sexta-feira, 24 de julho de 2009

EDITORIAL - 24/07/09

Ferrovia Norte-Sul


Ferrovia Norte-Sul (FNS). O sonho de todos. Abaixo, transcrição, sem adaptações, do Editorial da edição 20.242, de 04/06/09, do jornal O Popular (Goiânia-GO):

Nos trilhos certos


Um dos maiores interesses da economia goiana é o de que o cronograma de construção dos trechos que faltam para complementar a Ferrovia Norte-Sul seja cumprido, que as obras não sejam mais interrompidas e que os trilhos cheguem finalmente à ponta sul da obra, ou seja, a cidade de Anápolis.

No entanto, é preciso dizer que as obras terão de ser conduzidas também pelos trilhos da regularidade, de modo que não se desviem pelos atrasos de procedimentos ilícitos, como a eventualidade de sobrepreços beneficiando empreiteiras. Também não se pode aceitar que o excesso de burocracia venha a constituir barreira obstruindo e protelando as obras. Que seja realizada a melhor fiscalização possível, mas com a agilidade necessária.

O Tribunal de Contas da União (TCU) tem de cumprir bem a sua tarefa fiscalizadora, mas sem o burocratismo que paralisa as obras mas não define prontamente os resultados.

A Ferrovia Norte-Sul não interessa apenas a Goiás, Tocantins e Maranhão. Trata-se de um grande interesse nacional, pois ela funcionará como um eixo de integração ferroviária do País, ao colocar as Regiões Norte e Nordeste em integração com o Sudeste e o Sul.

Mencione-se como grande aliada, essa ferrovia, de interesses sociais, pois contribuirá para o fortalecimento do mercado de trabalho e fará a integração de áreas isoladas do desenvolvimento econômico. Assim, bolsões de pobreza vão finalmente encontrar oportunidade de inclusão na agenda do progresso.


Uruaçu 23/07/09 - (Da Redação, sem adaptações)

Nenhum comentário: