quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Nina (Uruaçu)


Jovair Arantes tem dobradinhas fortes

Presidente do PTB goiano, o deputado federal Jovair Arantes (foto) busca reeleição para a Câmara Federal. Ele tem diferentes dobradinhas. Exemplos: com os deputados estaduais (que tentam reeleição) Henrique Arantes (PTB); Júlio da Retífica (PTB); Carlos Antônio (PTB); e, Eliane Pinheiro (PSDB). Também com Lineu Olímpio (PTB), ex-prefeito de Jaraguá; e, Gugu Nader (PTB), vice-prefeito de Itumbiara.

(Jota Marcelo. Foto: Jotaric/Divulgação [Arquivo])

Doutor Cláudio Brandão, o candidato que quer banir as regalias

Candidato pelo PMB, doutor Cláudio Brandão defende regalia zero para os políticos – Foto: Joaquim Batista de Souza

Candidato registrou em cartório documento público abrindo mão de toda e qualquer regalia – Foto: Reprodução [Clique na imagem para ampliá-la

Doutor Cláudio Brandão é o médico do receituário, o advogado das peças, o professor das letras, o servidor do atendimento humanitário, o empreendedor comercial, o líder comunitário, o político da facãozada nas regalias.
Entre os candidatos a deputado estadual que merecem ganhar uma das quarenta e uma cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, doutor Cláudio Brandão (PMB) pode ser inserido, algo aqui feito espontaneamente, com transparência e tranquilidade.
Filho do saudoso José Brandão da Silva (Batata) – muita gente lembra do mecânico Batata, de grande atuação em Uruaçu! –, o candidato a deputado investiu nos estudos (além de ajudar formar os muitos irmãos) e se tornou médico, advogado, professor universitário, funcionário público federal com atuação no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), empreendedor, atua espontaneamente em favor de entidades assistenciais sérias e tem disposição para colaborar com as comunidades!
Doutor Cláudio Brandão ressalta que Uruaçu merece ter diferentes nomes na Assembleia, “mas, que a melhor opção” é o nome dele. “Quanto mais legisladores na Casa de Leis estadual defendendo Uruaçu, melhor para a cidade do Norte goiano! Que cada eleitor de outros candidatos ao cargo de deputado estadual de ligação com Uruaçu faça uso da democracia na urna, exerça a liberdade, pratique a vontade própria, vote de maneira tranquila. Da mesma forma, o eleitorado meu”.
Ele tem trabalhado nessa campanha em todas as regiões de Goiás, pois trata o Estado como um todo. “Eu nasci em 1969, em Anápolis, mas quando era bebê, no colo, minha família mudou para Uruaçu, cidade em que fui criado e estudei no tradicional e ainda existente Colégio Nossa Senhora Aparecida [CNSA]. Estudei em Goiânia, em Vassouras, interior do Rio, trabalhei em Uruaçu como médico e faz quase 15 anos que resido em Goiânia, sem nunca ter deixado de olhar para as demais cidades goianas. Conheço muitas, muitas delas, onde tenho grandes amigos”, esclarece.
Imagina, na Assembleia, esses quatro nomes (e outros) destinando apoios para Uruaçu! Seria ótimo. Ainda mais em tempos de muitos cortes da parte do guloso governo federal, que arrecada, arrecada, arrecada, arrecada e não atende a municipalidade a contento.
Importante pontuar que doutor Claudio Brandão criou o movimento Regalia Zero, e, registrou em cartório um documento público abrindo mão de toda e qualquer regalia, caso seja eleito dia 7 de outubro.
Opinando que todo vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador, governador, presidente da República tem diariamente o dever cívico de servir o povo e não se servir do mesmo, o candidato alerta: “Auxílio paletó, auxílio-moradia, auxílio-saúde, auxílio-livro, carro oficial para diretores e presidentes, tudo isso é abuso, é querer fazer a população de besta. Vejo que são mimos inacessíveis ao cidadão comum. E, portanto, dispensáveis. Representar o povo não quer dizer ‘aproveitar-se’ de cargo algum”.
E ele chama, ainda mais a atenção, ao categorizar que se preocupa demais com o fato de os políticos serem servidos pela coletividade: “Pessoas que enriquecem às custas do povo, sem retribuir a altura. Se há tempos, os deputados são agraciados com auxílios infindáveis, gratificações polpudas que saem do bolso do povo, tenho convicção que um deputado, por exemplo, pode custar aos cofres um quinto do que gasta. São inúmeros os candidatos. Peça que eles abram mão das regalias. Se abrirem, escolha e vote. Nosso sistema é dinâmico. Precisamos trazer as pessoas de bem para a política, aproveitando a depuração que resultou da operação Lava Jato. Ainda existem inúmeros políticos que serão alcançados pelos órgãos de controle”, antecipa com convicção.

Projetos
Na Assembleia, doutor Cláudio Brandão adianta que pretende, entre outras iniciativas, “defender intransigentemente a região Norte, propondo leis que facilitem em nível estadual o microempreendedorismo; apoiar a criação de número máximo de escolas administradas pela Polícia Militar; cobrar recursos aos Hospitais Regionais; a melhoria em toda a rede da saúde pública; a estruturação e ampliação dos cursos da UEG [Universidade Estadual de Goiás]; propor a criação de escolas de formação profissional – de panificação, de formação de garçons e chefe de cozinha, manicure, cabeleireiro, artesanato e outras atividades. Também, apresentar projetos na área da segurança pública; a viabilização de melhores políticas públicas para os adolescentes, inclusive envolvendo as famílias que têm dependentes químicos”.
Expressando querer ser a “ponte” de Uruaçu com o Governo do Estado em eventual gestão Ronaldo Caiado (Democratas), amigo dele e colega de profissão, frisa: “Sinto-me capacitado e amadurecido para tanto. É importante os eleitores de Uruaçu e da região refletirem bem sobre todos os candidatos. Estou no auge de minha capacidade, com maturidade suficiente para entender a importância do cargo que pleiteio”.

(Jota Marcelo)

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Francisco Gedda – Experiência e fineza na política

Gedda: conhecedor do vaivém da política, defende a seriedade na gestão pública. Um dos coordenares da candidatura de Alcides Rodrigues para deputado federal, ele apoia Ronaldo Caiado para governador – Fotos: Divulgação/Coordenação

Com doutor Cláudio Brandão (PMB), candidato a deputado estadual e, o coordenador político Sérgio Caiado (dir.) 

Gedda e aliados de Aparecida de Goiânia: Elcio Martins (esq.) e, José Aurélio (DC), candidato a deputado estadual 

Trabalho contínuo na área política. Com Eliane Rodrigues, de Santa Helena de Goiás 

Deputado estadual na legislatura 2011-2014, Gedda atuou na Assembleia com dedicação – Foto: Carlos Costa/Assembleia 

4 de julho de 2009 em Uruaçu, durante cerimônia de aniversário do Município: Gedda discursa e recebe homenagem – Fotos: Divulgação (Arquivo) 


Experiente, ele é um dos apoiadores políticos centrais da candidatura de Ronaldo Caiado (DEM) ao Governo de Goiás e ajuda coordenar a candidatura de Alcides Rodrigues (PRP) para deputado federal.

A feição serena, o olhar ameno, a educação e a fineza permanecem. A interação e a inteligência também: Francisco Antônio de Carvalho Gedda. Apenas Gedda no meio político-administrativo, onde fez amizades com gente de todos os recantos de Goiás na militância pública.
No Escritório político de Alcides Rodrigues, localizado no setor Marista, em Goiânia, Gedda marca presença voluntária e ajuda na coordenação da candidatura de Alcides Rodrigues para deputado federal. “Temos uma relação de amizade há 30 anos. Tive a honra de ser secretário e auxiliar dele”, comenta a respeito do amigo que governou o Estado, entre abril de 2006 e dezembro de 2010.
Experiente, ele é um dos apoiadores políticos centrais da candidatura de Ronaldo Caiado (DEM) ao Governo de Goiás. “Fui convidado para coordenar na região de minha cidade, Jataí, a campanha do Caiado. De uma forma ou outra, eu tento ajudar ao máximo”.
Pregando seriedade na Administração pública, salienta que ser responsável e ter vontade de trabalhar, ouvindo as pessoas com atenção, é fundamental no exercício de qualquer função pública. “Igual em outras ocasiões da vida, é preciso ter humildade. Em tudo, sempre! Devemos considerar as pessoas, não maltratar ninguém”, comenta.
Advogado, graduado pela hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), empreendedor e, político que sabe muito das tendências e dos fatos, o filho do casal Doralice Carvalho Gedda/Antônio Soares Gedda (o pai teve elogiável atuação na vida pública) se tornou um dos nomes de ponta no antigo PFL, que mudou o nome para Democratas (ou DEM), presidindo-o três vezes consecutivas em Jataí, Sudoeste goiano.
Casado com Dona Cyl Gedda, pai de profissionais atuantes, avô, não ocupa cargo desde janeiro de 2015, após exercer mandato de deputado estadual na legislatura 2011-2014, fruto da eleição de 2010, quando ganhou vaga na Assembleia Legislativa com 14.730 votos, pelo então Partido Trabalhista Nacional (PTN), sigla que presidiu no Estado.
No exercício do cargo, o parlamentar jataiense representou Goiás por inteiro, em especial a sua região.

Trajetória
Gedda atuou, antes de se tornar deputado estadual, como assessor da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG); assessor da então Secretaria de Educação do Estado; superintendente de Administração e Finanças da Secretaria de Cidadania e Trabalho (1999-2001); superintendente administrativo da então Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Habitação (2002).
Igualmente, secretário estadual de Assuntos Institucionais do Governo de Goiás; depois, articulador político hábil, durante 2003 e 2004; mais, titular da Chefia da Assessoria para Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo e Assuntos Institucionais (2006). No período 2008-2010, presidiu a Metrobus Transporte Coletivo S/A, mudando a empresa humanamente e materialmente para melhor. Ajudou também no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e na Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Gedda, que não se reelegeu no ano 2014 (mesmo recebendo 12.274 votos), sofreu um acidente em casa dia 14 novembro daquele ano e, passou por diferentes cirurgias na cabeça. Obediente, continua tratando e se recuperando.
Com o acidente, o democrata perdeu partes da visão e da audição, mas, aos 66 anos (fará 67 dia 15 de setembro próximo), está ativo, trabalhando e é enfático em afirmar que Caiado – com quem tem bom e tradicional relacionamento político –, será eleito governador, até mesmo com a observação de que crê em vitória do governadoriável no primeiro turno.

(Reportagem: Jota Marcelo e Márcia Cristina – Jornal Cidade [Uruaçu])

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Doutor Cláudio Brandão é candidato a deputado estadual

Advogado e médico, doutor Cláudio Brandão (PMB) é candidato a deputado estadual. Residente em Goiânia, passou a maior parte da vida morando em Uruaçu, onde tem familiares. É filho de José Brandão da Silva (o Batata) (in memoriam), que concorreu a prefeito da cidade do Norte de Goiás.
Ele lançou o movimento Regalia Zero, defendendo o fim das mordomias aos ocupantes de cargos públicos.

(Jota Marcelo. Foto: Márcia Cristina/Jornal Cidade)

sábado, 18 de agosto de 2018

[NOVO SITE/endereço é o mesmo: www.jotacidade.com] Nova página eletrônica do ‘JORNAL CIDADE’ estará no ar em breve [NOVO SITE/endereço é o mesmo: www.jotacidade.com]. ACESSE https://jotacidade.com/ E CON-FI-RA O NO-VO SI-TE!

[NOVO SITE/endereço é o mesmo: www.jotacidade.com] Nova página eletrônica do JORNAL CIDADE estará no ar em breve [NOVO SITE/endereço é o mesmo: www.jotacidade.com].
ACESSE https://jotacidade.com/ E CON-FI-RA O NO-VO SI-TE!







 











[NOVO SITE/endereço é o mesmo: www.jotacidade.com] Nova página eletrônica do JORNAL CIDADE estará no ar em breve [NOVO SITE/endereço é o mesmo: www.jotacidade.com].
ACESSE https://jotacidade.com/ E CON-FI-RA O NO-VO SI-TE!

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Morre Nenzinho, zagueiro preciso do futebol amador uruaçuense

 
 Nenzinho (dir.), com Avanir da Rocha (o Pai da Matéria), treinador dele no Vera Cruz. A clicada é de 14 de fevereiro de 2018 Foto: Jota Marcelo/Jornal Cidade 

Um dos melhores zagueiros do futebol amador de Uruaçu em parte da década de 1970, na de 1980 todinha e em mais uma parte dos anos 1990 foi Nenzinho (ou Nenzinho do Caju), cujo nome de registro era Emivaldo Silva Rocha.
Jogando pelo Atlético Mirim, pelo Guarani e pela Associação Atlética Vera Cruz – grandes esquadrões do futebol da cidade nortense –, brilhou nas quatro linhas, com jogadas simples, mas precisas, sem dó dos chutões na bola, ao mesmo tempo em que orientava e chamava atenção dos colegas jogadores aos gritos. Tinha amor pelas camisas que vestia.
Torcedor fanático do Botafogo (RJ), há tempos lutava contra problemas de saúde e neste 16 de agosto, aos 58 anos, ele descansou, durante estada médica (sessão de hemodiálise) na cidade de Goianésia, localizada no Vale do São Patrício.
O velório ocorrerá no salão da PAX e o sepultamento, amanhã.
Valeu, Nenzinho!!!
Mais sobre o integrante da Família Caju, nos links abaixo:
Imagem... (edição da quinzena 1º a 15 de maio de 2018): http://www.jotacidade.com/ktml2/files/uploads/pdf/cidade281.pdf


(Jota Marcelo)

domingo, 12 de agosto de 2018

Obra de galpão social do Sindicato prossegue

Empreendimento somará 450 metros quadrados, em investimento com recursos próprios – Fotos: Sindicato/Divulgação

Nas imagens iniciais, o estágio da obra na primeira quinzena de agosto 







Presidente Marinho e vice Professora Jô, quando do início da obra, na última semana de julho, testemunhando o início da terraplenagem

Conforme noticiado pelo Blog em 25 de julho, desde aquele período, se estendendo por mais um ano, o SINDIURUAÇU E REGIÃO lida com a obra de construção de galpão social que terá 450 metros quadrados. No espaço, serão realizadas reuniões com público maior, treinamentos, cursos, seminários, oficinas e, eventos sindicais recreativos e sociais – confraternizações, comemorações, celebrações e afins.
Falando à reportagem, o presidente Marinho esclareceu que o empreendimento ficará pronto após série de etapas, evitando comprometimento indevido no caixa da entidade. “Vamos fazer em quatro etapas, que serão a base, depois estrutura, mais adiante a cobertura e, por fim, a parte metálica final, acabamento. Previsão de um ano”, expôs.
O líder sindical é enfático em afirmar: “Tudo dentro dos conformes, bem conversado, para não termos problemas. Não esquecemos de nenhum detalhe: viabilidade financeira, prazos, modelo, metragem, engenharia geral, material, Crea [fiscalização; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás {Crea-GO}], pois queremos concluir e entregar mais esse patrimônio, sem desagradar ninguém e de acordo com as normas do Sindicato”.

Visão presidencial
Na mesma publicação, foi destacado: entidade que teve início funcional no interior do então Centro Administrativo Feliciano Custódio de Freitas (de onde fora despejada abruptamente), passando posteriormente por sedes alugadas na avenida Goiás e avenida Transbrasiliana, esquina com a rua Coronel Aristides de Freitas, o SINDIURUAÇU E REGIÃO ganhou sede própria, após muitos esforços empreendidos sob liderança de Marinho, apoiado por diretores.
Buscou apoios parlamentar e executivo para que um terreno fosse doado pela Prefeitura 100% legalmente, algo conquistado na gestão 2009/2012. Se a princípio, pequena edificação foi providenciada na parte de trás do terreno localizado no bairro Copacabana, não demorou e Marinho, mesmo sob críticas e diversos alertas, iniciou a construção do imóvel da sede atual, fincado na parte frontal, que, inclusive, conta com sala para reuniões.
No tocante ao investimento mobiliário, Marinho também jamais deixou de empreender e inovar, dotando o Sindicato de boa mobília e equipamentos de informática que atendam as necessidades com satisfação. Recentemente, em menos de um ano, foram comprados uma moto Biz Honda 125 cilindradas e um veículo Gol VW seminovo (ano 2014/15), ambos usados em atividades estritamente sindicais.

(Jota Marcelo. Com atualização fotográfica)

sábado, 11 de agosto de 2018

Banda uruaçuense se apresenta no ‘Goiânia Noise’

Hoje, sábado 11, 16h30, Casulo Fantasma, de Uruaçu, no Goiânia Noise Festival  Imagens: Divulgação



Uma das atrações deste sábado 11 de agosto (às 16h30), no 24º Goiânia Noise Festival, será a banda uruaçuense Casulo Fantasma, composta por Rodrigo Kramer, Larissa Kramer, Wender, Fiim e Juliano.
Os roqueiros da cidade do Norte goiano não deixam a menor dúvida: a sonoridade é de primeira e no que depender deles a animação será máxima. Segundo a organização, a banda vibra sensações diversas, encontros e desencontros, revoluções sentimentais, coisas malucas e estranhas. O show da Casulo Fantasma será no Teatro 2 (Yguá) do Centro Cultural Martim Cererê, setor Sul, na capital do Estado.
Promovido em 2018 através de 46 apresentações musicais de bom rock independente brasileiro, o evento é um dos maiores do gênero do Centro-Oeste brasileiro. Tudo isso, entre os dias 10 e 12.
O Goiânia Noise teve a sua primeira edição realizada em 1995.

(Jota Marcelo)

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Adriano do Baldy concorre a deputado federal

Adriano Avelar, chamado também por Adriano do Baldy (PP), concorre ao cargo de deputado federal, com apoio de Alexandre Baldy, ministro das Cidades. Através do trabalho, do diálogo e apresentando propostas nas visitas aos Municípios, Adriano quer uma das 17 cadeiras do Congresso, onde ele atuou por anos na condição de eficiente técnico parlamentar.
Nesta imagem, Adriano (centro) aparece nos bastidores de evento em Anápolis.

(Jota Marcelo. Foto: Facebook)

sábado, 4 de agosto de 2018

Curso de Direito – Desembargador ministra aula inicial na UEG Uruaçu

Doutor Itaney: “Fico grato pela oportunidade” – Foto: Márcia Cristina/Jornal Cidade/Arquivo

Professor Edson: “Estávamos certos em lutar pela implantação desse curso” – Foto: Márcia Cristina/Arquivo

Convite – Imagem: UEG/Divulgação

Doutor Wagner Camapum (esq.), lutador inicial (ainda na década de 1980) para implantação de uma unidade de ensino superior em Uruaçu; reitor da UEG, Haroldo Reimer; e, Professor Edson – Foto: Márcia Cristina/Arquivo

13 de dezembro de 2017, quando do lançamento oficial do curso de Direito na UEG Uruaçu. Esta é uma somatória de forças das autoridades em favor de conquista muito importante para toda a nossa região, disse ao JC o prefeito Valmir Pedro (centro) – Foto: Márcia Cristina/Arquivo

 Educadores pioneiros da UEG Uruaçu – Foto: Maria Aparecida dos Santos/Rede social

As aulas do semestre letivo 2018/2 da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Uruaçu têm início na manhã de 6 de agosto, através do curso de Direito, com a sua turma pioneira.
Na aula inaugural, agendada para 9h, presença do desembargador Itaney Francisco Campos, que ministrará o tema Estrutura e Função do Poder Judiciário Brasileiro.
Natural de Uruaçu e pertencente à família fundadora da cidade nortense, doutor Itaney salientou ao Jornal Cidade se sentir “honrado e gratificado por poder conversar com os estudantes e docentes do curso. Lecionei nos cursos de Direito da UFG [Universidade Federal de Goiás], da Uni-Anhanguera [Centro Universitário de Goiás – Uni-Anhanguera] e na Escola da Magistratura de Goiás [Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás {Esmeg}]. Então, faz parte da minha vida esse proveitoso contato, em torno das questões do Direito e da Justiça, pois, afinal já são quase 40 anos de judicatura. Fico grato pela oportunidade”.

Mercado exige qualidade
Comentando a importância de a cidade onde ele nasceu contar com um curso de Direito na modalidade gratuita, o desembargador, que também é escritor e poeta, expressou ao JC considerar “muito importante e histórico, até, esse acontecimento. A formação jurídica abre novas perspectivas, para a juventude, contribui para o bom convívio social e mesmo o fortalecimento da democracia, pois, em geral, a cultura contribui para melhor escolha dos governantes. A gratuidade é traço de ampla democracia educacional. O ensino universal, público e gratuito é inerente a verdadeira democracia”.
Doutor Itaney afirma esperar “que a instituição consiga manter sua qualidade e prestar uma educação universitária de alto nível, pois o mercado está a exigir juristas de qualidade”.

17,5 alunos por vaga
Ao Jornal Cidade, o diretor Edson Arantes Júnior informou ter sido “a maior concorrência da UEG. Foram 17,5 alunos por vaga, um recorde para nossa região. O que demonstra que estávamos certos em lutar pela implantação desse curso”.
Professor Edson evidencia que as provas, realizadas em 10 de junho, “ocorreram em clima de entusiasmo e ansiedade. O Núcleo de Seleção da UEG montou uma estrutura muito competente para nos auxiliar”. Da mesma forma, os procedimentos ocorridos na fase das matrículas. Ao todo são 40 alunos, em turno matutino.
O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB), disse à reportagem representar “uma somatória de forças das autoridades em favor de conquista muito importante para toda a nossa região”. Assinalou ainda que o curso possibilita outros ganhos, inclusive pelo fato de ser a oportunidade por igual para alunos oriundos de famílias de todas as classes sociais da região.
Na Unidade Universitária de Uruaçu (UnU), as aulas para os cursos de Ciências Contábeis, História e Pedagogia voltaram dia 2. 

(Jota Marcelo)