segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que acontecerá dia 7 de outubro de 2012?

Editorial da edição 113 do JC (1º a 15 de fevereiro de 2011), de nome Lourencinho concorre. E o vice?, foca conjecturas políticas para as Eleições/2012 de Uruaçu e destaca: 99,99 por cento Lourencinho e Valmir Pedro estarão unidos politicamente. Leia abaixo, esta postagem de 21/02/11:

Lourencinho concorre. E o vice? 

A campanha eleitoral 2010 já era. Acabou! Tancredo Neves disse que não existe cedo em política e em 2012, 99,99 por cento Lourencinho e Valmir Pedro estarão unidos politicamente. Alas distintas ou aliadas de ambos, mas contrárias a essa possibilidade até que tentam impedir a consolidação de tal aliança entre o prefeito de Uruaçu e o também uruaçuense, diretor administrativo financeiro da Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Goiasindustrial). Tem gente que ainda se ressente devido Lourencinho (PP) não ter apoiado no pleito passado a candidatura de Valmir Pedro (PMN) a deputado estadual, mas sim a do vereador Chiquinho (PDT). No que se refere ao “tentam impedir”, é devido interesses de se lançar candidato a prefeito do próprio grupo valmirista-pedronismo ou que esse ou aquele nome de aliados diferenciados seja lançado vice do pré-candidato Lourencinho.
Lourencinho e Valmir Pedro atuam hoje em nome de parcerias administrativas entre o Município de Uruaçu e o Governo de Goiás. Teve até reunião institucional no gabinete do prefeito, dia 9, quando o visitante levou consigo cerca de 30 aliados dele de baixo, médio e grande quilates. Como antes o prefeito havia visitado Valmir Pedro duas vezes na Goiasindustrial, tratou-se de retribuição. No conteúdo do encontro diplomático do gabinete, em que as duas estrelas falaram e também integrantes de seus grupos, muito foi visto em termos de defesa de Uruaçu, de elogios, de pedidos de desculpas, de vasta pregação de paz entre os interlocutores.
Ao mesmo tempo, os dois têm dialogado reservadamente sobre parceria política, atingindo em cheio a vontade do governador Marconi Perillo (PSDB) vê-los unidos nas Eleições/2012. Militantes avaliam ser erro duas candidaturas - deles -, contra a provável candidatura do grupo liderado por Marisa dos Santos (PMDB), gestora local nos dois últimos mandatos e, que tende coordenar lançamento de algum outro nome, talvez repetindo a dose de 2008, com Solange Bertulino, da mesma sigla. Atolada com problemas jurídicos perante a Justiça Eleitoral, como pré-candidata Marisa dos Santos hoje é carta fora do baralho. Como política é igual nuvem, cada dia está num lugar, sabe quem pode se juntar ao grupo das duas mulheres? Doutor Francisco (PR), atual vice-prefeito. Meio mundo de pessoas afirma isso nos corredores políticos de Uruaçu.
Qualquer criança já sabe que Lourencinho tentará a reeleição. Com doutor Francisco permanecendo na vice? É possível. Com alguém do grupo de Valmir Pedro na vice (por exemplo, o próprio Valmir Pedro ou Rosa do Ouro [sem partido], Pastor Vilson Guedes [PMN], Dania Solange [PSDB], doutor Wagner Camapum [PTC], Mauri Lemes [PSDB])? É possível.
Também é possível, com apoio de Valmir Pedro (que tem tudo para se eleger deputado estadual em 2014 e, ele busca justamente potencial maior que o de 2010 e, o apoio de Lourencinho seria vital), um dos nomes seguintes sair na vice de Lourencinho: vereador Rones Maia (PR), presidente da Câmara; vereador Chiquinho (PDT), Ozires Ribeiro (DEM), Batista da Retífica (DEM) ou José Eustáquio Embravel (PP). Até lá, muita água passará pela orla da praia Generosa, no lago Serra da Mesa, mas 7 de outubro de 2012 está bem aí.
Sobre Rones Maia: ele deu verdadeira sacudida na política uruaçuense, atraiu (e atrai) tremenda atenção para a pessoa dele e para a atuação dele e, é o político mais popular da cidade. É povão. Seu prestígio anda tão alto, que tem admiração de maioria absoluta dos vereadores e já conseguiu apoio para se reeleger presidente da Câmara, órgão que deve presidir também ao longo de 2012. Quem primeiro afirmou querer Rones Maia presidente também em 2012 foram os edis Irmão (PPS, segundo-secretário), Zé Rosa (PMDB, vice-presidente) e Pastor Noraldino (PR, primeiro-secretário).
Remonta desde os tempos de Cabral a necessidade de que a área político-administrativa ganhe ajustes, eliminando males congênitos pontuais. O patrimônio maior de uma cidade é o seu povo. É o povo que elege os representantes. O povo espera - e tem o direito -, uma/de conviver com líderes políticos-administrativos que mirem ações em uma direção: o desenvolvimento econômico e social, crescimento ordenado, a melhoria da localidade, sem espaço vicioso para as ditas picuinhas.
Fica a dica para Lourencinho e outros que venham governar Uruaçu do próximo mandato em diante: mandar pra atuar no circuito Goiânia-Brasília quem for eleito/eleita vice-prefeito/prefeita em 2012 e posteriormente, tendo o Escritório de Representação Administrativa de Uruaçu em Goiânia. Onda de vice receber sem trabalhar já passou da hora de acabar em Uruaçu e outras cidades. Futuros vices têm mais é que mudar de Uruaçu e trabalhar em favor da terra dentro de Goiânia e Brasília.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Jorge Pinheiro assume cadeira na Câmara Federal


Jorge Pinheiro, em Nota: “Reassumo os compromissos
e defenderei as minhas bandeiras políticas”

Pela terceira vez, Jorge Pinheiro (do PRB e popularmente chamado de Pastor Jorge Pinheiro) assumiu cadeira no Congresso, como deputado federal. Dessa vez por Goiás e na condição de suplente, dentro das Eleições/2010. Antes ele havia se tornado congressista nas legislaturas 1999/2003 e 2003/2007 por Brasília-DF.
Esta reportagem também enfoca os ideais do PRB, com o presidente nacional da sigla, Vitor Paulo dos Santos, afirmando: “O PRB nasceu para defender o direito político dos cidadãos brasileiros; para defender os direitos humanos e sociais com a construção de escolas, postos de saúde, hospitais e moradia; para defender os direitos da criança, do adolescente, do idoso; para promover a preservação do meio-ambiente.”
A mesma reportagem informa que o PRB vai presidir, através do deputado federal Cleber Verde (MA), a Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, em informação econômica e social que apresenta particularidade grande com interesses de Uruaçu (sede deste periódico) e de outras 12 cidades (das regiões Norte, Nordeste e do Vale do São Patrício goianos) integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado Serra da Mesa (Cidisem), sediado em Uruaçu e, presidido pelo prefeito local, Lourencinho (PP). Particularidade grande, porque uma das atividades do Cidisem, que atua em parceria com Furnas Centrais Elétricas S.A.; CPFL Geração; Fundação Nacional da Saúde (Funasa); e, Agência Goiana de Defesa da Agropecuária (Agrodefesa/Governo de Goiás), recai sobre atividades de investimentos em piscicultura, por meio de suas Unidades Demonstrativas de Criação de Peixes em Tanques-rede. O benefício incentiva melhorias econômicas nas vidas de famílias participantes e a produção de peixes em tanques-rede é um confinamento feito em tanques, onde alevinos (filhotes de peixe) são colocados de maneira separada - recebendo ração -, e sem contato com o fundo do lago (nos casos das Unidades do Consórcio).

Responsabilidade
A posse de Jorge Pinheiro foi em 9 de fevereiro. Na Nota Uma nova responsabilidade o congressista explanou: “Quero agradecer primeiramente a Deus por essa grande missão a frente do meu estado de Goiás e a ter a grata satisfação de representá-lo no Congresso Nacional.”
Ele também agradeceu ao governador de Goiás, Marconi Perillo, “pelo cumprimento da sua palavra”, referindo-se ao fato de o chefe de Estado ter aberto possibilidade para ele assumir vaga no Congresso, ao chamar deputados federais para ocuparem cargos na administração estadual - o que também está ocorrendo com outros aliados. Agradeceu ainda Vilmar Rocha, titular da vaga, que se licenciou para dirigir a Secretaria de Estado da Casa Civil. Leia a Nota, abaixo.
“No programa do PRB em rede nacional, mais uma vez defendi o caminho da sustentabilidade resultando no equilíbrio do meio ambiente”, declarou no twitter, dias atrás, em referência ao programa do PRB exibido em rede nacional.
Para a legislatura, o PRB elegeu oito deputados federais titulares: George Hilton (MG), Heleno Silva (SE), Johnathan de Jesus (RR), Márcio Marinho (BA), Vitor Paulo (RJ), Cleber Verde, Antônio Bulhões (SP) e Otoniel Lima (SP). Na suplência, assumiram Jorge Pinheiro e, Popó Freitas (BA).
Em contato telefônico com a Redação do JC na tarde de 18 de fevereiro, Jorge Pinheiro informou que já deu início a nova etapa de visitação aos Municípios goianos, revelando que em poucos dias quer efetuar visitação a Uruaçu, onde pretende se reunir com representantes das iniciativas pública e privada.
No momento do contato ele estava se dirigindo até a cidade de Águas Lindas de Goiás, onde iria prestigiar a posse de um membro do PRB como secretário municipal daquela localidade.

Uma nova responsabilidade
Jorge Pinheiro

O que se exige de nós agora é uma nova era de responsabilidade - um reconhecimento de 48.510 votos. Responsabilidade que será recompensada com muito trabalho pela frente, firmes no conhecimento de que não há nada tão satisfatório para o espírito e definidor de nosso caráter, do que dar tudo o que podemos numa tarefa como essa que se inicia. Este é o preço e a promessa da cidadania.
Quero agradecer primeiramente a Deus por essa grande missão a frente do meu estado de Goiás e a ter a grata satisfação de representá-lo no Congresso Nacional.
Reitero os votos de agradecimentos a todos goianos que acreditaram no nosso projeto e nas propostas; reafirmo que estamos juntos para buscarmos soluções para melhorar nosso futuro.
Meu coração se enche de alegria e devo compartilhar com vocês, mas tenho que agradecer ao governador Marconi Perillo (PSDB-GO) pelo cumprimento da sua palavra. Agradeço também Deputado Federal Vilmar Rocha (DEM-GO) que volta à secretaria da Casa Civil do Estado.
Reassumo os compromissos e defenderei as minhas bandeiras políticas. Como ambientalista, pretenderei atuar na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Com essa oportunidade que se abre não me isolarei das redes sociais que muito me motivam no empenho e na facilidade de captação de ideias que poderão se transformar grandes soluções.
A fonte de nossa confiança está baseada no conhecimento de que Deus nos convoca a dar forma e ajudar construir um destino.
Obrigado a todos.

Deputado Federal Jorge Pinheiro (PRB-GO)

Contatos
Opções para contatar o deputado federal peerrebista Jorge Pinheiro:
Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados. Gabinete 536, Anexo IV. CEP 70160-900, Brasília-DF.
O telefone do gabinete é (61) 3215-5536. Já o fax, (61) 3215-2536.
Para acessar a página do congressista no site da Câmara Federal, basta acessar www.camara.gov.br ou http://www.camara.gov.br/internet/Deputado/dep_Detalhe.asp?id=530999.
O e-mail institucional é dep.jorgepinheiro@camara.gov.br. Endereço no twitter: @JorgePinheiro10. O congressista tem o blog jorgepinheiro10.blogspot.com.
Outras informações sobre o congressista, um dos 17 representantes goianos na Câmara Federal, podem ser obtidas no link http://www2.camara.gov.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=100606.

‘PRB, uma instituição política democrática’
Afirmando ser o PRB “uma instituição política democrática”, o presidente nacional da sigla, Vitor Paulo, detalha outras particularidades da organização em texto oficial de apresentação constante no site do partido, www.prb.org.br. Leia.
Em seguida, o internauta toma conhecimento de que o PRB defende reformas política e tributária, segundo ponderações novo líder do partido na Câmara Federal, deputado federal Vitor Paulo (RJ).

PRB - Instituição política democrática, defensora do bem comum e de uma sociedade livre

É com grande satisfação que apresentamos o Partido Republicano Brasileiro - PRB, uma instituição política democrática, defensora do bem comum e de uma sociedade livre, que tem o intuito de promover a gestão orçamentária participativa, conselhos e colegiados municipais, debates e audiências que promovam de fato um governo afinado com a vontade popular.
O PRB nasceu para defender o direito político dos cidadãos brasileiros; para defender os direitos humanos e sociais com a construção de escolas, postos de saúde, hospitais e moradia; para defender os direitos da criança, do adolescente, do idoso; para promover a preservação do meio-ambiente. Prega a liberdade de expressão, os valores da família e, sobretudo, acredita que a administração pública deve estar a serviço dos interesses coletivos.
O PRB defende, entre outros princípios, o pluripartidarismo e a representatividade, como fundamentos relevantes para o fortalecimento democrático, a manutenção dos direitos e das garantias trabalhistas, gerando mais empregos com salários compatíveis com a realidade do brasileiro.
Desse modo, apresentamos a você, brasileira e brasileiro, um novo conceito de partido, pois entendemos que a política é o instrumento essencial para alcançarmos o pleno desenvolvimento da sociedade. Assim, o nosso compromisso político é com a democracia, com a justiça social e com a igualdade de condições e de oportunidades para todos, pois a luta é contínua pelo bem-estar dos cidadãos brasileiros e essa é a inspiração permanente do PRB.
Na certeza de que a mudança no cenário político de nosso País é desejo de todos, o PRB foi criado para unir esforços, especialmente nesse sentido.

Contamos com o vosso apoio.
Um forte abraço.

Vitor Paulo dos Santos
Presidente Nacional do PRB

PRB defende reformas política e tributária
O novo líder do PRB na Câmara Federal, deputado federal Vitor Paulo (RJ), diz que sua bancada está convencida de que as principais discussões deste ano no Congresso serão as reformas política e tributária. “Esse é um anseio da população”, afirma, acrescentando que o Congresso precisa empenhar-se para votá-las.
Vitor Paulo aprova o financiamento público das campanhas eleitorais e a lista fechada., mas faz ressalvas. “Uma questão está atrelada à outra, e é preciso analisá-las com frieza, com ampla discussão”, disse. Ele diz que o financiamento público é visto como forma de combater a fraude, a corrupção. “Mas a reforma não vai acabar com a corrupção”, alerta o deputado.
Para ele, é preciso saber se o financiamento vai ser misto - público e privado -, ou exclusivamente público; como vai ser a prestação de contas; se os partidos serão fortalecidos; como vai ser a lista partidária; e como os recursos vão ser distribuídos entre o primeiro, o segundo, o terceiro e os demais candidatos da lista. Ou seja, para o líder do PRB, tudo ainda vai depender muito do detalhamento da reforma.
Vítor Paulo manifestou-se contra o fim das coligações proporcionais: “Uma simples regra impeditiva como esta não vai resolver nada, ainda mais em um país continental como o Brasil, onde os partidos têm âmbito nacional”, afirmou.

Menos impostos
Quanto à reforma tributária, o líder do PRB disse que o pilar deve ser a redução da carga de impostos, “que é muito grande e traz sérios prejuízos ao desenvolvimento”.
Ele diz que a reforma tributária precisa ser debatida com os governadores. “É preciso rediscutir o pacto federativo para beneficiar a economia e o trabalhador”, afirma o líder do PRB. Para ele, é preciso “minimizar um pouquinho essa carga tributária pesada, e, além disso, não tirar dos trabalhadores o que eles já conquistaram.”

Suplentes
Para reforçar a importância da reforma política, o líder cita o questionamento jurídico sobre a posse dos suplentes - se devem ser os da coligação ou os do partido. Uma questão como essa, sublinha o deputado, precisa estar claramente definida em lei.
Para o deputado, a preferência deve ser da coligação. “O conceito universal é pela coligação; essa decisão judicial pelo partido foi um caso isolado, por conta da ocorrência de infidelidade partidária, o que é muito diferente da situação do parlamentar que se licencia”, diz ele.
Pela lei, argumenta o líder do PRB, a coligação tem personalidade jurídica e portanto não pode ser desconsiderada. “Muitos partidos não elegeriam ninguém sem a coligação”, ressalta. E cita o exemplo de um parlamentar que foi o único eleito, em seu estado, por uma coligação de três partidos. Sem essa coligação, nenhum desses três partidos teria eleito ninguém. “Mas agora, se esse eleito se tornar secretário de Estado, como se pode exigir que o suplente seja do mesmo partido, se sem a coligação esse partido não teria eleito ninguém?” indaga.

Dados do PRB nacional
As portas do diretório nacional do PRB estão abertas para toda a sociedade brasileira visitar, obter informações, registrar sugestões, da mesma forma os diretórios regionais e os municipais.
O endereço do PRB nacional é: SDS - Setor de Diversão Sul, Edifício Miguel Badya, 30, Bloco L, 3º andar, Sala 320 - Brasília/DF, CEP 70394-901.
Contatos telefônicos: (61) 3223-9069.

PRB presidirá Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura
Dia 16 de fevereiro, o deputado federal Cleber Verde (PRB/MA) presidiu a reunião que definiu a mesa diretora e os conselheiros da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura, na Câmara dos Deputados.  A Frente, que possui mais de 70 senadores e 328 deputados inscritos, teve o Estatuto da Pesca aprovado por unanimidade.
O PRB defende as carências que tanto a pesca artesanal, quanto a pesca industrial sofrem no País.
Segundo o ex-ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, o setor pesqueiro cresceu 15 por cento em apenas dois anos e a aquicultura, 42 por cento no mesmo intervalo de tempo. “Em sete anos o consumo brasileiro de pescado aumentou 40 por cento”, revela Gregolin.
Cleber Verde, disse que a expectativa é aproximar o legítimo pescador às políticas públicas. “A Confederação Nacional da Pesca possui mais de 1 milhão de filiados. É necessário organizar a cadeia produtiva”, disse.
Convidada pela presidente Dilma Rousseff (PT), Ideli Salvatti, senadora na legislatura passada por Santa Catarina, está no comando do Ministério da Pesca, em substituição a Altemir Gregolin, titular da Pasta entre 2006 e 31 de dezembro de 2010.

Cidisem
O fato de o PRB presidir, via deputado federal Cleber Verde (MA), a Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, apresenta particularidade relevante com interesses de Uruaçu, sede deste periódico, e de outras 12 cidades (das regiões Norte, Nordeste e do Vale do São Patrício goianos) membros do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado Serra da Mesa (Cidisem), com sede em Uruaçu e, presidido pelo prefeito do reduto, Lourencinho (PP).
Pretensos anseios do Consórcio podem ser alcançados com facilidade maior através de sintonia afinada entre o comando do mesmo e a Frente. Somando, óbvio, outras parcerias já firmadas.
Por que Particularidade grande? Devido uma das atividades do Cidisem, que atua em parceria com Furnas Centrais Elétricas S.A.; Fundação Nacional da Saúde (Funasa); e, Agência Goiana de Defesa da Agropecuária (Agrodefesa/Governo de Goiás), recair justamente sobre atividades de investimentos em piscicultura, através de suas Unidades Demonstrativas de Criação de Peixes em Tanques-rede.
O benefício incentiva melhorias econômicas nas vidas de famílias participantes e a produção de peixes em tanques-rede é um confinamento feito em tanques, onde alevinos (filhotes de peixe) são colocados de maneira separada - recebendo ração -, e sem contato com o fundo do lago (nos casos das Unidades do Consórcio).
Com o surgimento e início de operação da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, ocorridos em 1998, Furnas e CPFL Geração (empresas responsáveis pelo empreendimento) observaram a necessidade de repassar o comando das ações de saúde pública por elas desenvolvidas para os Municípios envolvidos, de modo a não permitir uma solução de descontinuidade nesse processo.
Em agosto daquele mesmo ano, o Cidisem foi constituído, também, a partir da decisão política (e administrativa) de prefeitos de oito Municípios da região Norte goiana interessados em planejar, trabalhar juntos e, integrados regionalmente, unindo esforços e recursos com o propósito de assistir suas populações.
O Consórcio disponibiliza uma série de benefícios aos Municípios, promovendo atividades mitigadoras dos impactos causados pelo enchimento do reservatório. “Sua atuação é de maneira intensiva, além de desenvolver outras atividades de cunho social”, reforça o presidente Lourencinho, que está no segundo mandato. O vice-presidente é Iran Ferreira (Iranzinho, do PT do B), prefeito de Colinas do Sul. O secretário-geral, completando o Conselho Diretor, é Wander Borges (PP), prefeito de Campinorte.
O cerne do projeto é a implementação do conceito de promoção da saúde, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população na microrregião, apoiando atividades que possibilitem o desenvolvimento sustentável.
Caminhando para completar 13 anos, além de Uruaçu, Colinas do Sul e Campinorte, o Cidisem tem como filiados os seguintes Municípios: Alto Horizonte (administrada pelo prefeito Cabo Borges [PSDB]), Barro Alto (Luciano Lucena [DEM]), Campinaçu (Welinton Fernandes, o Nenzão [PR]), Estrela do Norte (Orcino Braga [PSDB]), Mara Rosa (Nilson Preto [PSDB]), Minaçu (Cícero Romão [PSDB]), Niquelândia (Ronan Batista [PTB]), Nova Iguaçu de Goiás (Adelino Alves [PR]), São Luís do Norte (Carlos Roberto Pereira, o Carlinhos [PP]) e Santa Rita do Novo Destino (José Eustáquio [PMDB]).
Profissional que coordena administrativamente o cotidiano da entidade, auxiliando diretamente a presidência, Maria José dos Santos (Zezé) é secretária executiva do Consórcio, que também conta com os seus Núcleos (comandos) técnicos.

Uruaçu 19/02/11 - (Jota Marcelo -
JC On-line, com informações da Assessoria do congressista Jorge Pinheiro; da Agência Câmara de Notícias; e, do PRB, sob adaptações)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Amma faz campanha por posse responsável

A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) começou ontem uma campanha de conscientização pela posse responsável de animais domésticos e cumprimento da Lei 8.566/07, que trata da criação, propriedade, posse, guarda e transporte de cães e gatos em Goiânia. Uma jornada esportiva, intitulada É o Bicho, para os caninos, realizada ontem de manhã no Parque Flamboyant, chamou a atenção da sociedade para o assunto.
Entre obstáculos e corrida contra o tempo, proprietários e animais de estimação deram exemplo de como deve ser a convivência entre eles e os demais frequentadores do parque e a fauna que o habita: harmoniosa. Todos ganharam, durante a jornada, que contou com a participação de policiais e cães do canil do Batalhão de Choque (Rocan).
Inicialmente, a Amma pretende fazer um trabalho de orientação à população, mostrando como deve ser a condução desses animais em vias e logradouros públicos. A fiscalização e aplicação de sanções a proprietários ou responsável pela condução dos animais deve ocorrer após um período de educação.
A Lei 8.566 determina que animais de pequeno e médio portes devem ser conduzidos com coleiras e guias; os de grande porte, da mesma forma, mas somente no período das 22 às 5 horas. A campanha está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Gerente de Programação Fiscal da Amma, Patrícia Alencar informa que o trabalho inicial será de orientação aos proprietários ou responsáveis pela condução dos animais. Num segundo momento, será feita a fiscalização do cumprimento da lei que disciplina a questão, que prevê aplicação de multas, que podem variar de R$ 21,33 a R$ 1.066,00 e, em último caso, apreensão do animal.

Uruaçu 18/02/11 - (Transcrito, sem adaptações, do jornal O Popular [Goiânia-GO] - Carla de Oliveira, de 16/02/11)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Voz na Câmara: Rones Maia idealiza abrir palavra para munícipes


Vereador popular, Rones Maia propôs implantar novo
canal de comunicação com a sociedade

Presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, o vereador Rones Maia (PR) informa que, provavelmente, em breve futuro a Casa de Leis abrirá espaços entre dez e quinze minutos para que populares em geral se manifestem, através de sugestões, questionamentos, exposições de fatos propositivos. Hoje, ao querer fazer uso da palavra o munícipe precisa solicitar anteriormente, para posterior análise do órgão.
O Poder Legislativo uruaçuense inicia nesta quarta-feira 16, os trabalhos 2011. A sessão ordinária, agendada para as 20h no Plenário Antônio de Freitas Carvalho, do auditório João Batista Camapum Barroso, edifício José Fernandes Neto, será a primeira - ordinária -, a ser comandada pela nova mesa diretora. Oportunidade em que os edis terão oportunidade de discursar. Certamente, serão mensagens sobre planejamentos legislativas para o corrente ano.

Uruaçu 16/02/11 - (Márcia Cristina - Blog do Jornal Cidade)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Roller e Braga investigados por influência em grupos de extermínio


 
Parte da Nota à Imprensa, expedida pela PF: ‘A Polícia Federal em Goiás deflagrou, nesta manhã, 15/02, a OPERAÇÃO SEXTO MANDAMENTO para cumprir 19 (dezenove) mandados de prisão preventiva e 8 (oito) mandados de prisão temporária, bem como mandados de busca e apreensão. Foram compostas 18 Equipes com 131 Policiais Federais e 12 Oficiais da Polícia Militar de Goiás. O total de alvos são 19 (dezenove), sendo 13 em Goiânia/GO e 6 no interior do Estado, haja vista que alguns dos envolvidos possuem mais de um de mandado de prisão’

A Polícia Federal em Goiás cumpriu os 13 mandados de prisões solicitados na Operação Sexto Mandamento, que investiga o desaparecimento de civis após terem sido abordados pela polícia goiana. Foram detidos somente policiais militares da PM do Estado em Goiânia.
Dentre os investigados, encontram-se o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Ernesto Roller e o ex-secretário da Fazenda de Goiás Jorcelino Braga.
Os dois são suspeitos de terem praticado tráfico de influência que culminaram nas promoções de patentes de integrantes da organização criminosa.
A PF explicou que não foi expedido qualquer mandado judicial para os dois ex-integrantes do governo do Estado.
De acordo com as novas informações (*) da PF-GO, mais seis integrantes da Polícia Militar, lotados no interior do Estado, também suspeitos de serem participantes dos crimes investigados, foram detidos pela própria PM esta manhã e estão a caminho da capital, para serem apresentados à PF. Com aS novas prisões, o total de políticias presos é 19.
Segundo assessoria de imprensa do governo, por determinação do governador Marconi Perillo (PSDB), o secretário de Segurança Pública (SSP) João Furtado Neto exonerou nesta manhã o subcomandante geral da PM-GO, coronel Carlos Cézar Macário. De acordo com o Secretário, no final da tarde de hoje ele deve anunciar o novo Subcomandante.
João Furtado Neto concede entrevista coletiva às 15 horas desta terça-feira, na sede da PF, em Goiânia, sobre a operação, as prisões.

(*) Notícia atualizada às 11h15.

Leia abaixo a íntegra do documento que informa sobre a Operação Sexto Mandamento.

Nota à Imprensa
A Polícia Federal em Goiás deflagrou, nesta manhã, 15/02, a OPERAÇÃO SEXTO MANDAMENTO para cumprir 19 (dezenove) mandados de prisão preventiva e 8 (oito) mandados de prisão temporária, bem como mandados de busca e apreensão. Foram compostas 18 Equipes com 131 Policiais Federais e 12 Oficiais da Polícia Militar de Goiás. O total de alvos são 19 (dezenove), sendo 13 em Goiânia/GO e 6 no interior do Estado, haja vista que alguns dos envolvidos possuem mais de um de mandado de prisão.
A investigação que durou aproximadamente 01 (um) ano teve por objetivo principal desarticular uma organização criminosa com alto poder de influência e de intimidação composta por Policiais Militares de Goiás, das mais diversas patentes.
Segundo as investigações, a organização criminosa tinha como principal atividade a prática habitual de homicídios com a simulação de que os crimes capitais foram praticados em confrontos com as vítimas. Dentre as vítimas, figuram casos de execução de crianças, adolescentes e mulheres, sem qualquer envolvimento com práticas criminosas. As investigações demonstraram ainda que outros homicídios foram praticados pela organização criminosa, inclusive durante o horário de serviço e com uso de viaturas da corporação, de maneira clandestina e sem qualquer motivação que legitimasse a ação policial dos investigados. A organização criminosa especializou-se ainda na ocultação de cadáveres.
Dentre os investigados, encontra-se o atual Sub-Comandante Geral da Polícia Militar de Goiás, o ex-Secretário de Segurança Pública e o ex-Secretário da Fazenda de Goiás, os dois últimos na condição de suspeitos pela prática de tráfico de influência que resultaram nas promoções de patentes de integrantes da organização criminosa.
Restou evidenciado na investigação que, nos últimos 10 (dez) anos, os integrantes da organização criminosa começaram a fortalecer a sua atuação nos municípios de Formosa, Rio Verde, Acreúna, Alvorada do Norte, bem como Goiânia. Assim, onde se instalavam em decorrência de remoções às diferentes unidades da PM/GO, o número de vítimas de homicídios em supostos confrontos com aquela Corporação aumentavam consideravelmente.
Além da prática de crimes de homicídio qualificado em atividades típicas de grupo de extermínio (art. 121, § 2º, incisos I a V, do CP, c/c art. 1º, inciso I da Lei nº 8.072/90), os integrantes serão indiciados pela prática de formação de quadrilha (art. 288, do CP), tortura qualificada (art. 1º, § 4º, da Lei 9.034/97), tráfico de influência (art. 332, do CP), falso testemunho (art. 342, do CP), prevaricação (art. 319, do CP), fraude processual (art. 347, do CP), ocultação de cadáver (art. 211, do CP), posse ilegal de arma de fogo de calibre restrito (art. 16, da Lei 10.826/03), bem como a ameaça (art. 147, do CP) a autoridades públicas, jornalistas e testemunhas.
Alguns dos investigados serão presos por força de diferentes mandados judiciais expedidos por comarcas distintas, as quais já processam parte da organização criminosa pela prática de crimes de homicídios específicos.
A Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás iniciarão as buscas às pessoas desaparecidas após abordagens policiais e criou um canal de denúncia com o endereço denuncia.srgo@dpf.gov.br, por meio do qual a população poderá encaminhar informações para auxiliar a atividade policial de busca, bem como outras informações sobre crimes não esclarecidos. As identidades dos denunciantes serão preservadas.
A operação contou com a participação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério Público de Goiás, do Poder Judiciário de Goiás, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, bem como com os Comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil de Goiás.
A operação foi denominada Sexto Mandamento em referência ao decálogo bíblico, cujo sexto mandamento é não matarás.

Uruaçu 15/02/11 - (Transcrito, sem adaptações, do Jornal Opção on-line [Goiânia-GO] - Marcellus Araújo, desta data)