sábado, 29 de maio de 2010

‘IV COMAN’: no enceramento, palestra com Diogo Raíza


Na abertura dos trabalhos da noite, o diretor-geral da FaSem, doutor Rodrigo, proferiu discurso de agradecimento e enaltecimento aos que se dedicaram ao IV COMAN - Fotos: Márcia e Jota (Jornal Cidade); e, Marcos Antonio (FaSem)


Presidente da Empresa Júnior FaSem,
Luiz Carlos fez o mesmo


Vereador Chiquinho: elogios e comunicado de que vai
propor Moção de Congratulação


Diogo Raíza: ensinamentos sobre administração, nas opções convencional e humorística. A foto registra o exato momento em que ele se dirigia ao palco para iniciar a palestra, surgindo do meio da platéia


Diogo Raíza (como Diogo Raíza): “Não
desista nunca. É preciso ter fé!”


Diogo Raíza (como Patty Star): irreverência total
com Fofocas, Anúncios da Patty e Academia Patty,
externando mensagens ao público


Não é de ver que a assanhada Patty Star foi
parar nos braços do acadêmico Fred!!!


Acadêmicos, não acadêmicos: todos de olho
em tudo que surgia da parte do palestrante...


...E sintonizados com as dinâmicas dos palestrantes


Trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar
por um COMAN de qualidade


Acadêmica Eulália Soares Rocha (dir.), recebendo
autorização/premiação da mão de Polliana
Vitorino (secretária-geral da FaSem)

Noite de quinta-feira 27: finalzinho da programação do IV Congresso de Meio Ambiente e Negócios do Norte Goiano (IV COMAN).
Discursaram na abertura dos trabalhos: o professor mestre Rodrigo Gabriel (doutor Rodrigo), diretor-geral da representação organizadora, que tem a parceria da Empresa Júnior FaSem (Empad Jr.), presidida pelo acadêmico Luiz Carlos Lisboa. Luiz Carlos Lisboa, que também fez uso da palavra. Além do vereador Francisco Carlos (Chiquinho, do PDT), que no evento representou o prefeito uruaçuense Lourenço Filho (Lourencinho, PP). Em linhas gerais, agradecimentos, felicitações e comentários sobre a relevância do evento. “Na sessão da próxima segunda-feira [31 de maio], vou expor na Câmara Municipal o valor deste evento e propor uma ‘Moção de Congratulação’, em reconhecimento ao trabalho realizado pela Faculdade e pelos acadêmicos. Vocês estão de parabéns”, discursou o edil (e pré-candidato a deputado estadual), muito aplaudido.
Não foi diferente e igualmente nas noites anteriores, o evento agrupou interessado público, recheado de uruaçuenses e não uruaçuenses e, formado por estudantes, educadores, outros funcionários da instituição de ensino superior, representantes de várias áreas, autoridades, personalidades.
Foram, são ofertados durante toda a idealização, temas ambientais e de negócios - de 24 e 28 de maio - pela Faculdade Serra da Mesa (FaSem), de Uruaçu, ladeada pela Empad Jr., também composta por outros acadêmicos. O COMAN representa a maior idealização em defesa do meio ambiente da região Norte de Goiás.

Seriedade e humor
As palestras de Diogo Raíza apresentam passagens convencionais (lado sério, sisudo se necessário) e cômicas (sobram graças e, a sintonia com o público é ampla – a galera gosta!). Nas duas versões, seus recados são repassados ao público, que ele consegue dominar.
Na segunda palestra do visitante ao COMAN (havia se apresentado na edição dois), dividida em partes, dezenas de conhecimentos repassados para a platéia, sendo o pano de fundo a motivação, organização, superação, conquistas. No início, constatou-se um pouco sobre a importância de se valorizar o meio ambiente. “Você está preparado para estes novos tempos?”, provocou, lembrando que o mundo conta com muita gente que faz parte do “grupo do hã”. Pessoas que têm como respostas, o “hã”, enquanto o trem da vida vai passando e o calendário correndo.
Recomendando que sejam colocados crença, amor, competência na frente de todo empreendimento, ele ressaltou serem procedimentos vitais em termos de diferencial competitivo. Intuição: para Diogo Raíza, o ser humano deve portar intuição, criando valores. “O céu é o limite!”.
Na parte dois da palestra, o mesmo se transforma (inclusive vestido a caráter), na personagem Patty Star, misto de uma dondoca fofoqueira, midiática, espevitada. Esparramando extravagâncias, se joga literalmente para a platéia... Mas as mensagens, muitas, prevalecem.
Na volta, com fisionomia e traje normais, Diogo Raíza relembra que apenas a boa intenção não basta na vida, pois “o sucesso está nos detalhes”. Medo: “Temos que vencer o medo, inclusive o medo de mostrar quem somos”, assinalou, detalhando que a pessoa deve perder o medo de ser feliz.
“Transforme ameaças em oportunidades”, aconselhou, incentivando que a fé serve para alcançar metas diversas. Ainda mais que “as metas continuam”.
Num dos exemplos de superação deixados, Diogo Raíza esclareceu que tinha os sonhos de cursar Administração, se tornar professor e palestrante. Isso e muito mais são realidades em sua vida hoje.
Trilhando no mercado comercial há cerca de duas décadas (lidando direta e indiretamente com vendas, dirigindo/motivando equipes de trabalho), ele é professor; administrador; especialista MBA em Marketing; especialista MBA em Comunicação; especialista MBA em Gestão Estratégica de Pessoas em Psicopedagogia; e, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás).
Ele desenvolveu o dito humarketing, um conceito de humanização somada ao marketing, transmitido através do humor - metodologia de ensino do mesmo.
Nos registros do palestrante constam apresentações por todo o Brasil, onde mais de 60 mil pessoas já tiveram a oportunidade de conhecer o goiano de inhumas, que acredita no poder da motivação aliada ao conhecimento, na criatividade, na superação das metas, na humanização do trabalho e em sua fórmula - o humarketing.

Coquetel e mais música
No final das atividades da noite de quinta 27, foi servido um coquetel. Ao mesmo tempo, a musicalidade da banda Os Rolhas rolava solta, com Rodrigo Kramer (guitarra), Wendel Max (baixo) e Larissa Kramer (bateria), ambos se revezando no vocal.
Um momento também de descontração, com muito bate-papo e claro, fotos e mais fotos do público com Diogo Raíza.
Na noite de ontem foram sorteadas duas inscrições para o curso de Extensão Luiz Flávio Gomes (LFG), com os sorteados Eulália Batista Ferreira e Adelvon Batista Ferreira tendo o direito de que módulos vão escolher para aquisição de novos conhecimentos.

Palestras com enfoques motivacionais, ambientais, tecnológicos e administrativos
As palestras disponibilizadas pelo IV COMAN destacaram assuntos motivacionais, ambientais, tecnológicos, administrativos. Na primeira noite, o astronauta Marcos Pontes foi o palestrante. Veja detalhes no site http://www.jotacidade.com/, link MUNICIPAIS.
Na segunda noite, o palestrante foi o professor goianiense Paulo Souza Neto, mestre em Desenvolvimento Sustentável. Confira no Blog do Jornal Cidade, acessando blogdojornalcidade.blogspot.com.
A palestra da noite três foi com Edwagney Luz, abordando tecnologias da informação e comunicação (TICs). Confira no Blog.
E no encerramento, Diogo Raíza, via Palestra Show, conforme mostra esta reportagem.
De fato, o evento só será concluído hoje à noite, pois desde 24 de maio, indo até esta sexta-feira, são proferidas Oficinas no interior da FaSem. Participantes em geral do evento, previamente inscritos ou não, recebem Certificados de participação. Informações pelo telefone (62) 3357-7979 ou site http://www.fasem.edu.br/.
Único veículo de comunicação do mundo a cobrir diariamente o IV COMAN, o Jornal Cidade também destacará o acontecimento na versão impressa, por meio da próxima edição.



Nos bastidores, ele e elas: Renata (esq.),
Paula, Carlos, Nayara e Jéssica


Acadêmica da FaSem (Administração/7º período),
Letícia Silva: sorriso total


Maria Aparecida... Mais sorriso
na noite final do evento


Renata, com Diogo Raíza, após a palestra


Professores Jessé Araújo (esq.) e Ricardo Pacanaro
(gravata), com um grupo de acadêmicos


Olha o vereador Chiquinho na fila para
saborear aquele salgadinho e refri


Integrantes da Empresa Júnior FaSem (Empad Jr.):
atuação árdua e com dedicação em favor do evento


Entre direção, professores, funcionários, acadêmicos e parceiros,
muitos foram os que trabalharam em favor do IV COMAN


Encerrando as atrações, show com a banda Os Rolhas


Performance dos integrantes da banda Os Rolhas chama atenção.
Contatos: rodrigo.fafiano.kramer@gmail.com ou (62) 8167-5543

Uruaçu 28/05/10 - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Blog do Jornal Cidade)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

TI é destaque no ‘IV COMAN’, com Edwagney Luz


Orquestra do projeto Sinfonia do Cerrado, de Niquelândia:
apresentação cultural na abertura dos trabalhos - Fotos:
Márcia e Jota (Jornal Cidade); e, Marcos Antonio (FaSem)


Para Edwagney, todos na organização e na TI
têm a responsabilidade de fazê-la funcionar


Acadêmicos e não acadêmicos: experiências
sobre TI com a palestra...


...E também aprendizagens com a
realização da Mesa de Debates


Esse é o Marcos Antonio (Marquinho do Site ou M@rcos do Jornal), acadêmico da FaSem (Gestão de TI) que está trabalhando muito no evento. Apaixonado pelo mundo da tecnologia da informação (como se vê na foto de ontem), também atua na Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) da Prefeitura de Uruaçu e, na Câmara Municipal de Uruaçu. Nos dois órgãos é o responsável técnico dos sites dos mesmos


Professor Fernando, coordenador Douglas Rolins
e palestrante convidado Edwagney Luz


Grande número de alunado trabalha no IV COMAN.
Na foto, Nayara (esq.), Leila, Érica e Renata

Prosseguiu na noite desta quarta-feira 26, a programação do IV Congresso de Meio Ambiente e Negócios do Norte Goiano (IV COMAN). Orquestra do projeto Sinfonia do Cerrado, de Niquelândia, se apresentou na parte cultural.
Como nas noites anteriores, o evento contou com interessado público (uruaçuenses/não uruaçuenses), formado por estudantes, educadores, outros funcionários da instituição de ensino superior, representantes de segmentos distintos, autoridades e personalidades.
Oferecendo assuntos ambientais, de negócios, entre 24 a 27 de maio a Faculdade Serra da Mesa (FaSem), de Uruaçu, promove o evento, a partir da 19h30 no salão do Cabiúna Eventos, em parceria com a Empresa Júnior FaSem (Empad Jr.), que tem como presidente o aluno Luiz Carlos Lisboa. O COMAN se constituiu na maior idealização em defesa do meio ambiente da região Norte goiana. Já se consolidou (contando com parcerias) e se tornou tradicional. Desde o dia 24, indo até amanhã (28), são também proferidas Oficinas.
Participantes em geral do evento, previamente inscritos ou não, recebem Certificados de participação. Informações mais detalhadas: (62) 3357-7979 ou http://www.fasem.edu.br/.

TI, algo essencial
Durante palestra na terceira noite do IV COMAN, de início Edwagney Luz expôs variáveis financeiras de grandes grupos empresariais dos Estados Unidos, em ocorrências que têm ligações com o ápice dos ensinamentos tecnológicos.
Ele mostrou teorias e usos de tecnologias da informação e comunicação (TICs), em linhas gerais problematizando, apresentando soluções, sob enfoque na governança corporativa, governança de TI, em fatores críticos de sucesso. Destacou abordagens em cima de temas que mostram a importância de tecnologias da informação (TI).
Envolvendo governança de TI no Brasil e no mundo, o palestrante convidado observou que o líder de tecnologia da informação precisa se preparar para transitar entre as áreas de negócios.
Todos os segmentos, representações de pequenos, médios e grandes portes carecem da tecnologia da informação (TI); igualmente, da tecnologia comunicação (TC), frisou. Em informação uniforme, a convergência entre as tecnologias, os produtos e os serviços de telecomunicação e informática sempre oferece novas maneiras de coletar, armazenar, processar, distribuir informações diversificadas.
Ministrando a palestra, Edwagney Luz disse que a posição da TI passa a ser altamente questionada. Afirmando que ninguém deve estigmatizar a TI puramente como realidade tecnológica, ponderou que ela é mais do que provedora de tecnologia. “É responsável pela forma de como as pessoas trabalham e, pela sustentação do negócio de uma empresa, por exemplo.”
Ao mesmo tempo em que afirmou ser necessário profissionalizar a TI, Edwagney Luz pronunciou: “Ainda somos muito amadores. Amadores fora do comum. Temos um longo caminho a percorrer, praticando aprimoramentos.”

Debates
Depois da palestra, formou-se uma Mesa de Debates, integrada por Edwagney Luz; por Fernando Bonifácio Ferreira (Professor Fernando - coordenador e professor do curso de Gestão de TI, da FaSem); e, por Douglas Rolins, da Unidade local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), onde atua como coordenador de apoio ao Ensino e onde é o responsável pela TI da instituição educativa.
Foram desenvolvidos debates entre eles, que também responderam questionamentos formulados por integrantes da platéia.
Edwagney Luz é graduado em Ciência da Computação, pela Pontifícia Universidade de Goiás (PUC Goiás); especialista em Engenharia de Software, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); especialista em Gerenciamento de Sistemas de Informação, pela PUC Campinas; e, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação, pela Fundação Instituto de Administração de São Paulo (FIA).

Palestra final
Segundo o calendário oficial do IV COMAN, nesta quinta 27, o palestrante será Diogo Raíza. Será uma Palestra Show.
Diariamente, o JC cobre o acontecimento e, outras novidades (da postagem noticiando os acontecimentos de hoje [27]): amanhã, no Blog do Jornal Cidade - blogdojornalcidade.blogspot.com; e, na próxima edição impressa deste periódico.
No primeiro dia, o astronauta Marcos Pontes foi o palestrante. Veja detalhes da noite inaugural no site do JC, link MUNICIPAIS.
Já na segunda noite, o palestrante foi o professor goianiense Paulo Souza Neto, mestre em Desenvolvimento Sustentável. Confira no Blog.


Luiz Carlos Lisboa, no decorrer da palestra


Na palestra sobre TI, os professores
Ricardo Pacanaro (esq.) e Renato Pacanaro


Bastidores da noite três do COMAN 2009: Professor
Fernando (esq.),
odontólogo Hélvio Cardoso, palestrante

Edwagney Luz e professora mestre Christiane Marques
Moisés Cardoso (doutora Christiane)


Alunos de todos os cursos e todas as turmas se fazem
presentes no evento. Os três aqui são do curso
de Administração/8º período noturno

Uruaçu 27/05/10 - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Blog do Jornal Cidade)

Na segunda noite do ‘IV COMAN’, alertas sobre o meio ambiente


Ao proferir palestra na segunda noite do IV COMAN, Paulo Souza (foto)
chamou atenção e fez diversos alertas, deixando claro que o meio
ambiente deve ser respeitado por todos. Uma das colocações
do mesmo: “A Terra está com febre. O planeta está quente.” -
Fotos: Márcia e Jota (Jornal Cidade); e, Marcos Antonio (FaSem)


Público, na noite de terça: aprendizagens em palestra sobre o meio ambiente...


...Da mesma forma, aprendizagens através da Mesa de Debates


Uma das metas da FaSem, que completa quatro anos dia 29 de maio,
é distribuir conhecimento para os acadêmicos, contribuindo também
para com as comunidades de Uruaçu e outros centros
 

Teve sequencia na noite desta terça-feira 25, a programação do IV Congresso de Meio Ambiente e Negócios do Norte Goiano. Na abertura da programação da noite, a apresentação cultural ficou por conta do bom cantor Rhalder, de Uruaçu.
Uma vez mais, o IV COMAN contou com interessado público (uruaçuenses e não uruaçuenses) - estudantes; educadores e outros funcionários; representantes de vários segmentos; autoridades; e, personalidades.
Abordando assuntos ambientais e de negócios, de 24 a 27 de maio a Faculdade Serra da Mesa (FaSem), sediada em Uruaçu, realiza o evento, a partir da 19h30 no Cabiúna Eventos. Isso, em parceria com a Empresa Júnior FaSem (Empad Jr.), presidida pelo acadêmico Luiz Carlos Lisboa. É o maior evento em defesa do meio ambiente realizado no Norte de Goiás, já se consolidou (contando com parcerias) e se já se tornou tradicional. Diariamente, de 24 a 28 de maio, também são proferidas Oficinas, com temas distintos.


Palestra, com alertas
Palestrando sobre temas ambientais, Paulo Souza Neto discorreu sobre assuntos que envolvem o meio ambiente nas esferas da cidade, região, de Goiás, do Brasil, mundo. Abrangendo um pouco de tudo da causa, com certo destaque para o cerrado e para algumas questões ambientais pontuais, ele fez registros primordiais no que se refere à agressão do segmento.
Ele salientou que o aquecimento global é algo preocupante, está chamando atenção, porém as pessoas não conseguem chegar a um acordo. “A Terra está com febre. O planeta está quente”, disse, e, da mesma forma - deixando registros -, falou: “Em todas as questões sobre o meio ambiente deve existir uma atuação conjunto, envolvendo os poderes públicos e a sociedade em geral.” Versando sobre a água doce, narrou ser grave a situação mundial e que o recurso pode acabar, o que resultaria em desastre mundial. “Os peixes sumiram dos nossos rios, lagos e oceanos.”
Passando pelo problema do lixo, opinou: “Seremos conhecidos como produtores de lixo. O lixo é uma doença.” O palestrante disse que ninguém deve se dar por satisfeito com o fator ‘reciclagem de lixo’. Para Paulo Souza, o controle do lixo deve passar pelas análises ‘Como evitar?’ e ‘Como não produzir?’.
Comentando que o ser humano não pode dar as costas para as riquezas - que podem se tornar pobrezas - ambientais, o educador ressaltou que o cerrado, por exemplo, é uma das maiores riquezas do mundo, só ganhando comparação com as savanas africanas. Mas, se o ser humano não valorizar, o cerrado, tem sim, chance de desaparecer.
Referenciando planejamentos, ele asseverou que as cidades e todo o complexo zona rural devem ser respeitados, melhor vistos. Questões como ‘adensamento populacional’ desorganizado e ‘produção suja’ (trocada pela arte de produzir de forma sustentável) não deviam imperar, mas sim serem evitados ao máximo.


'Mesa de Debates'
Após a palestra, foi formada uma Mesa de Debates, composta por Paulo Souza; pelo professor Wolney Matos; pelo professor Jessé Araújo, também coordenador do curso de Administração e, diretor administrativo-financeiro; e, por Charles Dias, diretor de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Uruaçu.
Composto de questionamentos entre os quatro, que também responderam perguntas dos presentes, o Debate apresentou momentos picantes, tamanho o interesse coletivo e o seu desenrolar, que envolveu desde Uruaçu a assuntos internacionais.
Professor, Paulo Souza é mestre em Desenvolvimento Sustentável reside na capital Goiânia. Ele foi titular de duas Secretarias do Meio Ambiente - de Goiás e, do Município de Goiânia. O mesmo é presidente regional do PV.


Quatro palestras
Conforme o calendário oficial da organização, nesta quarta 26, o palestrante será Edwagney Luz. Ele é graduado e especialista em diferentes áreas da informática.
No encerramento (quinta-feira 27), Palestra Show com o palestrante Diogo Raíza.
Participantes em geral, previamente inscritos ou não, recebem Certificados de participação. Outras informações: (62) 3357-7979 ou www.fasem.edu.br
Diariamente, o JC cobre o IV COMAN. Outras novidades (da postagem noticiando os acontecimentos desta quarta-feira): amanhã, no Blog do Jornal Cidade - blogdojornalcidade.blogspot.com; e, na próxima edição impressa deste periódico.
No primeiro dia, o astronauta Marcos Pontes foi o palestrante. Veja detalhes da noite inaugural no site http://www.jotacidade.com,/ link MUNICIPAIS.


Diretor-geral da FaSem, doutor Rodrigo, com Paulo Souza


Luiz Carlos Lisboa e o palestrante Paulo Souza: intercâmbios


Na recepção, a atenciosidade de acadêmicos da FaSem

Uruaçu 26/05/10 - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Blog do Jornal Cidade)

sábado, 15 de maio de 2010

CIDISEM define área para Unidade Demonstrativa em Campinaçu


Tanques-rede, em Colinas do Sul: criação de
peixe incentiva melhorias econômicas

Menos de quatro meses após inaugurar a Unidade Demonstrativa de Criação de Peixes em Tanques-rede, etapa de Colinas do Sul, dias 4 e 5 de fevereiro últimos, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado Serra da Mesa (CIDISEM) definiu, em 13 de maio, a área que abrigará a próxima etapa, a de Campinaçu, cidade localizada a 440 quilômetros da capital Goiânia e administrada por Welinton Rodrigues (o Nenzão). Por água, a área está situada a cerca de 100 quilômetros de Uruaçu, sede do Consórcio.
Em água do lago Serra da Mesa, a área definida está localizada no Condomínio Vale do Beijuí, zona rural campinaçuense. Antes, os Municípios de Uruaçu; Niquelândia; Minaçu; e, Colinas do Sul (em andamento) foram contemplados com estruturas de Unidades Demonstrativas.
O benefício incentiva melhorias econômicas nas vidas de famílias participantes e a produção de peixes em tanques-rede é um confinamento feito em tanques, onde alevinos (filhotes de peixe) são colocados de maneira separada - recebendo ração -, e sem contato com o fundo do lago (nos casos das Unidades Demonstrativas do CIDISEM).

Capacitação de famílias
A exemplo dos investimentos anteriores, a Unidade Demonstrativa de Campinaçu capacitará famílias para a produção de tilápias, bem como para as etapas de processamento e comercialização do pescado. Em geral, peixes criados dessa forma são direcionados à comercialização direta. As tilápias nilóticas (de nome científico Oreochromis niloticus) são a espécie de melhor adaptação ao sistema. Mas outras espécies, inclusive o camarão, podem ser criados em tanques-rede.
Para o zootecnista Paulo Roberto Silveira Filho, supervisor de Programas do CIDISEM e responsável técnico pela implantação geral de cada Unidade Demonstrativa, o espaço é propício e atende exigências legais, além de ser um bonito espaço. Ele esteve na localidade dia 13, ocasião em que foi recepcionado pelo prefeito Nenzão, que reivindica o investimento em favor de famílias de Campinaçu, ao mesmo tempo em que esclarece que todas as condições serão oferecidas, em termos de parcerias, da parte da Prefeitura de Campinaçu e de entidades locais.
O Consórcio é presidido pelo prefeito de Uruaçu, Lourencinho; tem como vice-presidente, o prefeito de Colinas do Sul, Iran Ferreira; e, como secretário-geral, Wander Borges, prefeito de Campinorte.
Além de Uruaçu, Campinaçu, Niquelândia, Minaçu, Colinas do Sul e Campinorte, também fazem parte do Consórcio: Alto Horizonte, Barro Alto, Estrela do Norte, Mara Rosa, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Rita do Novo Destino e São Luiz do Norte.


Responsável técnico pela implantação das Unidades,
Paulo Roberto visitou área em Campinaçu
 
Uruaçu 15/05/10 - (Assessoria de Imprensa do CIDISEM)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

ARTIGO - Poemas e delírios

Juracema Barroso Camapum

O meu doce palco de versos, espalhados pela mesa, fazem parte de várias das minhas noites, não durmo muito, me dissolvo nesse prazer, nesse território de Estrelas que brilham em várias partes do mundo. Há poucos dias lendo o poeta Arménio Vieira, premiado com o Prêmio Camões 2009que vive em Cabo Verde, fiquei maravilhada com seus versos, até decorei um pedacinho de um que ele fala da fronteira com o mar: “Ilhas renascidas - nuvens libertas... Talvez um continente - À medida dos nossos desejos.” E por aí eu vou conhecendo poetas com suas realidades, elementos que se diferem no estilo, na técnica, na rima, na dor, na alegria.
É como se fosse um vício, vício que preenche algum vazio. Nessas horas não preciso dizer nada a ninguém, nem ouvir, apenas sentir e refletir. Todo o meu interior ganha leveza, sinto doçura em viver. São horas mágicas, intensificadas por um aceleramento cardíaco na medida da beleza do poema. Meus olhos percorrem tranquilamente todas as linhas, não há pressa, a concentração é intensa. Há versos que me tiram da cadeira, flutuo, e outros que não são tão belos, mas ninguém escreve tudo... Tudo ...Belo... Não sou tão pirada! Não desprezo um ponto, uma vírgula, tudo para o autor teve importância.
Safo de Lesbos suplica para a paixão subsistir ao tempo - “Possa para mim esta noite / durar duas noites”. Esse verso acho muito próximo de uma antiga Música Popular Brasileira (MPB), onde um casal apaixonado se reencontra e sabe que terá apenas uma noite para ficarem juntos. Desesperado, ele canta: “Porque não paras relógio / sei que vai amanhecer / detenha as horas relógio.” Chorei ao ouvir Ivanildo Saxfone de Ouro tocar essa música, na penumbra do Clube do Choro. Lendo Emily Dickinson, onde ela define “solidão”, o excesso de sensibilidade que existe na alma dos grandes poetas, me toca de uma maneira meio inexplicável, minha alegria espiritual é como uma embriaguez, um fluído que me causa dependência, ou a própria adrenalina... Não sei. Os belos versos é a luz que necessito, é minha aurora que me faz enxergar o amanhã. Não sou uma crítica da linguagem poética, nem tenho essa pretensão, eu só quero admirá-los, me nutrir deles.
Na minha terra natal, Uruaçu Goiás, já despontam poetas ganhado destaques nacional (o que me enche de orgulho): Ítalo Campos, com várias publicações, membro da Academia Espírito-santense de Letras; Itaney Campos; José Carlos Camapum Barroso; Mariano Peres; e, muitos outros que fundaram a Academia Uruaçuense de Letras (AUL). E há publicações de todos eles que merecem respeito e admiração, sendo o Ítalo Campos psicanalista, escritor e poeta com dedicação especial no mundo das letras.
Fazendo a 5ª Série ginasial, o professor de Língua Portuguesa, Cristovam Francisco de Ávila (doutor Cristovam), pai de Ítalo e Itaney, iniciava cada aula lendo um poema. Devo a ele, a partir daí, o meu interesse pela poesia, pela literatura, pela leitura de um modo geral. Iniciando com Machado Assis, Cecília Meireles, Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Eça de Queirós e vários outros. Confessando que roubava emprestado da biblioteca do meu Tio Camapum. Trancada a estante de vidro, a chave ficava acima, no cantinho, retirando e repondo um de cada vez. Li muitos autores.
Essa abstração poética são os meus delírios, minhas viagens. Nasci para me nutrir de versos como o beija-flor do néctar das flores. Que meu cérebro nunca se sinta farto e que surja no mundo cada vez mais grandes poetas e que seus versos cheguem até as minhas mãos.

Juracema Barroso Camapum reside em Brasília-DF e é servidora pública. Postado em 07/05/10