sexta-feira, 16 de março de 2018

Complexo de entidades homenageia ‘Dona’ Neracy

Para funcionar plenamente, Centro de Infância e Juventude de Uruaçu ganhou melhorias e foi inaugurado dias atrás, com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito Valmir Pedro (acima - 2º à esq. e, promotor de Justiça doutor Afonso [foto seguinte]) (as imagens são de 26 de fevereiro) – Fotos: ASCOM/Prefeitura 






Polícia Militar apoia a iniciativa – Fotos: Divulgação/14º BPM

Homenagem a Neracy Nunes de Mendonça reuniu familiares em 2015 (imagem acima e imagem abaixo). Parte da família se fez presente também em 2018 – Fotos: ASCOM/Prefeitura/Arquivo 



Foi inaugurado dia 26 de fevereiro, o Centro de Infância e Juventude de Uruaçu, estrutura sede do Conselho Tutelar de Uruaçu, presidido por Maria de Lourdes de Souza; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Uruaçu (CMDCA), por Joceliete Vicentini (Professora Jô); e, do Comissariado de Vigilância da Infância e da Juventude (Juizado de Menores), presidido por Euclides Donizete Guimarães.
O espaço, que leva o nome de Neracy Nunes de Mendonça, falecida em 2 de setembro de 1996, havia sido inaugurado (parte física/imóvel) em 22 de abril de 2015, com o nome Casa da Criança Neracy Nunes de Mendonça (o Jornal Cidade publicou o acontecimento na época), mas somente agora passou a funcionar, de fato, momento em que o imóvel (situado na rua Dona Judite, lote 7, Parque Alvorada) está 100% concluído e equipado com móveis, computadores, ar-condicionado e internet.
Dona Neracy, moradora de Uruaçu, foi esposa de Isaías Ferreira de Mendonça (Dezinho); mãe de Morais Cezar, Luiz Márcio, Rozimar Mendonça, Romildo Mendonça, Ana Maria e Sônia Maria; e, irmã do advogado e liderança comunitária Edenval Nunes da Fonsêca (doutor Edenval).

Super matriarca
A homenagem póstuma é em função da extrema dedicação que Dona Neracy tinha para com mães que buscavam apoio doméstico (proteção/hospedagem, alimentação, acompanhamento e similares) assim que os bebês nasciam, com as mesmas deixando unidades hospitalares em poucas horas.
O amor próprio nutrido aos seus filhos se expandiu coletivamente e bondosamente para outras pessoas, de forma destacada através do apoio pós-parto, em época que não era tão simples a mãe de baixo poder aquisitivo deixar o hospital com bebê e se vê em condições dignas de ir direto para casa com o recém-nascido. Algumas mães nem casas tinham.

Parceria concreta
Trecho de uma das publicações do JC focando o assunto em 2015: ‘Contando com ajuda da Comarca de Uruaçu; Sociedade Lar da Criança e do Adolescente de Uruaçu; do Conselho da Comunidade de Uruaçu; e, do Governo de Uruaçu, a estrutura assistencial nasce com o propósito de abrigar por poucos dias crianças e adolescentes em situação vulnerável e, mulheres vítimas de agressões quaisquer. As informações são de que a Prefeitura, por meio de entendimentos administrativos e financeiros, assumirá a representação, arcando com despesas vindouras (mobília, servidores, manutenção, dentre outras). Não se trata de espaço para abrigar infratores’.
A parceria não foi praticada integralmente e, por agora, após diálogos, ficou definido que o funcionamento da estrutura passa a ser pleno.
A Comarca de Uruaçu e o Ministério Público (MP) apoiam a iniciativa, também aplaudida pela Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), 7ª Unidade Descentralizada de Polícia Técnico-Científica de Uruaçu (U.D.P.T.C. [representada por doutor Marcelo Morais]) e a 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Uruaçu (pela 1º Tenente Mírian).
Sobre a cerimônia de 26 de fevereiro – que contou com apresentações dos setores cultural e esportivo –, a PM uruaçuense postou em rede social: ‘Um momento marcante do evento foi quando o efetivo Policial Militar Mirim, com moral e vibração, efetuou o brado da Polícia Militar, chegando a emocionar as autoridades e público presente!’. PM, que se fez representada pelo tenente-coronel Maxwell Franco de Morais, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Goiás (14º BPM, sediado em Uruaçu).
Diante de outras autoridades (exemplos do promotor de Justiça Afonso Antonio Gonçalves Filho; e, do vice-prefeito doutor Juarez Lourindo [PSB]), personalidades (tipo Marinho, presidente do SINDIURUAÇU E REGIÃO), dirigentes de representações, populares e familiares da homenageada, o prefeito Valmir Pedro (PSDB) reafirmou o que tinha frisado aos envolvidos: a Administração 2017-2020 tem toda disposição de contribuir ainda mais, além do que já foi ajudado nesses poucos meses da gestão dele, que assinou projeto de lei, enviado à Câmara Municipal, solicitando autorização (aprovada imediatamente) para investimento de R$258 mil na ampliação do prédio inaugurado. Nesse novo espaço funcionará a sede da Sociedade Lar da Criança e do Adolescente de Uruaçu, entidade de mediação e arbitragem presidida por Nely Ferreira dos Santos.
Valmir Pedro evidenciou: agora a estrutura tem condições humana e material para atender a demanda e, relembrou estar se dedicando à formação da criança e do adolescente, com iniciativas – como os projetos Vitaminando a Educação; Jiu-Jitsu na Escola; e, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sucessor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), há meses funcionando nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), de estrutura adequada para as práticas diárias.
Ao discursar, doutor Afonso agradeceu o prefeito pelo compromisso com a infância e juventude.
“Possuirmos uma estrutura física para acolhimento de menores é iniciativa digna e necessária. Uruaçu deve, pode e está avançando nessa área”, disse uma autoridade à reportagem.

Diocese
Outro projeto de lei da gestão Valmir Pedro aprovado versou sobre autorização para constituição de convênio com as Obras Sociais da Diocese de Uruaçu, liderada por d. Messias dos Reis.
Em dados do Poder Executivo, mensalmente R$22 mil passam a ser alocados para variado custeio: ‘Uma assistente social, um psicólogo, quatro cuidadores diurnos, quatro cuidadores noturnos, uma cozinheira, ajuda de custo e despesas bancárias e contábeis. Esse convênio servirá para a manutenção da sede da Sociedade’.

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: