sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Adiado leilão de trecho da Norte-Sul

Juquinha: “O governo resolveu esperar um pouco mais”

O presidente da estatal Valec, José Francisco das Neves (Juquinha), disse ontem que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, decidiu adiar os leilões de subconcessão à iniciativa privada do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul (de Palmas-TO a Estrela d’Oeste-SP) e da Ferrovia Leste-Oeste (que ligará Ilhéus-BA a cidade de Figueirópolis-TO).
Os leilões estavam previstos para ocorrer nos primeiros meses deste ano, mas, segundo Neves, ficarão agora para o segundo semestre ou até mais para o fim do ano.

Crise
“Tomamos essa decisão em função da crise. O governo resolveu esperar um pouco mais para pegar o momento mais oportuno”, disse.
Ele, entretanto, ressaltou que as obras das Ferrovias não serão afetadas. “As obras continuam e, até julho de 2010, chegaremos a Anápolis”, disse. Atualmente, a linha, que começa em Açailândia-MA, está na região de Colinas-TO.
Em 2007, o governo concedeu à Vale a operação do trecho norte da Norte-Sul, que vai até Palmas-TO. O leilão que foi adiado equivale à segunda metade da Ferrovia que terá 1,5 mil quilômetros de extensão e conectará a malha ferroviária do Sudeste ao Norte do País.

Uruaçu 16/01/09 - (Agência Estado, com adaptações)

Nenhum comentário: