sábado, 15 de maio de 2010

CIDISEM define área para Unidade Demonstrativa em Campinaçu


Tanques-rede, em Colinas do Sul: criação de
peixe incentiva melhorias econômicas

Menos de quatro meses após inaugurar a Unidade Demonstrativa de Criação de Peixes em Tanques-rede, etapa de Colinas do Sul, dias 4 e 5 de fevereiro últimos, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado Serra da Mesa (CIDISEM) definiu, em 13 de maio, a área que abrigará a próxima etapa, a de Campinaçu, cidade localizada a 440 quilômetros da capital Goiânia e administrada por Welinton Rodrigues (o Nenzão). Por água, a área está situada a cerca de 100 quilômetros de Uruaçu, sede do Consórcio.
Em água do lago Serra da Mesa, a área definida está localizada no Condomínio Vale do Beijuí, zona rural campinaçuense. Antes, os Municípios de Uruaçu; Niquelândia; Minaçu; e, Colinas do Sul (em andamento) foram contemplados com estruturas de Unidades Demonstrativas.
O benefício incentiva melhorias econômicas nas vidas de famílias participantes e a produção de peixes em tanques-rede é um confinamento feito em tanques, onde alevinos (filhotes de peixe) são colocados de maneira separada - recebendo ração -, e sem contato com o fundo do lago (nos casos das Unidades Demonstrativas do CIDISEM).

Capacitação de famílias
A exemplo dos investimentos anteriores, a Unidade Demonstrativa de Campinaçu capacitará famílias para a produção de tilápias, bem como para as etapas de processamento e comercialização do pescado. Em geral, peixes criados dessa forma são direcionados à comercialização direta. As tilápias nilóticas (de nome científico Oreochromis niloticus) são a espécie de melhor adaptação ao sistema. Mas outras espécies, inclusive o camarão, podem ser criados em tanques-rede.
Para o zootecnista Paulo Roberto Silveira Filho, supervisor de Programas do CIDISEM e responsável técnico pela implantação geral de cada Unidade Demonstrativa, o espaço é propício e atende exigências legais, além de ser um bonito espaço. Ele esteve na localidade dia 13, ocasião em que foi recepcionado pelo prefeito Nenzão, que reivindica o investimento em favor de famílias de Campinaçu, ao mesmo tempo em que esclarece que todas as condições serão oferecidas, em termos de parcerias, da parte da Prefeitura de Campinaçu e de entidades locais.
O Consórcio é presidido pelo prefeito de Uruaçu, Lourencinho; tem como vice-presidente, o prefeito de Colinas do Sul, Iran Ferreira; e, como secretário-geral, Wander Borges, prefeito de Campinorte.
Além de Uruaçu, Campinaçu, Niquelândia, Minaçu, Colinas do Sul e Campinorte, também fazem parte do Consórcio: Alto Horizonte, Barro Alto, Estrela do Norte, Mara Rosa, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Rita do Novo Destino e São Luiz do Norte.


Responsável técnico pela implantação das Unidades,
Paulo Roberto visitou área em Campinaçu
 
Uruaçu 15/05/10 - (Assessoria de Imprensa do CIDISEM)

Nenhum comentário: