quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PTB no Palácio – ‘Tenham prudência já na primeira hora’, diz Marconi a prefeitos

Prefeitos eleitos do PTB; deputado federal Jovair Arantes, presidente regional da sigla; e, deputado estadual Henirque Arantes: com Marconi, que recomenda atenção – Fotos: Henrique Luiz/Governo de Goiás
 



O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), recebeu, na tarde de 24 de novembro, no Palácio das Esmeraldas, na capital Goiânia, os 13 prefeitos eleitos este ano em Goiás pelo PTB, acompanhado pelo vice-governador, José Éliton (PSDB), secretário de Articulação Política, Sérgio Cardoso, deputado federal Jovair Arantes (que em Goiás preside o partido) e o estadual Henrique Arantes (PTB). “Tenham prudência já na primeira hora da Administração de vocês”, aconselhou o governador.
O encontro faz parte da série de reuniões coletivas que Marconi tem realizado com os próximos gestores. Ele os orientou a agir com cautela já no início de seus governos, evitando inflar a máquina administrativa para que não haja comprometimento do orçamento, e faltem recursos para investir em obras prioritárias.
“Tenho experiência, e posso dizer que é já no início do governo que o gestor precisa ser prudente. Precisa definir o caminho certo, traçar as prioridades e enxugar a máquina administrativa”, disse, citando o exemplo de Goiás, hoje um dos estados que têm a estrutura administrativa mais enxuta.
“E em tempos de crise profunda, de diminuição das receitas, do fundo de repasse dos municípios, é extremamente necessário minimizar a estrutura governamental”, aconselhou. Ele reiterou aos prefeitos a sugestão de que criem um Fundo de Transporte, como o governo estadual criou em 2011.
Marconi se colocou à disposição dos gestores, ressaltou que já recebeu 34 prefeitos individualmente, e vai receber 100 prefeitos até o final deste ano. “Também já defini as datas de janeiro e fevereiro em que receberei os outros 146”, adiantou. Reiterou também o compromisso de continuar com parcerias na área da moradia, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab).

Enaltecimentos
José Éliton, que também é secretário estadual de Segurança Pública, informou que a gestão estadual vai renovar a frota de viaturas nos municípios, e os equipamentos das polícias. “A polícia goiana é a mais bem equipada do país”, observou.
A prefeita eleita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, agradeceu ao governador por abrir as portas do Palácio e acolher os prefeitos com ensinamentos. “O senhor é uma inspiração para nós, e ter a oportunidade de aprender com o senhor antes de iniciarmos nossas gestões é uma honra enorme”, afirmou. Prefeito eleito de Itumbiara, deputado estadual José Antônio também endossou os agradecimentos: “Poucos gestores têm a chance de receber uma aula com um político tão expressivo quanto o governador Marconi”, disse.
Marconi encerrou a reunião com palavras de homenagem ao ex-prefeito de Itumbiara, Zé Gomes, também do PTB, que faleceu no dia 28 de setembro, vítima de atentado no município. “Minha homenagem e aplausos a um dos maiores políticos que conheci”, disse.

(Informações, com adaptações e acréscimo de informações: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)

Nenhum comentário: