terça-feira, 19 de setembro de 2017

‘Encontro do PSDB’ reúne em Uruaçu lideranças de 11 cidades do Norte e do Vale

Lideranças de diferentes regiões prestigiaram o Encontro em Uruaçu – Foto: Assessoria de Comunicação do PSDB-GO

Mauri Lemes (discursando - foto 1), presidente do PSDB uruaçuense: “Pode parecer que não, mas é bom ter evento como esse em nossa cidade”. PSDB tem os pré-candidatos (foto 2) Zé Eliton (esq.), para o Governo de Goiás e, Marconi Perillo (centro), ao Senado. Entre as conquistas 2017 em Uruaçu, o empresário Wandresley Menezes (Stone Way) (3 [tendo ficha abonada por Júlio da Retífica/Mauri]) e doutor Wagner Camapum (4) – Fotos: Zenilton/Divulgação; Wagnas Cabral/Governo de Goiás (Arquivo); Zenilton/Divulgação; e, Márcia Cristina/Jornal Cidade (Arquivo)




Prefeito Valmir Pedro (com a deputada Eliane Pinheiro): “O doutor Zé Eliton o que tem feito, junto com o governador Marconi, é trabalhar, através do programa Goiás na Frente” – Foto: ASCOM/Prefeitura de Uruaçu (Arquivo)


Além de Uruaçu, participaram do evento lideranças do PSDB de Alto Horizonte, Amaralina, Barro Alto, Campinorte, Guarinos, Itapaci, Mara Rosa, São Luiz do Norte, Porangatu e Uirapuru.

O PSDB Goiás realizou, na manhã de 16 de setembro, em Uruaçu, o quinto de uma série de 18 Encontros Regionais que têm como objetivo discutir o Brasil e preparar um projeto de governo para Goiás. Na ocasião, os presentes listaram problemas e dificuldades locais, mas também sugeriram ações para a unidade e o fortalecimento do PSDB em Goiás. O evento reuniu, na cidade-sede (Uruaçu), militantes e lideranças do PSDB e, nomes de outras siglas aliadas.
Presidente estadual do partido, o deputado federal Giuseppe Vecci, que também é vice-presidente do Nacional, explicou o andamento de pautas internas, em Brasília, e igualmente ressaltou a importância de a sigla fazer uma reflexão política do atual momento. “O PSDB quer ouvir a todos. Nós queremos a efetiva participação de todos os membros da sigla nas decisões partidárias”, declarou.
O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE) e, o secretário-geral do partido, deputado federal Silvio Torres (SP), estabeleceram datas para a realização das convenções partidárias internas, definindo as novas Executivas das 27 Unidades Federativas e a Nacional: 11 de novembro (convenções estaduais) e 9 de dezembro (convenção nacional).
O PSDB de Uruaçu, que conta com diretório municipal, é presidido por Mauri Lemes, empreendedor urbano e rural, reconduzido ao posto em 19 de abril (http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/2017/04/uruacu-mauri-lemes-e-reeleito.html).

Prefeito Valmir Pedro
Para o prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, o PSDB e o presidente da legenda acertam ao promover Encontros. “Eu tenho dito o quão importante é discutir o PSDB e preparar a nossa campanha ao Governo de Goiás", afirmou. Três são os vereadores da sigla em Uruaçu: Sil (presidente da Câmara), Bia e Wanildo Freitas (leia mais sobre Valmir Pedro, evidenciando o evento, na submatéria).
Presente ao evento, o deputado estadual Helio de Sousa, também elogiou a realização. “Vecci mostra que o PSDB não tem medo de enfrentar as adversidades em Goiás e no Brasil. Ele mostrou muito bem, aqui hoje, como o partido fará isso”, discursou. O deputado de Goianésia, cidade do Vale do São Patrício, também comentou a pré-candidatura do vice-governador de Goiás, Zé Eliton, ao Palácio das Esmeraldas. “A ‘estrela’ que mais cresce, hoje, no Brasil, é a do governador Marconi Perillo [PSDB]. É inquestionável a capacidade que ele tem de promover avanços. Eu não tenho dúvida de que será senador da República e presidente do PSDB Nacional. Já o vice-governador Zé Eliton provou que está preparado. Nós conseguimos o ‘milagre’ de ele ser o candidato a governador natural do PSDB”, acrescentou o tucano, cutucando: a oposição bate cabeça para definir o candidato dela, enquanto o PSDB e aliados têm candidaturas confirmadas e expostas.
Pregando união, confiança e centrado na vitória em 2018, o deputado estadual Júlio da Retífica, por sua vez, chamou a atenção para o discurso do deputado Vecci. “Tudo o que Vecci disse aqui é verdade. A maioria do nosso povo está sem esperança. Se fôssemos analisar o descrédito da classe, nem estaríamos aqui, mas a gente sabe que é por meio da política que vamos ajudar pessoas, ajudar o nosso estado e o nosso País”, avaliou o representante nortense na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Outras declarações
Oradores do PSDB se revezaram nas mensagens. “Temos as melhores ações e os melhores planos de governo. Esse partido é importante para vida dos goianos e dos brasileiros. Vamos em frente e continuar ajudando”, expôs o prefeito de Itapaci, Mário Macaco. “Estamos compromissados com a candidatura do nosso vice-governador Zé Eliton ao Governo de Goiás”, manifestou o prefeito de Uirapuru, Ailton de Amorim.
“Criatividade e responsabilidade social que nós do PSDB temos, além de preparo para fazer banquete em meio às de dificuldades. Mesmo com a crise a gente tem criatividade para ousar e realizar bons mandatos.” Do prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes, memorizando que o PSDB prossegue firme em todo o Estado na defesa dos interesses populares.
Aconselhou Cabo Borges, prefeito da vizinha Alto Horizonte, que é de um partido aliado – PSD – e, que se fez acompanhado do vice-prefeito Silvestre Rodrigues (PSDB): “Ou nós fazemos uma reforma política ou vai ficar muito difícil conduzir esse País. Converse sobre política com o seu filho, o seu sobrinho, seus familiares. As pessoas precisam ter educação política. O PSDB, por outro lado, precisa se reciclar”.

Presidente Mauri Lemes
Desejando boas vindas, o presidente anfitrião Mauri Lemes enalteceu a realização do evento, destacando ser essencial a interação entre os filiados da região e, que a série de Encontros ajuda o PSDB debater, aperfeiçoar e inovar. “Importante também o fato de estarmos, nessas ocasiões, fazendo a filiação de novos quadros. É o caso de Uruaçu, hoje, que recebe novos filiados. Sejam todos bem-vindos!”.
Nos Encontros, o PSDB está oficializando filiações de novos tucanos (apelido dos que nele cerram fileiras), pessoas cujas origens estão em diferentes classes sociais e segmentos, até mesmo para que o partido não continue rotulado de elitista. Entre as novas conquistas deste quase final de 2017, estão o empresário Wandresley Menezes, proprietário da Marmoraria Stone Way; e, doutor Wagner Camapum, engenheiro civil e dono do Hotel Norte Sul.
Para Mauri, falando ao Jornal Cidade, outros aspectos positivos é que em cada Encontro são feitas explanações sobre o plano nacional para 2018, “pois o PSDB apresenta condições de ganhar as eleições para presidente da República. Nosso partido tem bons nomes para concorrer”, prevê. “Vale lembrar ainda que questões burocráticas também são tratadas nessas ocasiões, inclusive com explicações sobre a pequena reforma eleitoral em andamento, o financiamento de campanha e, os temas da conjuntura política nacional. Poderia ser em quantidade maior e melhores condições as novidades para o ano que vem, mas as propostas de mudanças no nosso sistema político-eleitoral brasileiro precisam continuar ganhando debates no Congresso”, salienta o dirigente uruaçuense, que informa: o Encontro do Norte ocorreu em Uruaçu devido atuação dele e do prefeito Valmir Pedro. “Pode parecer que não, mas é bom ter um evento como esse em nossa cidade”, finaliza.
Em Goiás, o PSDB tem Marconi Perillo como liderança maior e integrante que ocupou o cargo de governador nos mandatos 1999-2002, 2003-2006, 2011-2014 e atualmente (2015-2018). Nesse período, Marconi se elegeu senador (para o mandato 2007-2014 [renunciou em 2010, para concorrer a governador]) e, foi o principal responsável pela eleição do então aliado Alcides Rodrigues, na época do PP, para governar Goiás entre 2007 e 2010. Além de possuir nomes expressivos em seus quadros com pretensões eleitorais para as eleições do próximo ano – Marconi (para o Senado) e Zé Eliton (para o Governo de Goiás) são os principais exemplos –, o PSDB conta com agremiações aliadas que pretendem indicar integrantes para ocupar a chapa majoritária.
[Leia mais sobre o PSDB na submatéria

(Assessoria de Comunicação do PSDB-GO e Jornal Cidade)


Valmir Pedro elogia ‘Encontro’ e torce para a deputada Eliane Pinheiro se filiar no PSDB

Prefeito de Uruaçu, que sediou mais um Encontro do PSDB, Valmir Pedro enaltece evento da sigla dele: “Foi um ‘Encontro’ muito proveitoso. Tivemos várias pautas importantes. Discutimos também os caminhos do partido para as eleições 2018 com a candidatura do vice-governador Zé Eliton, do PSDB, para o Governo de Goiás”. Sobre a deputada estadual Eliane Pinheiro, opina: “Hoje se tornou um grande nome, sem dúvida nenhuma vai ser a deputada mais votada de Goiás e nada melhor do que ela se filiar no PSDB, o partido do seu grande líder, do nosso grande líder Marconi Perillo [governador de Goiás pela legenda]”. Confiante também na eleição nacional, salienta que o PSDB detém os “melhores nomes para a disputa do próximo ano para o Palácio do Planalto”. Em 1998, quando Marconi decidiu se lançar candidato a governador, muitos correram dele. Valmir ajudou desde o início da meta de Marconi. É o mesmo Valmir Pedro que nunca traiu Marconi. Leia.


Como avalia o Encontro em Uruaçu?
O PSDB de Goiás tomou a decisão de realizar 18 Encontros Regionais do partido em igual número de cidades. Uruaçu teve a felicidade de sediar essa etapa e, é muito importante essa aproximação do partido com a militância, o diretório regional vindo ao encontro do diretório municipal. Quando isso acontece é claro que massifica o partido, populariza o partido, une os diretórios, a militância e acaba que em um evento como esse se debate temas importantes para a cidade, o Estado e o País. Tivemos várias pautas importantes, como por exemplo, as grandes reformas que estão na pauta do Congresso, que o PSDB apoia. Nós discutimos também os caminhos do partido para as eleições 2018 com a candidatura do vice-governador Zé Eliton, do PSDB, para o Governo de Goiás. Portanto, a pauta principal, que é essa abertura do partido, para ouvir a militância, ouvir as lideranças do interior, é válida, bem pensada. Nós tivemos a presença de vários prefeitos do PSDB aqui da região e de parte do Vale do São Patrício, vereadores, presidente de partidos e simpatizantes do PSDB. Foi um Encontro muito proveitoso na Câmara Municipal de Uruaçu.

Opositores, recentemente, reclamaram e acusaram Zé Eliton de propaganda extemporânea. Concorda?
Olha, nós sabemos que propaganda extemporânea quem tem feito é a oposição. Ela não tem o que mostrar e está sempre nas redes sociais declarando candidatos, nomes de candidatos para os próximos ano. O doutor Zé Eliton o que tem feito, junto com o governador Marconi Perillo, é trabalhar, é serviço, através do programa Goiás na Frente. O Brasil inteiro está parado, os Estados estão parados, só Goiás está nesse ritmo de progresso, graças a essa política de austeridade, de trabalho do governador e do Zé Eliton. Portanto, não tem nada de campanha extemporânea! O que tem é obra espalhada por todo Estado de Goiás, inclusive Uruaçu se tornou um canteiro de obras graças ao Goiás na Frente.

Se depender do senhor, a deputada estadual se filiará no PSDB?
Sem dúvidas nenhuma! O meu desejo é que a deputada Eliane Pinheiro, a minha deputada, a deputada de Uruaçu, esteja filiada no PSDB e, nós sabemos que ela é braço direito. Está filiada a um partido nanico, o PMN e, eu até concordo que quando ela filiou, esse era o caminho: filiar em um partido pequeno para ter facilidade de ganhar as eleições. Mas, a deputada Eliane Pinheiro hoje se tornou um grande nome, sem dúvida nenhuma vai ser a deputada mais votada de Goiás e nada melhor do que ela se filiar no PSDB, o partido do seu grande líder, do nosso grande líder Marconi Perillo. Eu torço para que a deputada Eliane Pinheiro esteja filiada em um ninho tucano.

O prefeito está animado para a eleição presidencial?
Sim. Eu e a deputada Eliane Pinheiro temos conversado muito sobre as eleições de 2018, a eleição do vice-governador Zé Eliton e a eleição presidenciável do PSDB. Eu acredito que no plano nacional, o PSDB irá unir um grande número de partidos em torno da sua candidatura – o PMDB, o Democratas, o PSD –, pois hoje temos pré-candidaturas de nomes importantes, como Geraldo Alckmin, governador de São Paulo pelo quarto mandato. O prefeito de São Paulo [-SP], João Doria, que tem feito grande trabalho e, nós temos também o governador Marconi Perillo, que não perde a oportunidade, tem chance também de entrar na disputa para ser o nosso candidato à Presidência da República. O que nós sabemos é que o PSDB hoje, sem dúvidas, é o partido que tem melhores nomes para a disputa do próximo ano para o Palácio do Planalto. Eu torço e tenho certeza absoluta que o PSDB terá candidato a presidente da República.

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: