domingo, 10 de janeiro de 2010

AGENDA DE 2010 - O que vai pautar o debate?

Em 2010, a so­ci­e­da­de go­i­a­na não vai po­der dei­xar de dis­cu­tir um pro­je­to de de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co pa­ra o Es­ta­do. Es­sa é a opi­ni­ão de po­lí­ti­cos, eco­no­mis­tas, mé­di­cos, ci­en­tis­tas po­lí­ti­cos, edu­ca­do­res e em­pre­sá­rios go­i­a­nos. “Go­i­ás se de­sen­vol­ve de ma­nei­ra sig­ni­fi­ca­ti­va, mas sem pla­ne­ja­men­to a mé­dio e lon­go pra­zos”, afir­ma o de­pu­ta­do fe­de­ral Ru­bens Oto­ni (PT). Se­gun­do ele, o gran­de de­sa­fio dos go­i­a­nos es­te ano se­rá de­fi­nir que ti­po de de­sen­vol­vi­men­to se quer pa­ra Go­i­ás pa­ra que es­se cres­ci­men­to não se­ja ale­a­tó­rio.

Den­tro des­se de­ba­te, o de­pu­ta­do pe­tis­ta gos­ta­ria que es­ti­ves­sem in­cluí­dos a ques­tão am­bien­tal e o de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al. “Não adi­an­ta ter de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co se is­so não in­flu­en­ciar na qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção. É pre­ci­so au­men­tar a ri­que­za sem que ha­ja con­cen­tra­ção.” Ele pro­põe a ela­bo­ra­ção de um pla­no eco­nô­mi­co e so­ci­al pa­ra o Es­ta­do.

E é jus­ta­men­te a de­si­gual­da­de so­ci­al um dos te­mas a ser de­ba­ti­do em 2010, na opi­ni­ão do ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Fran­cis­co Ita­mi Cam­pos, pró-rei­tor de pós-gra­du­a­ção da Uni­e­van­gé­li­ca. Se­gun­do ele, a so­ci­e­da­de vai ter que dis­cu­tir o re­fle­xo dos pro­gra­mas so­ci­ais e bus­car al­ter­na­ti­vas pa­ra sa­ir do as­sis­ten­ci­a­lis­mo, que se­gun­do ele não traz uma con­se­quên­cia fa­mi­liar. Não di­mi­nui a de­si­gual­da­de so­ci­al. “As pes­so­as não se pre­o­cu­pam em tra­ba­lhar por­que têm bol­sas e es­sa si­tu­a­ção cria uma po­pu­la­ção de­so­cu­pa­da, sem in­te­res­se em se qua­li­fi­car.” Pa­ra Ita­mi Cam­pos, o as­sis­ten­ci­a­lis­mo pra­ti­ca­do pe­lo go­ver­no é “des­ca­bi­do”.

Pa­ra o rei­tor da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás (UEG), Lu­iz An­tô­nio Aran­tes, o as­sis­ten­ci­a­lis­mo é um de­ba­te que não po­de mais ser adi­a­do em Go­i­ás. “Os pro­gra­mas de as­sis­tên­cia so­ci­al de­vem ser vin­cu­la­dos à ca­pa­ci­ta­ção do ci­da­dão pa­ra re­cu­pe­rar sua au­to­es­ti­ma.” Se­gun­do ele, os be­ne­fi­ci­a­dos pe­los pro­gra­mas so­ci­ais não po­dem pas­sar a vi­da in­tei­ra vi­ven­do de as­sis­tên­cia. “Têm de se tor­nar agen­tes pro­du­ti­vos.”

Pa­ra o de­pu­ta­do fe­de­ral San­dro Ma­bel (PR), a dis­cus­são so­bre o de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do abran­ge o as­pec­to da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca. “Pre­ci­sa­mos ter uma ges­tão mais mo­der­na pa­ra de­sen­vol­ver mais rá­pi­do.” Se­gun­do ele, em Go­i­ás os go­ver­nos têm fei­to mui­to pou­co no cam­po da in­fra­es­tru­tu­ra. “Te­mos que in­te­grar o cres­ci­men­to do Es­ta­do com o do go­ver­no fe­de­ral. A ban­ca­da de de­pu­ta­dos tem fei­to sua par­te, mas o Es­ta­do não tem si­do o in­du­tor do de­sen­vol­vi­men­to.”

Na opi­ni­ão do de­pu­ta­do fe­de­ral Ro­nal­do Cai­a­do (DEM), não há fór­mu­las má­gi­cas quan­do se fa­la em de­sen­vol­vi­men­to. “É pre­ci­so di­mi­nu­ir a cor­rup­ção e am­pli­ar a ba­se de in­ves­ti­men­tos.” E a ques­tão da pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va é um dos te­mas que a so­ci­e­da­de go­i­a­na de­ve dis­cu­tir em 2010, se­gun­do o se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res (DEM). “Em de­cor­rên­cia das acu­sa­ções que vão ser fei­tas du­ran­te a cam­pa­nha elei­to­ral. As in­si­nua­ções já co­me­ça­ram.” Um de­ba­te que de­ve in­clu­ir a res­pon­sa­bi­li­da­de fis­cal do go­ver­no. “O Es­ta­do gas­ta mui­to, mas gas­ta quan­to e com quê? Quem en­di­vi­dou o Es­ta­do”, exem­pli­fi­ca o se­na­dor.

Pa­ra o de­pu­ta­do fe­de­ral Le­o­nar­do Vi­le­la (PSDB), no de­ba­te so­bre de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do o prin­ci­pal as­pec­to é a in­fra­es­tru­tu­ra. “O Es­ta­do é de­fi­cien­te em es­tra­das, ae­ro­por­tos, fer­ro­vi­as e ener­gia.” De­mós­te­nes Tor­res ob­ser­va que Go­i­ás po­de vir a se tor­nar a lo­co­mo­ti­va do Pa­ís, mas pa­ra pu­xar a eco­no­mia na­ci­o­nal vai ter que in­ves­tir em es­tra­das mo­der­nas, na Fer­ro­via Nor­te-Sul, no ae­ro­por­to de car­gas de Aná­po­lis e am­pli­ar as hi­dro­vi­as. “E vai ter que ar­ras­tar, nes­sa tra­je­tó­ria, o En­tor­no de Bra­sí­lia e o Nor­des­te e Nor­te do Es­ta­do.”

 

Problemas crônicos - Pa­ra o pre­si­den­te da As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­tri­al de Go­i­ás (Aci­eg), Pe­dro Bit­tar, em 2010 os go­i­a­nos vão co­brar uma po­si­ção de­sen­vol­vi­men­tis­ta do Es­ta­do e so­lu­ções pa­ra pro­ble­mas crô­ni­cos, co­mo a cri­se da Celg e a pre­ca­ri­e­da­de das ma­lhas vi­á­rias aé­rea e ter­res­tre do Es­ta­do. De­ve-se dis­cu­tir tam­bém, no ano que se ini­cia, a re­du­ção do cus­to Bra­sil. “Pa­ra se de­sen­vol­ver, o Es­ta­do pre­ci­sa re­du­zir su­as des­pe­sas, re­du­zir a car­ga tri­bu­tá­ria, de­so­ne­rar a eco­no­mia”, diz Bit­tar. O que de­ve tor­nar a pro­du­ção go­i­a­na mais com­pe­ti­ti­va, com o au­men­to da pro­du­ti­vi­da­de e da qua­li­da­de. “O Bra­sil é a bo­la da vez, mas te­mos que fa­zer a nos­sa par­te”, afir­ma o em­pre­sá­rio.

O pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do (Fi­eg), Pau­lo Afon­so Fer­rei­ra, con­si­de­ra a ener­gia um dos prin­ci­pa­is pon­tos a ser dis­cu­ti­do nes­te ano, além da hi­dro­via. “Te­mos que dis­cu­tir a Ara­gu­aia-To­can­tins, se há pos­si­bi­li­da­de de o Rio Ara­gu­aia se tor­nar um meio de es­co­a­men­to, se há um pe­rí­o­do do ano na­ve­gá­vel e qua­is as em­bar­ca­ções in­di­ca­das.” Em re­la­ção à in­fra­es­tru­tu­ra, o pre­si­den­te ob­ser­va que a Fer­ro­via Nor­te-Sul vai le­var o Es­ta­do a re­dis­cu­tir sua in­te­gra­ção mo­dal.

As Par­ce­rias Pú­bli­co-Pri­va­das (PPP) é ou­tro te­ma im­por­tan­te a ser de­ba­ti­do, se­gun­do Pau­lo Afon­so. “O Es­ta­do tem li­mi­ta­ções pa­ra in­ves­tir e a bu­ro­cra­cia é ou­tro en­tra­ve que as PPPs re­sol­ve­ri­am”, diz. Se­ria so­lu­ção pa­ra in­ves­ti­men­tos a se­rem fei­tos na área de sa­ne­a­men­to, sa­ú­de e edu­ca­ção. “A Fi­eg tem know how em for­ma­ção pro­fis­si­o­nal e, em par­ce­ria com o Es­ta­do, po­de­ria aten­der a de­man­da do mer­ca­do”, ob­ser­va Fer­rei­ra.

Se­gun­do o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Fran­cis­co Ita­mi Cam­pos, o de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do pas­sa obri­ga­to­ri­a­men­te pe­la dis­cus­são so­bre uma es­tra­té­gia pa­ra su­pe­rar as di­fi­cul­da­des de Go­i­ás em re­la­ção à ocu­pa­ção, em­pre­go e em­pre­en­di­men­tos. Um de­sen­vol­vi­men­to que vai es­tar atre­la­do a ou­tra dis­cus­são, na opi­ni­ão do eco­no­mis­ta Jo­ão Al­cân­ta­ra: “Ao cres­ci­men­to da eco­no­mia de­pois da cri­se.” A ex­pec­ta­ti­va, se­gun­do ele, é de que em 2010 ha­ja um cres­ci­men­to bas­tan­te in­ten­so. Ou o apro­fun­da­men­to da cri­se, ob­ser­va o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Car­los De­brey. “Vai se dis­cu­tir a re­cu­pe­ra­ção da eco­no­mia de­pois da re­ces­são e os per­cal­ços da cri­se, que ain­da não foi de­be­la­da.”

Se­gun­do Jo­ão Al­cân­ta­ra, o mer­ca­do fi­nan­cei­ro não po­de dei­xar de ser de­ba­ti­do es­te ano. Se­gun­do ele, há uma pre­vi­são de au­men­to do ju­ro dos atu­ais 8,25% pa­ra 10% em 2010 de­vi­do ao for­te cres­ci­men­to es­pe­ra­do. O mer­ca­do aguar­da tam­bém a sa­í­da de Hen­ri­que Mei­rel­les do Ban­co Cen­tral. “Há mui­to ex­pec­ta­ti­va so­bre o per­fil de quem vai as­su­mir.”

O de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co de Go­i­ás le­va a ou­tra dis­cus­são que a so­ci­e­da­de go­i­a­na não po­de mais pro­te­lar: a for­ma­ção pro­fis­si­o­nal. “Um Es­ta­do que se de­sen­vol­ve nos ín­di­ces de Go­i­ás não po­de dei­xar de pen­sar na pre­pa­ra­ção de mão-de-obra pa­ra aten­der as ne­ces­si­da­des do mer­ca­do”, afir­ma o de­pu­ta­do Ru­bens Oto­ni. “Se que­re­mos ser di­fe­ren­tes, te­mos que ter gen­te mais bem for­ma­da, que es­tu­da mais e dei­xar de im­por­tar mão-de-obra”, ob­ser­va San­dro Ma­bel. Es­te tam­bém é um te­ma pri­o­ri­tá­rio, na opi­ni­ão de De­mós­te­nes Tor­res.

 

 

Mão-de-obra é fundamental

Se­gun­do Pe­dro Bit­tar, o Es­ta­do me­lho­rou mui­to nes­se as­pec­to, mas pre­ci­sa, em 2010, ace­le­rar o pro­ces­so de for­ma­ção de mão-de-obra por­que o mer­ca­do cres­ce mui­to rá­pi­do e não jus­ti­fi­ca mais Go­i­ás im­por­tar tra­ba­lha­do­res de ou­tros Es­ta­dos. Se­gun­do o mé­di­co of­tal­mo­lo­gis­ta Mar­cos Ávi­la, pa­ra Go­i­ás cres­cer e ge­rar em­pre­go é pre­ci­so in­ves­tir na ca­pa­ci­ta­ção de mão-de-obra es­pe­cia­li­za­da. Ele con­ta que as pes­so­as que vêm aqui fa­zer tra­ta­men­to fi­cam apai­xo­na­das pe­la ci­da­de e pe­lo ser­vi­ço pres­ta­do na área mé­di­ca. “Em al­guns ho­té­is já exis­tem pes­so­as trei­na­das pa­ra fa­zer cu­ra­ti­vo e é ne­ces­sá­rio que a es­pe­cia­li­za­ção que há na área de sa­ú­de se ex­pan­da pa­ra as ou­tras áre­as de pres­ta­ção de ser­vi­ço.” Afi­nal, ob­ser­va, é mui­to mais fá­cil vir a Go­i­â­nia pa­ra re­sol­ver um pro­ble­ma que ir a São Pau­lo, por exem­plo.

Mar­cos Ávi­la acha que che­gou o mo­men­to da so­ci­e­da­de dis­cu­tir a cri­a­ção de em­pre­sas de tra­ba­lhos ci­en­tí­fi­cos que vão pla­ne­jar, exe­cu­tar e fis­ca­li­zar o ser­vi­ço pres­ta­do no Es­ta­do. Pa­ra Fran­cis­co Ita­mi, é pre­ci­so ir além da qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal. “Pre­ci­sa­mos dis­cu­tir so­bre uma es­tru­tu­ra de en­si­no que qua­li­fi­que ade­qua­da­men­te a so­ci­e­da­de.” Me­ca­nis­mos que con­ci­li­em qua­li­fi­ca­ção com edu­ca­ção.

Pa­ra o rei­tor da UEG, Lu­iz An­tô­nio Aran­tes, es­se de­ba­te de­ve en­vol­ver a pro­du­ção ci­en­tí­fi­ca em Go­i­ás. “Pre­ci­sa­mos dis­cu­tir o de­sen­vol­vi­men­to da pes­qui­sa com mai­or in­cen­ti­vo.” Ele lem­bra que Go­i­ás tem uma po­si­ção ge­o­grá­fi­ca pri­vi­le­gi­a­da, mas es­sa con­di­ção só se trans­for­ma­rá em van­ta­gem quan­do o Es­ta­do se de­sen­vol­ver no as­pec­to ci­en­tí­fi­co. “Tem que se cri­ar um par­que tec­no­ló­gi­co em Go­i­ás pa­ra ga­ran­tir o de­sen­vol­vi­men­to da ci­ên­cia.”

A cri­a­ção de uma am­bi­en­te pa­ra ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca é tam­bém a pre­o­cu­pa­ção do rei­tor Edward Ma­du­rei­ra. “A uni­ver­si­da­de es­tá for­man­do mes­tres e dou­to­res e não tem on­de co­lo­cá-los a ser­vi­ço da po­pu­la­ção.” Se­gun­do ele, o par­que tec­no­ló­gi­co se­rá o es­pa­ço de in­te­ra­ção en­tre em­pre­sa e uni­ver­si­da­de. “Pre­ci­sa­mos dis­cu­tir uma po­lí­ti­ca de ci­ên­cia e tec­no­lo­gia.” A Fun­da­ção de Apoio a Pes­qui­sa de Go­i­ás (Fa­peg) é, na opi­ni­ão do rei­tor, um im­por­tan­te ins­tru­men­to des­sa po­lí­ti­ca. “Ga­ran­te a in­de­pen­dên­cia do Es­ta­do pa­ra fi­nan­ciar su­as pes­qui­sas”, ex­pli­ca Edward Ma­du­rei­ra.

A Edu­ca­ção faz par­te dos te­mas clás­si­cos de to­da so­ci­e­da­de e não po­de­ria dei­xar de ser dis­cu­ti­da em 2010 pe­los go­i­a­nos. A co­me­çar pe­la edu­ca­ção bá­si­ca. “Te­mos que dis­cu­tir a im­plan­ta­ção da es­co­la em tem­po in­te­gral na re­de pú­bli­ca”, afir­ma o de­pu­ta­do Ro­nal­do Cai­a­do. Uma ma­nei­ra de dar a es­co­la pú­bli­ca con­di­ções de for­mar alu­nos com­pe­ti­ti­vos. Es­se te­ma tam­bém es­tá na agen­da do se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res. “É a ques­tão do fi­nan­cia­men­to da edu­ca­ção e da bai­xa qua­li­da­de do en­si­no. Es­se de­ba­te en­vol­ve a for­ma­ção e ca­pa­ci­ta­ção dos pro­fes­so­res”, afir­ma o se­na­dor.

Pa­ra o de­pu­ta­do fe­de­ral Le­o­nar­do Vi­le­la, a edu­ca­ção vai con­ti­nu­ar a ser dis­cu­ti­da em 2010. “A me­lho­ria do pro­ces­so de ava­li­a­ção de do­cen­tes e dis­cen­tes, a aces­so à edu­ca­ção, a edu­ca­ção pro­fis­si­o­na­li­zan­te, a in­te­gra­ção en­tre to­das as ins­tân­cias go­ver­na­men­tais que ofe­re­cem edu­ca­ção e a me­lho­ria as ins­ti­tu­i­ções.” Na opi­ni­ão de San­dro Ma­bel, a me­lho­ria da edu­ca­ção de­pen­de da ges­tão do di­nhei­ro pú­bli­co. “É pre­ci­so cor­tar des­pe­sas pa­ra so­brar di­nhei­ro pa­ra in­ves­tir em es­co­la de tem­po in­te­gral, em sa­la de au­la e em qua­li­fi­ca­ção dos pro­fes­so­res.”

 

Avanço no ensino - Edward Ma­du­rei­ra, rei­tor UFG, afir­ma que a me­lho­ria da edu­ca­ção bá­si­ca pre­ci­sa ser dis­cu­ti­da com mais pro­fun­di­da­de. “Não pos­so en­ten­der co­mo um pa­ís po­de ser a quin­ta eco­no­mia do mun­do sem re­sol­ver o pro­ble­ma da edu­ca­ção.” Se­gun­do ele, de­ve-se dis­cu­tir a re­mu­ne­ra­ção e o pla­no de car­rei­ra dos pro­fes­so­res. “Quem vai fa­zer a op­ção pe­lo en­si­no bá­si­co sem ter no ho­ri­zon­te o es­tí­mu­lo de uma boa re­mu­ne­ra­ção?”

Na opi­ni­ão do eco­no­mis­ta Sér­gio Du­ar­te de Cas­tro, em 2010, a so­ci­e­da­de go­i­a­na tem co­mo de­sa­fio avan­çar na qua­li­da­de do en­si­no. “Ti­ve­mos o avan­ço quan­ti­ta­ti­vo, mas a qua­li­da­de do en­si­no bá­si­co é las­ti­má­vel.” Se­gun­do ele, se­rá pre­ci­so cons­tru­ir um pac­to en­vol­ven­do go­ver­no, uni­ver­si­da­de e so­ci­e­da­de or­ga­ni­za­da pa­ra pen­sar uma mu­dan­ça na edu­ca­ção.

Mu­dan­ça que pas­sa pe­la va­lo­ri­za­ção da car­reia do do­cen­te, pe­la for­ma­ção e qua­li­fi­ca­ção dos pro­fes­so­res e por uma ges­tão mais mo­der­na. “É pre­ci­so co­brar e fis­ca­li­zar a qua­li­da­de, os in­di­ca­do­res e im­plan­tar a me­ri­to­cra­cia nas es­co­las”, afir­ma Sér­gio Du­ar­te.
A dis­cus­são so­bre edu­ca­ção em Go­i­ás re­me­te obri­ga­to­ri­a­men­te a UEG. “Te­mos que dis­cu­tir que UEG que­re­mos”, afir­ma Ru­bens Oto­ni. Se­gun­do ele, a uni­ver­si­da­de de­ve ser mais que um es­pa­ço de gra­du­a­ção, mas de pes­qui­sa e ex­ten­são. “De­ve ser um ins­tru­men­to fun­da­men­tal pa­ra nor­te­ar o de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do.”

A UEG tam­bém es­tá na pau­ta do de­pu­ta­do San­dro Ma­bel pa­ra 2010. “A uni­ver­si­da­de de­ve ofe­re­cer cur­sos que in­du­zem o de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do.” Se­gun­do ele, Go­i­ás te­ve um bo­om na área mi­ne­ral e os téc­ni­cos e en­ge­nhei­ros de mi­nas vi­e­ram de fo­ra. “A UEG é boa, mas não foi cri­a­da de for­ma es­tru­tu­ra­da”, afir­ma.

Além da UEG, tam­bém a pre­ca­ri­e­da­de da sa­ú­de se tor­nou um te­ma re­cor­ren­te em Go­i­ás. Go­i­â­nia vi­ve ho­je uma epi­de­mia de den­gue que já ha­via si­do anun­ci­a­da no ano pas­sa­do e mes­mo as­sim não foi evi­ta­da. Se­gun­do o de­pu­ta­do San­dro Ma­bel, a sa­ú­de no Es­ta­do se en­con­tra nes­ta si­tu­a­ção por­que o go­ver­no não bus­ca par­ce­ria com a Uni­ão. “Os mu­ni­cí­pios in­ves­tem ape­nas na com­pra de am­bu­lân­cias, na am­bu­lan­ci­o­te­ra­pia.” Se­gun­do ele, é pre­ci­so pen­sar em 2010 em se cri­ar um nú­cleo em Bra­sí­lia de pes­so­as que en­ten­dam de sa­ú­de pú­bli­ca e sai­bam on­de bus­car os re­cur­sos. “Di­nhei­ro tem, não tem gen­te pa­ra bus­car.”

 

Salários - Es­sa tam­bém é a opi­ni­ão do de­pu­ta­do Ro­nal­do Cai­a­do. “É pre­ci­so dis­cu­tir uma ma­nei­ra de au­men­tar os re­cur­sos da sa­ú­de.” Se­gun­do ele, os R$ 58 bi­lhões, que po­dem che­gar a R$ 64 bi­lhões, são ín­fi­mos pa­ra ga­ran­tir o aten­di­men­to ga­ran­ti­do pe­la Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral. Se­gun­do o de­pu­ta­do, os mé­di­cos que tra­ba­lham ex­clu­si­va­men­te na re­de pú­bli­ca de­ve­ri­am ter car­rei­ra de Es­ta­do, as­sim co­mo os pro­mo­to­res. “É uma equa­ção com­pli­ca­da, mas pre­ci­sa­mos pa­gar sa­lá­ri­os com­pa­tí­veis pa­ra os mé­di­cos pa­ra ga­ran­tir bom aten­di­men­to de sa­ú­de.”

A sa­ú­de pú­bli­ca tam­bém es­tá na agen­da do de­pu­ta­do Le­o­nar­do Vi­le­la. “Es­tá ca­ó­ti­ca. Bas­ta ver a si­tu­a­ção da den­gue no Es­ta­do, as fi­las e o mau aten­di­men­to.” Pa­ra Fran­cis­co Ita­mi Cam­pos, a dis­cus­são so­bre sa­ú­de de­ve en­vol­ver a pre­ven­ção. “Por que ven­der san­du­í­che e re­fri­ge­ran­te nas es­co­las pa­ra mais adi­an­te ter­mos pro­ble­mas com co­les­te­rol, di­a­be­tes e tan­tos ou­tros?”, ques­ti­o­na o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co.

O de­sen­vol­vi­men­to do Es­ta­do es­bar­ra em ou­tro te­ma pre­do­mi­nan­te em 2010: o meio am­bi­en­te. “A mi­nis­tra Dil­ma Rous­seff es­ta­va cer­ta quan­do dis­se que o meio am­bi­en­te é uma ame­a­ça ao de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel”, ob­ser­va o eco­no­mis­ta Jo­ão Al­cân­ta­ra. Se­gun­do ele, pa­ra aten­der as ne­ces­si­da­des do meio am­bi­en­te o ho­mem tem que vol­tar à Ida­de da Pe­dra. “Va­mos ter que dis­cu­tir es­sa equa­ção em 2010, bus­car uma for­ma de equa­li­zar os dois as­pec­tos.”

 

 

Cerrado vai estar na discussão

Pa­ra o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Car­los De­brey, a dis­cus­são so­bre meio am­bi­en­te de­ve en­vol­ver o aque­ci­men­to glo­bal, mas prin­ci­pal­men­te a si­tu­a­ção do Cer­ra­do. “Um te­ma re­le­van­te pa­ra a cam­pa­nha elei­to­ral”, diz. Ele lem­bra que nas dé­ca­das de 80 e 90, o pro­ces­so de im­plan­ta­ção de mo­no­cul­tu­ras no Es­ta­do, prin­ci­pal­men­te da so­ja, pro­vo­cou a des­tru­i­ção de gran­de par­te do bi­o­ma, res­pon­sá­vel pe­la pre­ser­va­ção das águas no Cen­tro-Oes­te. “Ape­sar de não ser pri­o­ri­da­de do go­ver­no, es­sa de­ve ser uma das pre­o­cu­pa­ções da so­ci­e­da­de ci­vil”, apos­ta De­brey.

Na opi­ni­ão de Ro­nal­do Cai­a­do, o de­ba­te so­bre a sus­ten­ta­bi­li­da­de pas­sa por uma re­or­de­na­ção dos ór­gã­os de fis­ca­li­za­ção am­bien­tal, que de­ve­ri­am dei­xar de ser pu­ni­ti­vos “e acha­car as pes­so­as”, pa­ra se­rem edu­ca­ti­vos. Pa­ra o eco­no­mis­ta Sér­gio Du­ar­te, o de­ba­te am­bien­tal em Go­i­ás pas­sa pe­la co­le­ta se­le­ti­va e re­ci­cla­gem do li­xo e o uso de ener­gia al­ter­na­ti­va. Ele lem­bra que, na Chi­na, a ilu­mi­na­ção pú­bli­ca é ali­men­ta­da por ener­gia so­lar. “Em ca­da pos­te há uma pla­ca cap­tan­do a ener­gia so­lar.” O uso de ener­gia re­no­vá­vel de­ve es­tar na agen­da dos go­i­a­nos em 2010, se­gun­do Le­o­nar­do Vi­le­la. Pa­ra o rei­tor do UEG, Lu­iz An­tô­nio Aran­tes, a dis­cus­são do meio am­bi­en­te não se re­su­me à sus­ten­ta­bi­li­da­de, mas en­vol­ve qua­li­da­de de vi­da. “O que o ho­mem po­de con­ti­nu­ar a pro­du­zir sem com­pro­me­ter o meio am­bi­en­te.” No ca­so es­pe­cí­fi­co de Go­i­ás, a dis­cus­são mais im­por­tan­te no cam­po da ques­tão am­bien­tal en­vol­ve o Cer­ra­do. “Te­mos que bus­car mei­os de con­ti­nu­ar pro­du­zin­do, no Cer­ra­do, sem avan­çar nas áre­as pre­ser­va­das.”
Pa­ra o rei­tor Edward Ma­du­rei­ra, as ca­tás­tro­fes na­tu­ra­is que ocor­rem em to­do o pa­ís evi­den­ci­am a ne­ces­si­da­de do de­ba­te so­bre o meio am­bi­en­te. “Em Go­i­â­nia pre­ci­sa­mos dis­cu­tir o ex­ces­so de im­per­me­a­bi­li­za­ção do so­lo, o que de­ve tra­zer pro­ble­mas pa­ra a dre­na­gem de águas plu­vi­ais no fu­tu­ro, e con­so­li­dar a co­le­ta se­le­ti­va em to­da ci­da­de.”

 
Segurança - A se­gu­ran­ça pú­bli­ca é ou­tro te­ma que os go­i­a­nos não vão po­der dei­xar de dis­cu­tir em 2010, que co­me­çou com qua­se du­as de­ze­nas de as­sas­si­na­tos. A mai­o­ria de­les vin­cu­la­dos ao trá­fi­co de dro­gas, es­pe­ci­al­men­te de crack. “É pre­ci­so se pen­sar em me­di­das emer­gen­ci­ais e em so­lu­ções pa­ra mé­dio e lon­go pra­zo”, ob­ser­va San­dro Ma­bel. Se­gun­do ele, é pre­ci­so in­ves­tir em es­co­las em tem­po in­te­gral e no es­por­te pa­ra evi­tar que as cri­an­ças te­nham o pri­mei­ro con­ta­to com a dro­ga. “E te­mos que bus­car os ta­len­tos nas es­co­las, at­le­tas, e is­so não é ca­ro. Bas­ta fa­zer par­ce­rias com a ini­ci­a­ti­va pri­va­da”, diz.

Ou­tra me­di­da que de­ve ser dis­cu­ti­da em 2010, se­gun­do San­dro Ma­bel, é a pri­va­ti­za­ção do sis­te­ma pe­ni­ten­ci­á­rio. “É pre­ci­so aca­bar com a im­pu­ni­da­de. A pes­so­as que é pre­sa por trá­fi­co de crack, por exem­plo, fi­ca li­vre por­que não tem on­de pren­dê-la.” Se­gun­do ele, a ini­ci­a­ti­va pri­va­da tem con­di­ções de cri­ar pe­ni­ten­ci­á­rias-mo­de­lo, que vão cus­tar mais ba­ra­to e o pre­so sai re­cu­pe­ra­do. Se­gun­do Ro­nal­do Cai­a­do, a vi­o­lên­cia che­gou a um pon­to in­sus­ten­tá­vel com a es­cal­da das dro­gas e prin­ci­pal­men­te do crack. Ele diz que, em 2010, a so­ci­e­da­de vai ter que dis­cu­tir po­lí­ti­cas pa­ra ini­bir ou mi­ni­mi­zar o trá­fi­co e a uti­li­za­ção de dro­gas.

Pa­ra Sér­gio Du­ar­te, a ques­tão da vi­o­lên­cia de­ve ser en­fren­ta­da de for­ma es­tru­tu­ral por meio da cri­a­ção de re­des so­ci­ais, da cons­ti­tu­i­ção de po­lí­cia co­mu­ni­tá­ria e da in­clu­são dos es­pa­ços agre­ga­dos, on­de cres­ce a cri­mi­na­li­da­de. “O trá­fi­co de dro­gas e o con­su­mo de crack são pro­ble­mas so­ci­ais gra­ves que de­vem ser en­fren­ta­dos.”

Na opi­ni­ão do rei­tor da UEG, Lu­iz Aran­tes, a se­gu­ran­ça es­tá as­so­cia­da à edu­ca­ção, “que de­ve es­tar pre­sen­te na vi­da das pes­so­as des­de a fa­se ini­ci­al”. O que mais pre­o­cu­pa o rei­tor na área da se­gu­ran­ça pú­bli­ca é o trá­fi­co de dro­gas. “Es­ta­mos ven­do a des­tru­i­ção de fa­mí­lias in­tei­ras por cau­sa do crack.” A pre­ca­ri­e­da­de da se­gu­ran­ça pú­bli­ca em Go­i­ás re­fle­te, se­gun­do Fran­cis­co Ita­mi Cam­pos, as con­di­ções de atra­so do Es­ta­do.

O trân­si­to e o tran­spor­te em Go­i­â­nia não po­dem dei­xar de ser dis­cu­ti­dos es­se ano, afir­ma o eco­no­mis­ta Sér­gio Du­ar­te. Se­gun­do ele, a ci­da­de ex­pe­ri­men­ta um pro­ces­so de cres­ci­men­to mui­to ace­le­ra­do, o que tem atra­í­do mui­tos mi­gran­tes. Nos pró­xi­mos anos, ob­ser­va, o cres­ci­men­to de­ve ser ain­da mai­or, “o que de­ve exi­gir um gran­de pla­ne­ja­men­to es­tra­té­gi­co pa­ra a pró­xi­ma dé­ca­da.” Bus­car so­lu­ções pa­ra o trân­si­to e tran­spor­te que pas­sem pe­la cri­a­ção de ci­clo­vi­as e va­lo­ri­za­ção do tran­spor­te co­le­ti­vo. “A ci­da­de pre­ci­sa en­con­trar so­lu­ções ou­sa­das. Não um me­trô, mas ve­í­cu­los le­ves so­bre tri­lhos, sis­te­ma que cres­ce na Eu­ro­pa, in­te­gra­dos com mi­cro-ôni­bus.” Es­te tam­bém é um dos te­mas apon­ta­dos pe­lo de­pu­ta­do Le­o­nar­do Vi­le­la. “O trân­si­to es­tá ca­ó­ti­co em Go­i­â­nia.”


Transporte - Pa­ra o mé­di­co Mar­cos Ávi­la, a me­lho­ria da qua­li­da­de do trân­si­to e do tran­spor­te não po­de dei­xar de ser de­ba­ti­da em 2010. Edward Ma­du­rei­ra tam­bém ci­ta o tran­spor­te co­mo um te­ma a ser am­pla­men­te de­ba­ti­do em 2010. Se­gun­do ele, o go­ver­no de­ve bus­car al­ter­na­ti­vas pa­ra o tran­spor­te co­le­ti­vo por­que “es­tá im­pos­sí­vel tra­fe­gar em Go­i­â­nia”.

Pa­ra Jo­ão Al­cân­ta­ra, a Co­pa do Mun­do e os re­fle­xos do cam­pe­o­na­to no tu­ris­mo e no es­por­te tam­bém vão es­tar na pau­ta dos go­i­a­nos em 2010 de­vi­do à pro­xi­mi­da­de com Bra­sí­lia, on­de al­guns jo­gos vão ser re­a­li­za­dos.

Os te­mas de 2010 são os mes­mo de 20 anos atrás e, se­gun­do o de­pu­ta­do Ro­nal­do Cai­a­do, o pro­ble­ma não es­tá em iden­ti­fi­cá-los. As pes­qui­sas os apon­tam cla­ra­men­te. É pre­ci­so co­ra­gem pa­ra dis­cu­ti-los e, mais que is­so, mu­dar as re­gras. Em ano elei­to­ral, es­tes te­mas vi­ram mo­tes de cam­pa­nha. “Tu­do o que se dis­cu­tir em 2010 vai es­tar re­la­ci­o­na­do com o pro­ces­so elei­to­ral”, ob­ser­va o de­pu­ta­do Le­o­nar­do Vi­le­la. As elei­ções se­rão o pra­to do dia em 2010, prin­ci­pal­men­te a pre­si­den­ci­al, mas se­gun­do o rei­tor Lu­iz Aran­tes vão ser dis­cu­ti­das den­tro de prin­cí­pios éti­cos. “Vai se dis­cu­tir a cor­rup­ção, não ape­nas a que se re­fe­re a des­vio fi­nan­cei­ro, mas a cor­rup­ção mo­ral.”

Uruaçu 10/01/10 - (Transcrito, sem adaptações, do Jornal Opção [Goiânia-GO] -Andréia Bahia, edição de 10 a 16/01/10)

Nenhum comentário: