quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Em outubro: Sindicato Rural de Uruaçu e Senar oferecem curso gratuito de ‘Agricultura urbana – Hidroponia’

Na Exposição Agropecuária de Uruaçu/2017, plantação de alface através da hidroponia (Hidro: água. Ponos: trabalho. Ou seja: trabalhar com água) – Fotos: Márcia Cristina/Jornal Cidade


Durante a Pecuária/2017, mobilizador Itamar Nascimento (esq.) comenta sobre hidroponia para autoridades e personalidades

A produção de plantas sem fixá-las diretamente no solo cresce no mundo. Sabia?
Gratuitamente, está programado para se realizar entre 3 e 5 de outubro, em Uruaçu, o curso Agricultura urbana – Hidroponia. A organização é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás [que tem na cidade nortense, Itamar Ribeiro Nascimento, mobilizador de cursos]), em parceria com o Sindicato Rural de Uruaçu (SRU), presidido por Ozires Ribeiro Silva.
A oportunidade é importante aos que buscam novas ou mais formações profissionais rurais e, neste caso, engloba também o cotidiano da área urbana, que apresenta expansão em alguns Países. Existe a agricultura hidropônica vertical e horizontal, com plantas apoiadas e que têm crescimento em calhas ou tubos plásticos, por onde é bombeada solução nutritiva para alimentar suas raízes.
É possível satisfatória produção hidropônica de hortaliças folhosas – como o alface, por exemplo –, em pequenos espaços, até mesmo sobre lajes e em apartamentos. O plantio é feito em pequenas estufas plásticas fechadas e as hortaliças não têm contato algum com o solo.

Programação
São apenas 16 vagas disponíveis e as inscrições se encerram em 29 de setembro. Confira a programação (outras informações: Itamar [62] 98430-0958 e 3357-1987 [Sindicato]):
-A importância da horticultura na economia regional
-O cultivo protegido de hortaliças em estufas
-Planejamento e administração da atividade de hidroponia
-Produção de mudas de hortaliças em cultivo protegido
-Cultivo em águas e, vantagens e desvantagens do sistema NFT (Fluxo Laminar de Nutrientes)
-Fatores ambientais que afetam a hidroponia
-Composição das plantas
-Manejo de temperatura e da umidade na estufa
-Colheita e embalagem de folhas e frutos de hortaliças

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: