domingo, 26 de outubro de 2008

‘PTN dei­xou de ser um par­ti­di­nho e se tornou partido’

O pre­si­den­te do PTN, Fran­cis­co Ged­da, co­me­mo­ra o cres­ci­men­to do par­ti­do em Go­i­ás. “Nós fo­mos mui­to bem nas eleições. O PTN não po­de ser cha­ma­do de par­ti­di­nho - tra­ta-se de um par­ti­do de fa­to. Ele­geu 38 ve­re­a­do­res, três pre­fei­tos e seis vi­ce-pre­fei­tos. Não ti­nha ne­nhum pre­fei­to. Ele­ge­mos ve­re­a­do­res em ci­da­des co­mo Go­i­â­nia, Rio Ver­de, Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia e Cal­das No­vas.”
Ged­da diz que seu pro­je­to, a par­tir de ago­ra, é ins­ta­lar o PTN em pe­lo me­nos 220 mu­ni­cí­pios. “O par­ti­do vai mar­char com o go­ver­na­dor Al­ci­des em to­dos os seus pro­je­tos pa­ra de­sen­vol­ver Go­i­ás.”
Os po­lí­ti­cos po­dem ter uma sur­pre­sa em re­la­ção à pror­ro­ga­ção dos man­da­tos do pre­si­den­te Lu­la e dos go­ver­na­do­res. “Te­nho in­for­ma­ções de que elei­ções ge­ra­is vão ser re­a­li­za­das em 2012. Sou con­tra a re­e­lei­ção, pois sou fa­vo­rá­vel à al­ter­nân­cia de pes­so­as no po­der. Sei que al­guns par­la­men­ta­res pen­sam num man­da­to de seis anos, mas ava­lio que cin­co anos são su­fi­ci­en­tes.”
Ins­ta­do a ava­li­ar o qua­dro de 2010 (ou 2012), Ged­da diz que há pou­cos ce­ná­rios. Iris Re­zen­de po­de dis­pu­tar con­tra Mar­co­ni Pe­ril­lo ou Hen­ri­que Mei­rel­les po­de dis­pu­tar con­tra Mar­co­ni. “Não acre­di­to na can­di­da­tu­ra de Iris Re­zen­de, pe­lo me­nos não a go­ver­na­dor, e apos­to que só ha­ve­rá du­as can­di­da­tu­ras, pois nin­guém quer fi­car no meio do fo­go cru­za­do. O pres­tí­gio de Mei­rel­les es­tá em al­ta, pois tem com­pe­tên­cia re­co­nhe­ci­da, sua cre­di­bi­li­da­de im­pres­sio­na mais fo­ra do que den­tro de Go­i­ás. Se vi­er, te­rá o apoio do PT, do PMDB, do PP, do PR e do PTN. Não po­de­mos er­rar na es­co­lha do Exe­cu­ti­vo. O Pa­ís é emer­gen­te e tem tu­do pa­ra se tor­nar uma gran­de po­tên­cia, mas pre­ci­sa de go­ver­nantes ajui­za­dos e com­pe­ten­tes.”
Mei­rel­les quer mes­mo ser can­di­da­to a go­ver­na­dor? “Mei­rel­les quer ser go­ver­na­dor do Es­ta­do em [que] nas­ceu.” Mar­co­ni fi­ca­rá só com o apoio do PTB? “É ce­do pa­ra di­zer. Já San­dro Ma­bel, do PR, não apóia Mar­co­ni.”
So­bre o go­ver­no do Es­ta­do, que até ago­ra não des­lan­chou, Ged­da ga­ran­te que “Al­ci­des vai sur­pre­en­der os go­i­a­nos, prin­ci­pal­men­te os po­lí­ti­cos. O go­ver­na­dor en­xu­gou a má­qui­na, re­du­ziu a es­tru­tu­ra do Es­ta­do, e já es­tá fa­zen­do obras. A ma­lha ro­do­vi­á­ria es­tá sen­do recuperada. O aten­di­men­to no se­tor de sa­ú­de es­tá sen­do des­cen­tra­li­za­do. Na edu­ca­ção, es­tá sen­do im­plan­ta­da a es­co­la de tem­po in­te­gral e as es­co­las es­tão sen­do re­for­ma­das. A eco­no­mia es­tá cres­cen­do com a ins­ta­la­ção de no­vas in­dús­tri­as. Só pa­ra Ja­taí fo­ram qua­tro em­pre­sas do se­tor su­cro-al­co­o­lei­ro. O go­ver­no vai in­ves­tir em se­gu­ran­ça e em ca­sas po­pu­la­res (Transcrito, em 26/10/08, sem adaptações, do Jornal Opção [Goiânia-GO], coluna Bastidores, editada por Euler Belém, de 26/10 a 1º/11/08).”

Nenhum comentário: