domingo, 15 de novembro de 2009

Número de ‘vias’

Goiás suporta ou não mais que duas candidaturas fortes? Notas da coluna Giro, do jornal O Popular (Goiânia-GO), deste domingo, assinada por Jarbas Rodrigues Jr.. Mais abaixo, nota da coluna Fio Direto, do jornal Diário da Manhã (Goiânia), também deste domingo, assinada por Tony Carlo. Os textos ganham transcrições sem adaptações, nesta postagem - (Da Redação do JC - 15/11/09):


Maior desafio para uma frente alcidista vingar: convencer
O governador Alcides Rodrigues (PP) bateu martelo para a construção de uma chapa à sua própria sucessão com DEM, PR e outros aliados. Segundo pepistas, são dez partidos na aliança. Entretanto, a maior dificuldade desta frente será convencer que terá condições de lançar chapa ao governo, que não será para negociar com PMDB ou PSDB. A expectativa dos alcidista é que o governo terá bala na agulha, ou seja, recursos para investimentos, com uma solução para a crise na Celg. O problema é o tempo. Por isso, o governador antecipou uma articulação que defendia somente para 2010. Agora seus aliados precisarão convencer a base (vereadores, prefeitos e deputados) de que esta aliança, de fato, vai disputar o governo de Goiás. E, nisto, precisarão acertar principalmente no nome que encabeçará uma chapa ao governo. Os próprios alcidistas afirmam que um nome novo tem potencial para furar a polarização PMDB e PSDB. Esta é a questão: quem seria o nome novo nesta frente alcidista?


Demóstenes entra de corpo e alma na Nova Frente por Goiás
O encontro do Democratas, ontem, em Anicuns, comprovou que a estratégia para o lançamento de um nome que fuja da polarização entre o prefeito Iris Rezende (PMDB) e o senador Marconi Perillo (PSDB) já está em campo. O senador Demóstenes Torres, que estava mais propenso à uma união com os tucanos, jogou de lado tal opção ao lançar com todas as letras o nome do líder do Democratas na Câmara, deputado Ronaldo Caiado, como pré-candidato ao governo estadual pela Nova Frente por Goiás, nome dado à união entre PP-DEM-PR-PSB-PTN e mais alguns nanicos que estão sendo sondados. Torres já tinha dado sinais no Twitter que iria lançar Caiado: “@deputadocaiado será nova consagração de um líder e de uma ideia para Goiás, amanhã, em Anicuns. Sou seu seguidor também, agora, no Twitter.” Caiado retribuiu ontem no miniblog. “O sucesso do nosso encontro em sua cidade natal se deve a todos que acreditaram, senador @demostenes_go.” O próprio Hélio de Sousa, visto como marconista, defendeu o fortalecimento do partido, que se enfraqueceu nos últimos anos. O único que olhou torto, mas com menos ênfase do que o costume, foi o deputado Nilo Rezende. A Nova Frente acredita que o anúncio do nome em março não deve atrapalhar. Afirma que se trata de um grupo e não de um nome apenas.

Nenhum comentário: