin se declara igualmente pré-candidato a prefeito. Já doutor Waldecir Oliveira, como em outras campanhas anteriores, novamente tem o nome ventilado como prefeitável. Nada que o passar dos meses e o calendário eleitoral não possam resolver. Isso não é problema para doutor Alberto, uma das pessoas mais educadas, finas, estudiosas e inteligentes dentro de Uruaçu.
Leia a entrevista a seguir, feita por e-mail.

O senhor é pré candidato a prefeito de Uruaçu?
Há quase quatro anos que sou filiado ao Partido Social Democrata Cristão [PSDC]. Estou apenas me colocando à disposição do conselho que dirige o partido, para decidir por livre escolha o seu pré-candidato a prefeito no Município de Uruaçu.

O que leva uma pessoa com atuação de grande sucesso na iniciativa privada, que é o seu caso, adentrar um processo sucessório eletivo?
Minha carreira de sucesso na iniciativa privada é consequência do sucesso adquirido em oito anos de trabalho médico no serviço público, entre os anos de 1993 a 2001. Conheço o modelo funcional dos dois serviços. Nunca imaginei que um dia iria me interessar por política. Pensava que existiam pessoas com qualidades cívicas predestinadas para exercerem esses cargos públicos. Mas, estou indignado com tanta injustiça e afronta contra o nosso Município. Quero representar de forma protestante e esperançosa todos aqueles que estiverem também cansados e indignados. Em um consultório consigo cuidar de apenas um paciente por vez. Ocupando o cargo de prefeito consigo agir sobre todas as áreas que possibilitam o bem-estar físico, mental e social, de toda a população do Município de Uruaçu. Sei como fazer o que é certo de forma bem feita, por isso eu mesmo terei que fazê-lo.

Das opções ventiladas hoje como pré-candidatos a prefeito, algumas envolvem nomes desgastados e a opção doutor Alberto chama atenção por representar o novo. O senhor comporia com alguma dessas alternativas vistas como desgastadas? Seu vice, por exemplo, poderia sair desse grupo de militantes?
O partido possui livre escolha sobre o seu pré-candidato. Não sei se sou o pré-candidato oficial do partido PSDC. Respeito as boas histórias de vida dos políticos de Uruaçu. Respeito a vida política de cada um. E independente da trajetória tomada, sempre haverá algo de bom para ser aproveitado, até mesmo nas experiências políticas adquiridas pelos mais desgastados.

Naturalmente a saúde pública seria uma das bandeiras defendidas pelo senhor. Quais seriam as outras?
O atendimento e a prescrição da receita médica representam a parte mais simples do processo de cuidar de uma população, o mais difícil é encontrar um prefeito que compreenda que todas as ações sociais estão interligadas. As ações de saúde pública não surtem efeitos se a população não receber boas condições do meio ambiente em que ela está. É necessário instruir e oferecer à população as boas condições sanitárias, de higiene das vias públicas, de saneamento, de lazer, de ensino escolar e cidadania, de estruturação interdisciplinar entre o espaço urbano habitacional e florestal. Entender a saúde pública como sendo o bem-estar físico, mental e social, é o único caminho para que se evite doenças, para que se avance a economia, para que a população se sinta despertada e motivada a participar, a agir e interagir na sua própria sociedade.

Uruaçu precisa de Hospital Regional ou Municipal ou, basta firmar parcerias e aproveitar a estrutura existente?
Em tudo que envolve população urbana não se pode pensar limitado. Não se pode ser limitado. Por mais que se crie boas parcerias hoje, Uruaçu tem que ser administrada pensando nos próximos 50 anos. Pensar em Uruaçu de hoje e do futuro. Todos os comerciantes de Uruaçu sabem que essa é a forma correta de se pensar, porque todos eles querem que seus comércios prosperem por décadas. E da mesma forma com que esses comerciantes pensam, um prefeito deve pensar. Para que o Município prospere é necessário que faça um Hospital Regional com equipe multidisciplinar, com medicina de diagnósticos avançados e serviços de procedimentos de alta complexidade. Pois, o hospital tem o nome regional por motivos de estratégia geográfica, mas, se a população de Uruaçu deseja usar o turismo como fonte de economia, a prestação de serviços desse hospital tem que ser de qualificação internacional.

Mais alguma observação?
Da mesma forma com que deito todas as noites com a certeza de estar cumprindo com meu dever de médico, quero que a população uruaçuense sinta a sensação da certeza de ter cumprido com seu dever cívico.

Doutor Alberto: “As ações de saúde pública não
surtem efeitos se a população não receber boas
condições do meio ambiente em que ela está”

Uruaçu 04/02/11 - (Jota Marcelo - JC On-line)

Chiquinho recomenda calma e reflexão

 
Vereador por Uruaçu, Chiquinho (PDT) (na foto, com a esposa Marizete Carvalho) esclarece que fiscalizar e sugerir não é fazer oposição raivosa. Os ânimos estão elevados dentro de Uruaçu, porém o vereador aconselha calma, respeito e reflexão antes de qualquer procedimento, o que evita desgastes. Chiquinho reafirma, ao Blog, que é pré-candidato a prefeito, tendo em vista a campanha eleitoral 2012, ao memso tempo em que o PDT lançará candidatos a vereador com a meta de eleger nomes para o Poder Legislativo uruaçuense.

Uruaçu 04/02/12 - (Blog do Jornal Cidade - Jota Marcelo). Postagem: Marcello Dantas