terça-feira, 19 de julho de 2016

Comitê de Combate ao Caixa Dois é lançado em Uruaçu pela OAB-GO

Advogados membros do Comitê uruaçuense foram empossados. Fazendo juramento o presidente Gentil Meireles Neto – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo
Advogados Leon Deniz, conselheiro federal (esq.); Rodrigo Gabriel, diretor da Faculdade FaSem (Uruaçu); David Soares da Costa Júnior, presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção; Paulo Paiva, de Uruaçu (da mesma Comissão); Kátia Paiva, secretária-geral da Comissão da Mulher Advogada (CMA); Ariana Garcia do Nascimento Teles (Comissão Nacional da Mulher Advogada e conselheira seccional); e, o palestrante Wandir Allan de Oliveira
  
Leon Deniz, com Manoela Gonçalves Silva (presidente da Comissão da Mulher Advogada [CMA]) e Kátia Paiva, secretária-geral da mesma Comissão...

Os três com o vereador Valmi Mateus da Fonseca (Zorão), presidente da Câmara Municipal de Uruaçu. Na imagem seguinte, as duas com o palestrante Wandir Allan de Oliveira


 Carlos Cambão, pré-candidato a vereador uruaçuense

Leon Deniz, conselheiro federal

Martiniano Neto, membro do Comitê

Prefeitável Machadinho e esposa Márcia Pedrosa

 Lourenço Pereira Pinto (dir.), representando Netinho, pré-candidato a prefeito de Uruaçu

Prefeitável Léo Açougueiro

Seila Donegá (esq.), Camilla Donegá (vereadoriável) e Priscila Abrantes (componente do Comitê)

Quatro pastores: José Cláudio Prates (esq.); Noraldino Reis (vereadoriável); Vilson Guedes (Igreja do Evangelho Quadrangular [IEQ]); e, Sóstenes Freitas de Amorim. Os demais são da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Uruaçu - Ministério de Madureira, dirigida por Prates

Ozires Ribeiro Silva, presidente do Sindicato Rural de Uruaçu

Advogados Joveli Marques (Uruaçu) (esq.) e Dásio Marques (Amaralina [cidade que ele administrou nos mandatos 2005-2008 e 2009-2012])

 David Soares da Costa Júnior, presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção

Wandir Allan de Oliveira, secretário geral da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB-GO: palestra Regras das Eleições 2016 e Combate à Corrupção

Leon Deniz, conselheiro federal

Vereador Zorão, presidente da Câmara...

 ...Zorão, e, Walter Paiva (assessor jurídico da Casa de Leis)

Mais vereadores uruaçuenses presentes, conforme mostram as imagens seguintes, começando por Maria das Neves

Vereador Taroba e a filha Paula Pollini

Vereador Paulinho da Ambulância

Wanildo Freitas e a filha Coralina Freitas Martins (Cora)

Vereador Roberto Tavares

 Vereador Idelmar Pedreiro...

...Que neste ano idealizou lançar a filha Bia (hoje pré-candidata)

Advogados Rodrigo Fernandes (esq.) e Rodrigo Magalhães, presidente e diretor-tesoureiro da Subseção de Uruaçu

Iniciativa é apoiada pela Escola Superior de Advocacia (ESA/GO), Caixa de Assistência ao Advogado de Goiás (Casag), Comissão de Direito Político e Eleitoral (CDPE), Comissão Especial de Combate à Corrupção Eleitoral (CECCE) e Comissão de Processo Legislativo e Políticas Públicas (CPLPP)

Moacir Galdino, acadêmico de Direito: cerimonial

Comitê e palestra: iniciativa é um desdobramento do Movimento Eleições Limpas a cada ano eleitoral

 Para os pleitos municipais deste ano, Goiás foi pioneiro na implantação do comitê

Advogados membros do Comitê uruaçuense foram empossados. Fazendo juramento o presidente Gentil Meireles Neto...

...Demais integrantes são Priscila Abrantes, Rafael Bastos, Martiniano Neto, Frederico Rodrigues de Paula, Lucas Camapum, Rhaulim Araujo Rolim e Pedro Braz Teodoro Neto (foto abaixo)
  

Thales José Jayme, vice-presidente da OAB Goiás, faz uso da palavra

Rodrigo Fernandes, presidente Subseção de Uruaçu, leva sua mensagem

Objetivo da iniciativa: dar espaço para denúncias de campanhas milionárias, desproporcional ao valor arrecadado legitimamente de pessoas físicas e repasses do fundo partidário e, ainda, de se exigir uma prestação de contas transparente

 OAB-GO lança o Comitê de Combate ao Caixa Dois em Uruaçu

 Orientando, a OAB, em geral, historicamente ajuda em toda campanha

Outros integrantes da mesa de trabalho. Representações incentivam o trabalho da OAB



Leon Deniz, conselheiro federal, ao falar na cerimônia de abertura
Paulo Paiva, de Uruaçu (fotos acima e abaixo), integra a Comissão Especial de Combate à Corrupção da OAB Goiás...

...Paulo Paiva integra também a Comissão de Direito Previdenciário e Securitário; e, a Comissão de Seleção e Inscrição

Palestrante da noite, Wandir Allan de Oliveira...

...Tem excelentes conhecimentos

 Novos Comitês e palestras são destinadas para outras Subseções

A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO) lançou na noite de 18 de julho, no auditório da Câmara Municipal de Uruaçu, o Comitê de Combate ao Caixa Dois. Trata-se do terceiro município em Goiás a aderir à iniciativa. Goiânia (que contou com a participação do presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia), dia 18 de maio e, Senador Canedo (com a presença de Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, presidente da OAB Goiás) foram os primeiros.
O evento conta com apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA/GO), Caixa de Assistência ao Advogado de Goiás (Casag), Comissão de Direito Político e Eleitoral (CDPE), Comissão Especial de Combate à Corrupção Eleitoral (CECCE) e Comissão de Processo Legislativo e Políticas Públicas (CPLPP).
Os advogados membros do Comitê uruaçuense foram empossados, fazendo juramento – Gentil Meireles Neto (presidente), Priscila Abrantes, Rafael Bastos, Martiniano Neto, Frederico Rodrigues de Paula, Lucas Camapum, Rhaulim Araujo Rolim e Pedro Braz Teodoro Neto.
Na composição da mesa, nomes variados da advocacia. Exemplos de Thales José Jayme, vice-presidente da OAB Goiás; Leon Deniz, conselheiro federal (também vice-presidente da Comissão Nacional de Legislação do Conselho Federal); Manoela Gonçalves Silva, presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB-GO (que recebeu atenção especial da anfitriã Kátia Paiva, secretária-geral da CMA); Rodrigo Rodolfo Fernandes Silva, presidente Subseção de Uruaçu; Paulo Paiva (de Uruaçu; integrante da Comissão de Direito Previdenciário e Securitário; e, integrante da Comissão de Seleção e Inscrição); conselheiros seccionais, um deles, David Soares da Costa Júnior, presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção (da qual Paulo Paiva é integrante), com atuação em toda a seção Goiás.
E, também distintos nomes de representações das sociedades local e de outras localidades, entre os quais Zorão (PT), presidente da Casa de Leis; e, Ozires Ribeiro Silva, presidente do Sindicato Rural de Uruaçu (SRU).
Na abertura dos trabalhos, David Júnior teceu agradecimentos e destacou o esforço de integrantes da Ordem em favor da causa. Para o mesmo, a corrupção é um ato de desonestidade que pode imperar. “Temos que fazer alguma coisa”, alertou. Ele convidou para que número máximo de advogados prestigiem dia 22 de julho, o lançamento de aplicativo focando, em detalhes e com suportes, a iniciativa de combate à corrupção/ao caixa dois. Segundo a Ordem, será às 19h30, no auditório Eli Alves Forte (rua 1.121, nº 200, setor Marista/Goiânia); o aplicativo, para smartphones de combate à corrupção e ao Caixa 2 nas eleições 2016, é uma grande novidade. O evento terá a presença do advogado Hebert Alcântara, idealizador do aplicativo e vice-presidente da seccional da OAB de Montes Claros-MG.

Palestra
Palestrante da noite, Wandir Allan de Oliveira, secretário geral da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB-GO, disse ao Jornal Cidade que os Comitês e, a série de palestra Regras das Eleições 2016 e Combate à Corrupção resultam do desdobramento do Movimento Eleições Limpas a cada ano eleitoral. Informando que em 2016, Goiás foi pioneiro na implantação do Comitê, o advogado alertou: todos precisam unir para denunciar campanhas milionárias, desproporcionais ao que se arrecada legitimamente de pessoas físicas e repasses de cada fundo partidário. Da mesma forma, é preciso exigir que cada prestação de contas seja transparente. Wandir Oliveira citou à reportagem exemplos de casos e nomes de pessoas envolvidas com a prática do crime do caixa dois em campanhas passadas.
Em um plenário lotado com participantes de diversas cidades, o interesse foi grande pelo tema.
Pré-candidatos a prefeito e a vereador estavam presentes. Outros sete vereadores por Uruaçu compareceram: Idelmar Pedreiro (PSDB), Francisco do Ônibus (PMDB), Maria das Neves (PSB), Paulinho da Ambulância (PTB), Roberto Tavares (PSD), Taroba (PROS) e Wanildo Freitas (PSDB). Dos prefeitáveis por Uruaçu, Léo Açougueiro (PPL), Machadinho (Democratas), Xuxa (PRP), Zorão (PT) e doutor Juarez (PSB). Netinho, pré-candidato a prefeito pelo PTB, foi representado pelo avô paterno Lourenço Pereira Pinto (Senhor Lourenço), vereador por dois mandatos em Uruaçu. Outros familiares de Netinho, inclusive a tia-advogada Lourivânia Pereira e a irmã Cindy Leão, também compareceram.
Para Xuxa – se expressando à reportagem –, o acontecimento é importante, pois ajuda reduzir a prática da corrupção nos setores político eleitoral e político-administrativo. “A política em geral tem que ser moralizada, inclusive os gastos exorbitantes, a compra de apoios e de votos”, frisa.
Segundo o vereador Zorão, o combate à corrupção beneficia a população brasileira, que atua em favor de um país cada vez melhor. “Poder debater, tratar do assunto, em Uruaçu, é muito importante e a OAB está de parabéns”, opinou.
Informações da Assessoria de Comunicação Integrada da OAB Goiás: Cláudio Lamachia, presidente nacional da OAB, destaca o empenho da Ordem em mobilizar a sociedade civil pela conscientização da importância do voto e da cobrança permanente sobre os eleitos. “Os problemas que enfrentamos hoje estão ligados também à falta de controle permanente e efetivo do eleitor em cobrar coerência com os compromissos firmados durante as campanhas. O Brasil tem nas mãos uma oportunidade de ouro para amadurecer democraticamente e criar um novo padrão ético na política”.
Segundo David Júnior, a agenda de lançamento é cumprida dentro de trabalho planejado pela OAB e todas as regiões goianas serão contempladas. O JC colheu esse depoimento de David Júnior; igualmente de Wandir Oliveira; Zorão; e, de outros organizadores/participantes e, publicará em reportagem ampliada, neste espaço e, na versão impressa.

(Jota Marcelo e Márcia Cristina – JC Online)

Um comentário:

Edificarte disse...

Bom dia
Passando pelo blogger, deixando uma mensagem.
Parte das Escrituras, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.


ECLESIASTES CAPÍTULO 12
1 LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
2 Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;
4 E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.
5 Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;
6 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
9 E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.
10 Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.
11 As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembleias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
12 E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.

13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.


Abraços
Jesus Cristo te Ama!.
Ele é o Caminho a Verdade e a Vida. (JO 14:6)