quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

‘EDITORIAL’ - Edição 273 (1º a 15/01/2018) – ‘Festa carnavalesca de Uruaçu/2018’

“A tendência é que em 2018, o ‘Carnaval’ de Uruaçu será o melhor do Norte goiano. Pegue sua fantasia e ‘se jogue’, com paz e respeito!”

Em toda relação, privada ou pública, devia reinar a diplomacia, o respeito, mas isso é raro, especialmente quando envolve redes sociais. Duas recentes notas da coluna Agenda Política do Jornal Cidade:
A Prefeitura de Uruaçu promoverá sim o Carnaval em 2018. Em 2017, também realizou. O formato é diferenciado em relação ao que se viu no passado. Não concordar com o novo formato, tudo bem, mas afirmar que não terá o evento já é demais.
E: Carnaval de Uruaçu/2018: o prefeito Valmir Pedro (PSDB) tem sido injustiçado por ter resolvido inovar o formato da festa na cidade nortense. Em alguns casos, fruto do ódio, determinadas pessoas foram desonestas ao emitirem opiniões sobre o assunto.
Anos 1930, 40, 50, 60, 70, 80, 90, 2000... Uruaçu teve festa carnavalesca de espécies diversas. Setentões, sessentões, cinquentões, quarentões de hoje, por exemplo, curtiram muitos Carnavais no Clube Recreativo Uruaçuense (CRU); no Cazuza; na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Lions Clube, entre outros clubes.
Bares, lanchonetes (Varandão, Oriente [quem lembra?]), boates e afins foram sedes de Carnavais.
Monteiro Neto, Querosene, Claudonir, Zano e outros amigos atravessavam a avenida Tocantins, cada um com seu instrumento – Era bom ir junto com eles.
Carnaval de Rua: as gestões Luiz Pauferro (1989-1992) e Zé Alvorada (1993-1996) realizaram excelentes edições, épocas em que os blocos reinavam absolutos. Era ótimo!
Na Administração Edmundo Filho (1997-2000), com o advento do lago Serra da Mesa, as areias da praia Generosa foram palcos, também, do sambódromo uruaçuense, sem acabar na avenida Transbrasiliana.
Com Lourencinho (2009-2012), estruturas maiores foram implantadas às margens do reservatório e o mundo invadiu Uruaçu.
Com simplicidade, mas agradando, Marisa Araújo (2001-2004 e 2005-2008) e Solange Bertulino (2013-2016) ofereceram o evento.
E, em alguns governos, antes do mandato 1989-1992, sequer existia Carnaval de Rua.
Valmir Pedro tem todo o direito de tentar inovar e decidiu promover a festança apenas na beira do lago, que está com a água sob nível baixo, mas, não existe lei pregando que Carnaval deve ser realizado ao lado de bastante água.
Em 2017, a Prefeitura realizou sim o Carnaval e em 2018 também promove. De formato diferente? Sim! E, se torna necessário compreender a experiência, explicada amplamente pelo prefeito com educação e sem perder a conduta ética, ao contrário de alguns que só faltaram colocar fogo em Uruaçu, ao mesmo tempo em que tentaram denegrir a imagem de Valmir Pedro. Outros ocuparam o tempo apenas focando Carnavais de outras cidades, como se isso fosse solução. Cada cidade tem seu chefe do Poder Executivo, a sua particularidade e assim a vida segue.
Se nada tivesse feito no campo da diversão, Valmir Pedro já seria merecedor de respeito. Só que ele tem desenvolvido ações extremamente positivas com o intuito de fomentar o turismo e ofertar diversão pública gratuita: Arraiá do Betinho, Temporada de Férias, Show da Virada. Não querer enxergar a grandeza, importância desses três eventos chega a ser ignorância, “intriga da oposição”, como diz há anos Rogério Pacheco, secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo local. Muita gente não concorda com o formato carnavalesco praticado por Valmir Pedro. Muita gente adora o formato do Carnaval praticado por Valmir Pedro. E viva a democracia! A tendência é que em 2018, o Carnaval de Uruaçu será o melhor do Norte goiano. Pegue sua fantasia e se jogue, com paz e respeito!

Nenhum comentário: