sexta-feira, 12 de junho de 2009

Empresários são estimulados a ampliar negócios com a China


Na Faeg: Medeiros (SIC) (esq.), Ademir, Schreiner
(presidente da entidade) e Oton (Seplan)



Vice-governador Ademir Menezes (terceiro, esq.) na Fieg, durante reunião

Em duas reuniões realizadas dia 8 de junho, com dirigentes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o vice-governador Ademir Menezes (PR) conclamou o empresariado goiano a conhecer melhor e a aproveitar as inúmeras oportunidades de negócios e investimentos apresentadas pela China, em especial agora, quando o governo brasileiro assinou novo acordo de cooperação com aquele País contemplando os mais diversos setores da economia.
Ademir Menezes chefiou a missão goiana que acompanhou a delegação do presidente Lula (PT) à China na segunda quinzena de maio, disse que o governo estadual está fazendo sua parte e cabe ao empresariado aproveitar este estímulo para ampliar as relações econômicas do Estado com aquele país. Tanto na Faeg quanto na Fieg, o vice-governador disse que a união de esforços do governo com os empresários é fundamental, principalmente porque os chineses entendem que os negócios só avançam quando há essa interação.
Nas reuniões realizadas na Faeg e na Fieg, das quais participaram também o secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento, Oton Nascimento Júnior; o secretário estadual de Indústria e Comércio, Luiz Medeiros; e, o assessor para Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, o vice-governador disse que as portas da China estão abertas e Goiás produz o que a China precisa, em especial grãos e carnes. Ele observou, contudo, que as negociações podem ser mais amplas se estendendo também aos investimentos na geração de energia, na produção de biodiesel e etanol, na infraestrutura energética e na mineração. O consultor comercial da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Josias Gonzaga, também presente ao encontro, falou da importância da logística a ser proporcionada pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), que estimulará ainda mais os negócios com a China.


O que fazer
Oton Nascimento informou aos empresários que o Brasil firmou acordo de cooperação com a China cujo prazo de execução é de cinco anos. Por isso, recomendou aos empresários, tanto na Faeg, quanto na Fieg, a elaborar bons projetos de investimentos nas áreas de interesse para serem discutidos com os empresários e o governo chinês. Esses projetos podem ser encaminhados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à área econômica do Ministério das Relações Exteriores e também para a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Na elaboração desses projetos, os empresários terão apoio da Seplan, SIC e de outros organismos.
O diretor do Instituto de Cooperação Internacional (Icooi), Gil Gama, que também participou dos encontros no início do mês, assegurou que os empresários interessados em fazer negócios com a China terão integral apoio tanto no Brasil quanto na China, na elaboração de projetos, na identificação de parceiros chineses que queiram fazer investimentos na China ou em Goiás, na viabilização de recursos em instituições financeiras na China e até mesmo na formação de trades. Ele também anunciou quatro novas missões à China ainda este ano, nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, sempre coincidindo com a realização de grandes feiras e eventos comerciais. Segundo Gil Gama, mesmo que os empresários não participem das missões (o que é muito importante), eles podem encaminhar seus projetos para serem discutidos nas rodadas de negociações.


Participação
O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, disse que a entidade está interessada e empenhada em fazer parte dessa empreitada iniciada pelo governo estadual, que enviou missão à China para abrir portas e estreitar os relacionamentos. “Não queremos apenas apoiar a iniciativa. Vamos ser agentes ativos desse esforço, para ampliarmos os negócios e consolidar a China como o maior parceiro comercial de Goiás”, afiançou. No próximo dia 26, durante Assembléia Geral da Faeg, ele vai colocar o tema em discussão, informando aos presidentes de Sindicatos e empresários do agronegócio sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado chinês.
O mesmo conteúdo apresentado na Faeg foi exposto aos dirigentes da Fieg, durante reunião da diretoria plena da entidade, com presença também do vice-presidente Pedro Alves de Oliveira, que participou da delegação goiana à China. O presidente Paulo Afonso Ferreira disse que o segmento da indústria sempre atuou em parceria com o governo estadual e se mostra disposto a aproveitar as oportunidades para ampliar o intercâmbio com a China. Ao setor industrial, as oportunidades mais palpáveis são os investimentos na geração de energia elétrica, na instalação de indústrias esmagadoras de soja e nas empresas de mineração.

Leia artigo do vice-governador, enfocando a viagem, no site do JC, www.jotacidade.com, link ARTIGOS.


Uruaçu 12/06/09 - (Da Redação, com Imprensa/Vice-Governadoria, sob adaptações)

Nenhum comentário: