segunda-feira, 26 de março de 2018

Marconi Perillo e Zé Eliton visitam obra do Hospital de Uruaçu

Marconi (dir.) e Zé Eliton visitam obra em Uruaçu nesta terça – Foto: Márcia Cristina/Jornal Cidade 

Registro fotográfico de momentos atrás mostra fachada do Hospital Estadual Geral e Maternidade de Uruaçu – Foto: ASCOM/Prefeitura de Uruaçu 

Horas atrás, o prefeito Valmir Pedro visitou o canteiro – Foto: ASCOM/Prefeitura de Uruaçu 

Vice-governador Zé Eliton (na imagem, em entrevista ao Jornal Cidade): “O papel do Estado é ter foco no ser humano, é dar a ele oportunidades, é praticar justiça social, como a saúde pública de qualidade e a ampliação dos programas de inclusão” – Foto: Márcia Cristina 

Prefeito Valmir Pedro no interior da obra do Hemu – Foto: ASCOM/Prefeitura de Uruaçu 

 Parte de uma das alas. 33 mil metros quadrados de construção – Foto: Sebastião Nogueira/SES-GO

Mauri Lemes, presidente do PSDB de Uruaçu (em foto do dia da colocação das placas da obra): “Maior obra do Governo de Goiás em toda a sua história, na região Norte” – Foto: Márcia Cristina/Arquivo 

[Clique nas imagens para ampliá-las
Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás e as nomenclaturas – Reprodução (Governo de Goiás): Jota Marcelo/Jornal Cidade 



 [Clique nas imagens para ampliá-las

O governador de Goiás, Marconi Perillo e, o vice-governador José Eliton (ambos do PSDB), visitam nesta terça 27, às 13h, a obra do Hospital Estadual Geral e Maternidade de Uruaçu (Hemu).
Agregada ao ato da visitação e agendada para 12h30, concentração pública ocorrerá na rua Rio Verde, em frente à sede do Seminário São José, ponto próximo da obra.
A comitiva, que será ciceroneada em grau maior pelo prefeito anfitrião Valmir Pedro (PSDB) e, por outras autoridades locais e regionais, também visitará obras de pavimentação asfáltica, com destaque maior para a obra da avenida Galdino Moreira de Souza (Contorno), justamente a via do Hemu – esquina com rua Pará.
Comumente chamado de Hospital Regional, Hospital Regional do Norte ou Hospital de Urgências de Uruaçu, recentemente a estrutura ganhou nova denominação. Em outubro de 2017, a gestão estadual instituiu o Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás, padronizando a nomenclatura de seus respectivos equipamentos públicos (confira abaixo). O hospital receberá o nome de Maria Pires Perillo, mãe de Marconi e falecida em 18 de julho de 2012.
O Hospital de Uruaçu – com área construída somando 33 mil metros quadrados, em terreno de 63 mil metros quadrados –, atenderá a macrorregião Centro-Norte com 1 milhão e 100 mil habitantes, agrupados em 60 Municípios. Uruaçu integra a Regional de Saúde Serra da Mesa.
A unidade de saúde contará com 283 leitos, sendo 238 de internação com 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, dez UTIs pediátricas e dez UTIs Neonatais, além de outras cinco Unidades de Cuidados Intermediários (Ucin). O Governo de Goiás está investindo R$104 milhões na construção (que está com 82% da obra em fase de conclusão), no mobiliário e em equipamentos (R$ 50 milhões) para o funcionamento da unidade.
O Hemu será um hospital geral e irá compor a rede de Hospitais Gerais do Estado de Goiás (Hoge). O ambulatório do Hemu atenderá as especialidades de gineco-obstetrícia, urologia, proctologia, clínica médica, clínica cirúrgica, ortopedia, traumatologia, cardiologia, gastroenterologia, pneumologia, neurologia clínica e mastologia. Quando estiver com a sua capacidade total de funcionamento, realizará 1.137 internações hospitalares/mês, 2.100 atendimentos de urgência/emergência e 15.100 mil consultas ambulatoriais.

Valmir: ‘Concretização dos sonhos’
Presidente do PSDB uruaçuense, defensor da causa – ele desempenha papel fundamental, juntamente com Valmir Pedro, desde a época em que muitos não mais acreditavam que um tijolo sequer seria assentado –, e acompanhador da obra desde o início (na colocação das placas do empreendimento ele estava no canteiro), Mauri Lemes comenta se tratar “da maior obra do Governo de Goiás em toda a sua história, na região Norte” e, que “a inauguração está prevista para junho próximo”.
De Zé Eliton: “O papel do Estado é ter foco no ser humano, é dar a ele oportunidades, é praticar justiça social, como a saúde pública de qualidade e a ampliação dos programas de inclusão”.
Valmir Pedro, em rede social na presente data: ‘Acreditar no que parece impossível sempre foi rotina na minha vida, mas também lutar pela concretização dos sonhos sempre foi o meu cotidiano. Hoje, quando vejo os detalhes finais das obras do Hospital Regional meu coração se alegra. Por outro lado, sei que os pessimistas e adversários estão sofrendo, sofrendo porque não querem o bem do povo e torceram muito para que essa obra não se tornasse realidade.’.

Rede Hospitais Gerais
Para o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, a obra é estratégica e fará composição da rede estadual de assistência médica em uma das regiões mais carentes de Goiás.
O Hospital Estadual Geral e Maternidade de Uruaçu faz parte do programa estadual que formará uma rede de hospitais gerais em todo território goiano composta por outros quatro: Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG), Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ); Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL).
Uruaçu integra a Regional de Saúde Serra da Mesa, pertencente à macro-região Centro-Norte, que abrange população de 1,1 milhão de habitantes.

(Comunicação Secretaria do Estado da Saúde SES-GO. E, Jota Marcelo/[Redação])

Nenhum comentário: