segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sucesso do ‘Carnaval/2010’ X Choradeira do ‘Bloco dos Insatisfeitos’

Desrespeitar opiniões jamais, no entanto Uruaçu conta com o que pode ser rotulado de Bloco dos Insatisfeitos, quando o assunto é Carnaval/2010. Tudo por conta da mudança do local da festança, que ganhou novo endereço, o Parque de Exposições Durval Ponce Leones, situado no alto do bairro JK. É Parque de Exposições, no plural. Quem escreve ou fala Exposição está agindo totalmente errado. De saudosa memória, Durval Ponce Leones (de quem o autor destas linhas tem a honra de ser sobrinho) foi um dos mais tradicionais comerciantes, agropecuaristas, e, um dos mais eficientes presidentes do Sindicato Rural de Uruaçu (SRU) de todos os tempos, entidade com a qual a Prefeitura firmou parceria para a realização dos festejos carnavalescos.
Componentes (e simpatizantes dos ideais) do Bloco dos Insatisfeitos faltaram incendiar Uruaçu, como teriam feito com Roma, ao defrontarem com a nova realidade, envolvendo a área cultural uruaçuense: sim, a folia tem novo reduto, o Parque de Exposições.
Mas essa gente ardente, contrária ao casamento evento cultural X espaço rural já está mais calma, até mesmo devido a tropa de choque que estimulou o quase incêndio também ter se acalmado.
Fenômeno de venda, o livro Woodstock, de Pete Fornatale (traduzido no Brasil pelo boa gente Jamari França, de O Globo), mostra série de depoimentos lembrando evento de 40 anos atrás, o Woodstock, que reuniu cerca de quatrocentas mil pessoas.
Acontecimento que se transformou no marco principal de enorme revolução jovem da época, levantando forte onda de mudança musical, política e social, o evento cultural foi realizado numa fazenda (espaço rural) de 240 hectares em Bethel (condado de Sullivan), no Estado de Nova York, Estados Unidos.
Pois bem: naquele 1969, mentes pertencentes a um também Bloco dos Insatisfeitos chiaram devido o evento ter sido agendado para acontecer num recinto rural. Resultado final: espetáculo cultural histórico onde nomes do rock mundialmente consagrados se apresentaram, trata-se do maior Festival de todos os tempos.


Parque de Exposições - 20 perguntas e respostas
01-O Carnaval deixará de ser, em âmbito geral, a maior festa e a maior manifestação cultural do mundo, devido ser realizada no Parque de Exposições? Não.

02-Que morador deixará de ir ao Carnaval pelo fato de o evento ser realizado no Parque de Exposições? Nenhum.

03-Que turista deixará de ir ao Carnaval pelo fato de o evento ser realizado no Parque de Exposições? Nenhum.

04-Que folião deixará de ir ao Carnaval pelo fato de o evento ser realizado no Parque de Exposições? Nenhum.

05-Que atração musical deixaria de tocar no Carnaval pelo fato de o evento ser realizado no Parque de Exposições? Nenhuma.

06-Que comerciante ou prestador de serviço deixaria de negociar com a Prefeitura pelo fato de o evento ser realizado no Parque de Exposições? Nenhum.

07-Que ambulante ou prestador de serviço deixaria de atuar no Carnaval pelo fato de o evento ser realizado no Parque de Exposições? Nenhum.

08-O Carnaval deixará de ser bom devido ser realizado no Parque de Exposições? Não.

09-O novo point do Carnaval, Parque de Exposições, tem melhor estrutura do que o anterior, na avenida Transbrasiliana (Centro)? Sim.

10-O Parque de Exposições é bem localizado? Sim.

11-O acesso ao novo point do Carnaval, Parque de Exposições, é difícil? Não.

12-As áreas interna e externa do Parque de Exposições são grandes? Sim.

13-O Parque de Exposições tem estacionamento? Sim.

14-O Parque de Exposições possui boa iluminação? Sim.

15-O relevo do Parque de Exposições apresenta irregularidades? Não.

16-O Parque de Exposições possui alternativas suficientes e adequadas para dispersão, deslocamento do público? Sim.

17-Mudança do local do Carnaval: a Prefeitura visou ganhar dinheiro com a atitude? Não. Após recomendação da 1ª Promotoria do Ministério Público da Comarca de Uruaçu, no início de 2009, o prefeito Lourencinho (PP) se reuniu com o promotor Afonso Antonio. Representantes legítimos dos Poderes em pauta, eles dialogaram e assinaram um termo de ajustamento de conduta ambiental.

18-Já agendou as atrações que se apresentarão durante as noites do Carnaval uruaçuense no Parque de Exposições? Marcação Cerrada (sexta-feira, 12); Chiclete com Banana Cover (sábado, 13); Kotcha Bamba (domingo, 14); Sacana Geral (segunda, 15); e, Banda Mandala (terça, 16). Diariamente e em tenda própria e alternativa, a música eletrônica também será destaque por meio da equipe Abelbeetle, de Goiânia.

19-A Praia Generosa, do lago Serra da Mesa, em Uruaçu, foi esquecida neste espaço? Não. Fica a informação de que em todos os dias do Carnaval/2010, igualmente em 2009, de sábado a terça, durante o dia, o som automotivo também será destaque através da equipe Abelbeetle, de Goiânia.

20-De forma natural, é possível que meia dúzia de membros do Bloco dos Insatisfeitos deixe de ir ao Carnaval, no Parque de Exposições. Uma dica aos que vão ficar em casa descansando? Leitura do livro Woodstock.

Uruaçu 1º/02/10 - (Transcrito, sem adaptações, do site do JC - coluna AGENDA POLÍTICA, de 28/01/10)

Nenhum comentário: